Alugar ou financiar imóvel: Entenda os prós e os contras para o seu negócio e tome a melhor decisão

Entre tantas decisões importantes que um empreendedor precisa tomar, alugar ou financiar imóvel comercial está entre aquelas fundamentais e determinantes para o projeto, impactando em todo o plano de negócio, seja um espaço passageiro ou definitivo. 

Há vantagens e desvantagens em ambas as opções, e a decisão requer muita análise e planejamento. 

Para melhor compreensão, vale explorar entre os prós e os contras para cada situação, com considerações que podem ajudá-lo a entender no que pode ser o melhor para você e sua empresa. 

Alugar ou financiar imóvel para fins comerciais?

Muitas empresas preferem alugar instalações e encarar a administração de condomínios para evitar qualquer tipo de surpresa.

O aluguel representa uma proporção surpreendentemente baixa dos custos de negócios, especialmente para empresas baseadas em escritórios. 

Os aluguéis também aumentaram a um ritmo mais lento do que outros custos de negócios, especialmente no setor de varejo.

No entanto, com as taxas de juros e muitas ofertas de taxas fixas disponíveis, fazer um financiamento para comprar um imóvel comercial pode ser atraente. 

Algumas empresas investem na compra de propriedades, partindo para a sublocação de partes para outras empresas, e assim cobrir os custos de financiamento.

Aluguel como solução imediata

O aluguel é uma boa opção para modelos de negócios que não conseguem prever a receita nos próximos anos, e podem empregar a decoração apartamento para deixar o ambiente mais aconchegante para os funcionários e clientes.

Isso significa que, se as coisas não derem certo, você não ficará com o financiamento de uma propriedade comercial cara.

Existem dois tipos amplos de arrendamentos de propriedades comerciais: convencionais ou flexíveis. 

As locações convencionais geralmente são vendidas por metro quadrado e incluem apenas o espaço. Você será responsável pelo equipamento e manutenção, bem como pelos custos como seguro. 

Os arrendamentos flexíveis geralmente são de prazo mais curto e custam mais, mas geralmente incluem móveis e manutenção de escritório.

Vantagens de alugar um estabelecimento comercial

O aluguel é simples, já que você precisa apenas de um depósito e da capacidade de cobrir os pagamentos mensais. 

O aluguel não vai comprometer seu capital, mesmo que ele seja corrigido ao longo do tempo.

Há também mais opções para atender todas as empresas de todos os tamanhos, desde o coworking a unidades industriais.

Os custos de aluguel a partir de uma empresa podem ser deduzidos dos lucros, o que significa que você paga menos imposto corporativo sobre sua receita, e não precisa se preocupar com empresas de manutenção de elevadores, sendo responsabilidade do proprietário.

Além disso, há flexibilidade quanto à necessidade de mudança. 

Se a empresa superar as expectativas que expandem as instalações comerciais, fica mais fácil mudar, ao final do contrato, para alugar um local mais adequado. 

Há casos em que o aluguel é a única solução, como os principais centros comerciais, principalmente nos grandes centros urbanos. 

A comparação entre alugar ou financiar imóvel comercial, nesses casos específicos, pende muito mais para o aluguel, pois os valores ultrapassam, e muito, o valor final.

Desvantagens de alugar um ponto comercial

Dependendo do modelo de negócio, pode haver restrições sobre o que você pode fazer com o espaço disponível, somados às alterações que exigem o consentimento do proprietário. 

Pode ser necessário restabelecer o empreendimento dentro de um layout original quando o contrato terminar e,  para isso, contratar escritórios de arquitetura para um trabalho profissional.

Outro fator que vai contra o aluguel está na ampla concorrência, especialmente para locais privilegiados. 

A menos que você assine um contrato de longo prazo, os aluguéis podem aumentar e você pode ter que encontrar novas instalações para enfrentar um aumento inesperadamente alto no aluguel.

Uma última desvantagem se dá quanto ao comprometimento de longo prazo. 

Conforme o contrato firmado, pode ser que mesmo que os negócios diminuam, ou a empresa seja encerrada, você fica responsável por custos adicionais, como multa e adendos.

O momento oportuno para uma compra

A localização é um dos principais motivos quando se trata de um estabelecimento comercial e, em muitos casos, pode ser difícil de encontrar. 

Esse primeiro ponto está relacionados a diversos fatores importantes para qualquer tipo de negócio, entre os quais:

  • Atrair e reter funcionários;
  • Aumentar as vendas;
  • Facilitar o acesso;
  • Considerar o fluxo de pessoas;
  • Verificar se há transporte público acessível.

Outra questão que deve ser tratada é quanto à construção da riqueza pessoal. Os imóveis comerciais têm sido um grande investimento para muitos empreendedores, há muito tempo.

Embora não haja garantias, a compra de um imóvel pode ser um fator que entra em um cenário de acúmulo de bens, que podem ser vistos como investimentos futuros, caso o empreendimento tome outro rumo. 

Outra situação interessante está no tipo de financiamento para a compra de um imóvel, pois isso pode liberar capital de giro, reduzindo seu gasto mensal com aluguel. 

A diferença pode ser usada para construir o seu negócio, buscando um equilíbrio entre o crescimento junto ao fluxo de caixa. 

Comprar instalações comerciais é um investimento, já que o valor do imóvel pode aumentar ao longo do tempo, ainda mais com serviços de design de interiores e o emprego de móveis com estrutura de ferro resistentes e confortáveis, ao mesmo tempo. 

Você pode listar as instalações como um ativo em seu balanço patrimonial, para que possa ser usado como garantia para levantar capital. 

No entanto, os valores da propriedade podem diminuir, o que significa que pode valer menos ao longo do tempo.

Vantagens de comprar um imóvel comercial

O primeiro benefício que você pode perceber, a princípio, são os custos de longo prazo. Ou seja, você pode fixar pagamentos de um financiamento por 5, 10, 15, 20 e até 30  anos, muito mais do que um arrendamento de aluguel. 

Você também pode compensar os pagamentos de juros como uma despesa com os ganhos, reduzindo sua responsabilidade pelo imposto sobre as sociedades.

A partir do momento que você é proprietário de um imóvel comercial, mesmo que seja financiado, é possível garantir uma renda com o arrendamento, caso não precise ocupar todo o espaço disponível, ou não mais necessite das instalações para a própria empresa. 

Com a compra de um imóvel, há uma flexibilidade para criar o espaço que você precisa, junto a orçamento obra residencial e comercial, podendo escolher desde o layout e decoração, e assim adicionar sua própria marca. 

Desvantagens de comprar pontos comerciais

Mesmo que a escolha entre alugar e financiar imóvel financeiro tenha prós e contras totalmente estabelecidos, é preciso entender que a comprar instalações comerciais requer um aporte financeiro considerável.

Você pode precisar fazer uma hipoteca comercial para comprar instalações se sua empresa não tiver o dinheiro adiantado. Um grande depósito, que pode variar entre 20% e 40% do preço de compra, pode ser necessário.

Outra desvantagem está no impacto dos lucros da empresa em si. Ter um financiamento imobiliário comercial pode afetar a lucratividade do seu negócio de distribuição de plataforma elevatória preço que atende clientes diversos. 

Os pagamentos de financiamentos podem ser afetados por aumentos nas taxas de juros, levando a aumentos inesperados nos custos. 

Existem outros custos envolvidos na compra, incluindo impostos, taxas legais e taxas de avaliação, bem como custos contínuos, como taxas comerciais e seguro de edifícios.

Em caso de imóveis antigos, há a necessidade da realização de uma vistoria para evitar problemas, como amianto presente em telhas. Problemas ocultos podem ser caros para corrigir se não forem detectados no momento da compra.

A burocracia pode ser outro empecilho, pois muitos centros urbanos são divididos por zonas definitivas, entre as quais:

  • Comercial;
  • Mista;
  • Residencial;
  • Rural.

Se você quiser fazer alterações significativas no imóvel para atender às suas necessidades de negócios, pode ser necessário uma permissão de planejamento do poder público local. 

Para evitar qualquer tipo de problema, vale verificar antes de comprar, e assim garantir que seus planos não tenham problemas com os regulamentos de planejamento.

Ainda no caso de imóveis usados, há o custo com manutenção. Você, ou sua empresa, será responsável pelos reparos e deve alocar um orçamento para os custos de conserto e reparação contínuos.

Conclusão

No final, se você decidir alugar ou financiar imóvel para instalar um espaço comercial, lembre-se que você não está sozinho. 

Você deve contar com uma equipe confiável de consultores imobiliários, entre os quais serviços de topografia e um advogado especializado em imóveis comerciais, que vai revisar seu contrato cuidadosamente para evitar surpresas desagradáveis ​​no futuro. 

Familiarizar-se com esses termos também pode ajudá-lo a se concentrar em aspectos de seu contrato, que são particularmente relevantes para suas necessidades de negócios.

De qualquer maneira, é preciso planejar o excesso de custos, seja alugando ou financiando, pois muitos empreendedores ficam surpresos com o quanto custa mover as operações para um novo local. 

Além dos custos diretos de mudança, há também gastos com preparação e mobília do espaço, reformas e aquisição de novas máquinas e equipamentos. 

Se você estiver construindo ou expandindo um prédio, também terá custos de projeto e construção. 

Certifique-se de levar esses custos adicionais em consideração como parte de seu orçamento geral de imóveis comerciais, que também deve incluir um generoso fundo de contingência. 

Ou então discuta essas questões com bancos ou financeiras para obter financiamento adicional, se necessário.

Por fim, é preciso se planejar para não haver qualquer tipo de interrupção dos negócios. Muitos empreendedores não percebem quanta atenção uma mudança vai exigir. 

Tenha certeza de ter um plano para ajudá-lo a gerenciar a transição e a mudança de forma eficaz ao se mudar para seu novo espaço comercial, seja sua decisão final de alugar ou financiar um imóvel comercial. Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × dois =