Para que serve a liberação miofascial? Os 07 benefícios

Para que serve a liberação miofascial? Quais são os benefícios proporcionados? A liberação miofascial é uma técnica terapêutica focada no tratamento das fáscias, que são tecidos conjuntivos que envolvem músculos, órgãos e outros componentes internos do corpo. 

Esta técnica é usada principalmente para aliviar a dor, aumentar a mobilidade e otimizar a funcionalidade corporal.

As fáscias podem se tornar rígidas ou aderidas devido a lesões, inflamações, cirurgias ou mesmo posturas inadequadas prolongadas. 

Tal rigidez provoca dor e limitação de movimento. A liberação miofascial trabalha com pressão suave e sustentada nos pontos de tensão, ajudando a liberar essas aderências e restaurar o movimento saudável das fáscias.

Benefícios incluem a redução da dor, aumento da amplitude de movimento, melhora da circulação sanguínea e alívio de tensões musculares

Portanto, essa prática é valorizada tanto em ambientes clínicos quanto esportivos, auxiliando na recuperação e manutenção da saúde corporal.

Neste artigo, falaremos mais sobre para que serve a liberação miofascial, vem conosco!

1. Redução da dor

A liberação miofascial atua na redução da dor crônica, incluindo aquelas associadas a condições musculoesqueléticas. Ao aplicar pressão em pontos específicos do tecido fascial que está tenso ou aderido, essa técnica ajuda a liberar a tensão e diminuir a pressão nos nervos e músculos circundantes. 

Dessa forma, contribui para o alívio da dor, especialmente em áreas que acumulam estresse crônico.

🚀 Já pensou em fazer um curso de liberação miofascial?

2. Aumento da amplitude de movimento

Esta técnica melhora a mobilidade geral ao relaxar e alongar o tecido fascial que, quando restrito, limita o movimento dos músculos e das articulações. 

Com a liberação dessas restrições, os pacientes experienciam um aumento significativo na amplitude de movimento, sendo importante para a realização de atividades cotidianas e melhora do desempenho atlético.

3. Melhoria da circulação sanguínea

A liberação miofascial estimula a circulação sanguínea nos locais tratados. A melhoria da circulação auxilia na oxigenação e na entrega de nutrientes para os tecidos, além de que promove uma rápida eliminação de toxinas acumuladas. 

Esse aumento no fluxo sanguíneo ajuda no processo de cura e recuperação de lesões musculares.

4. Relaxamento de tensões musculares

Um dos benefícios imediatos da liberação miofascial é o relaxamento das tensões musculares. O estresse do dia a dia, posturas inadequadas e exercícios físicos intensos levam a níveis significativos de tensão muscular. 

Através de técnicas específicas, a liberação miofascial ajuda a aliviar essas tensões, proporcionando uma sensação de relaxamento e bem-estar.

5. Melhora na flexibilidade

Além de aumentar a amplitude de movimento, a liberação miofascial também melhora a flexibilidade geral do corpo. 

Ao liberar os tecidos fasciais que estão aderidos, há menos resistência nos músculos e articulações, permitindo que estes se movam mais livremente. Esse processo é muito importante para atletas ou para aqueles envolvidos em atividades físicas regulares que requerem flexibilidade.

6. Redução de inflamações

A liberação miofascial ajuda na redução de inflamações ao melhorar a circulação sanguínea e promover a remoção de resíduos metabólicos dos músculos e tecidos. 

Este processo ajuda na diminuição de edemas e no combate à inflamação, fatores que são comumente associados à dor e rigidez muscular.

7. Promoção do equilíbrio corporal

Finalmente, a liberação miofascial contribui para a promoção do equilíbrio corporal. Ao corrigir desequilíbrios no tecido fascial, essa técnica ajuda a melhorar a postura e a coordenação. 

Dessa forma, otimiza o desempenho em várias atividades, reduzindo o risco de lesões ao assegurar que o corpo funcione de maneira mais simétrica e alinhada.

A liberação miofascial oferece uma abordagem holística para o tratamento de várias condições, promovendo saúde física e bem-estar através de uma série de intervenções manuais direcionadas ao sistema fascial do corpo.

E então, mais alguma dúvida sobre para que serve a liberação miofascial e as vantagens oferecidas?

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts