O que a acupuntura pode tratar? As 07 principais doenças e problemas

O que a acupuntura pode tratar? A acupuntura é uma prática da medicina tradicional chinesa que envolve a inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo. 

Este método é reconhecido por tratar uma série de condições físicas e psicológicas. Entre os problemas físicos, a acupuntura é utilizada para aliviar dores crônicas, como as nas costas, pescoço, joelhos e cabeça, incluindo enxaquecas. 

Também é recomendada no tratamento de artrite, espasmos musculares e distúrbios gastrointestinais.

Além dos benefícios físicos, a acupuntura é aplicada para melhorar problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, ajudando a reduzir o estresse e promovendo um sentimento geral de bem-estar. 

Também é usada para tratar insônia, melhorando a qualidade do sono. A eficácia da acupuntura em estimular a recuperação natural do corpo e promover o equilíbrio energético torna-a uma opção terapêutica valiosa para muitos.

E então, mais alguma dúvida sobre o que a acupuntura pode tratar? Confira o guia completo que preparamos sobre o assunto. 

1. Dores crônicas (como dor nas costas e enxaqueca)

Aprendemos nos cursos de acupuntura, que é utilizada no tratamento de dores crônicas, sendo particularmente eficaz para dores nas costas e enxaquecas. 

A prática ajudará a reduzir a intensidade e a frequência da dor através da estimulação de pontos específicos no corpo, que liberam substâncias químicas naturais como endorfinas, conhecidas por suas propriedades analgésicas. Essa técnica promove o relaxamento muscular e melhora o fluxo sanguíneo, contribuindo para a diminuição da dor.

2. Artrite

A acupuntura é frequentemente usada para aliviar os sintomas da artrite, incluindo dor, rigidez e inchaço nas articulações. O tratamento acupuntura para artrite foca no alívio da inflamação e na melhora da mobilidade articular. 

Além disso, a acupuntura ajuda a regular o sistema imunológico, potencialmente diminuindo a resposta inflamatória que caracteriza essa condição.

3. Espasmos musculares

Espasmos musculares e tensões são tratados com acupuntura, que trabalha relaxando os músculos tensos e aumentando o fluxo sanguíneo na área afetada. 

Ou seja, alivia a dor causada pelo espasmo, além de ajudar a prevenir sua ocorrência futura. A acupuntura proporciona um relaxamento profundo, reduzindo os espasmos e promovendo uma recuperação mais rápida.

4. Distúrbios gastrointestinais

A acupuntura trata uma variedade de distúrbios gastrointestinais, incluindo indigestão, refluxo gastroesofágico e síndrome do intestino irritável. A técnica ajuda a regular as funções digestivas, reduzindo a acidez estomacal, promovendo a motilidade intestinal e aliviando a inflamação do trato gastrointestinal. 

Esse processo é alcançado através da modulação do sistema nervoso, que controla várias funções digestivas.

5. Ansiedade e depressão

O tratamento de condições como ansiedade e depressão através da acupuntura torna-se muito indicada. A técnica ajuda a regular neurotransmissores envolvidos no humor, como serotonina e dopamina, proporcionando alívio dos sintomas. 

Além disso, a acupuntura promove relaxamento e reduz o nível de estresse, contribuindo para o bem-estar geral e a melhora do estado emocional.

6. Insônia

A acupuntura tem mostrado resultados promissores no tratamento da insônia. Ao induzir um estado de relaxamento profundo, a técnica normaliza os padrões de sono. 

Acredita-se que a acupuntura influencia a produção de substâncias que regulam o sono, facilitando uma transição para o sono e melhorando a qualidade do descanso noturno.

7. Estresse

O tratamento do estresse é uma das aplicações mais comuns da acupuntura. Ela reduz os níveis de estresse ao promover o relaxamento e equilibrar o sistema nervoso autônomo. 

A prática diminui a produção de hormônios do estresse, como o cortisol, e aumenta a liberação de endorfinas, melhorando o humor e a resiliência geral ao estresse.

E então, mais alguma dúvida sobre o que a acupuntura pode tratar?

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts