Saiba como expandir a sua loja física para uma loja virtual

Diante das oportunidades do marketing digital, mais e mais gestores querem saber como expandir loja física para loja virtual e alcançar novos públicos.

Fazer sucesso no mundo dos negócios demanda se adaptar a mudanças e novas tendências. As lojas virtuais, hoje, são requisitos básicos para qualquer marca.

Nesse contexto, as chamadas lojas híbridas, que atendem tanto presencialmente quanto digitalmente, são alternativas muito lucrativas.

Se você já tem um negócio consolidado, mas ainda não deu o passo seguinte para o e-commerce, deve se preparar para isso.

Confira nosso texto para saber os benefícios dessa mudança, como fazê-la passo a passo e muito mais!

Por que fazer essa expansão?

Aumentar os lucros é uma das prioridades. Nesse caso, geralmente a primeira possibilidade que se levanta é abrir uma nova franquia da empresa de ar condicionado.

No entanto, há um outro jeito mais prático e barato: abrir uma loja virtual.

Confira as vantagens da expansão nos tópicos a seguir e entenda porque a tendência é cada vez mais popular.

Funcionamento contínuo

Uma loja virtual não tem expediente fixo, finais de semana e feriados. Ela está sempre online esperando por novos clientes e de forma autonoma.

Os clientes podem acessar o endereço no melhor horário para eles e fechar compras quando bem entenderem.

A rotina de atendimento pode ser definida por você, sem grandes complicações, tendo o auxílio de ferramentas de automação. Essa é a primeira grande vantagem de uma loja virtual.

Pouco investimento inicial

Os recursos para investimento inicial são um problema para vários empreendimentos. Pense em tudo que envolve uma sede física:

  • Aluguel;
  • Contas de luz, água, etc;
  • Infraestrutura;
  • IPTU.

As despesas são várias. Por outro lado, a loja virtual não exige nada disso. Tudo o que o serviço de contabilidade preço precisa, é uma boa plataforma digital.

A partir daí, investe-se no atendimento e na divulgação – e pronto! Sem aluguel, sem contas para manter tudo funcionando.

Pouca ou nenhuma limitação geográfica

Está aí uma das razões pelas quais o marketing digital é tão relevante nos dias de hoje: ele ignora barreiras geográficas.

Quem está bem posicionado na internet pode atender pessoas de todo o Brasil e até do mundo.

Basta alinhar as metas e investir em divulgação de modo que o público-alvo ideal seja devidamente alcançado.

Fazer acordos com fornecedores é pertinente para conseguir fretes mais em conta.

Os clientes que usam a internet para pesquisar projeto energia solar preço não precisam se limitar à vizinhança ou à própria cidade para escolher o melhor serviço para elas.

Clientes com mais comodidade

Fazer compras online é, com certeza, um fator de muita comodidade e facilidade para todas as pessoas.

Não é necessário sair de casa, entrar em várias lojas e levar um tempo grande apenas para comparar preços e condições de pagamento.

O Google deixa uma multiplicidade de empresas literalmente na palma da mão do usuário.

Então, estar presente na web é uma grande vantagem para o escritório de avaliação patrimonial, por exemplo.

Como expandir loja física para loja virtual?

Depois que o empreendedor entende a necessidade de migrar para o digital, é necessário acompanhar um passo a passo para iniciar a jornada de vendas online.

Afinal, não basta só abrir um site e compartilhar anúncios. A loja virtual é apenas um elemento de toda uma estratégia nova. Veja o que você precisa fazer nos tópicos a seguir.

  1. Avalie a concorrência

A concorrência digital do escritório de contabilidade em SP não vai ser a mesma concorrência física.

Então, um dos primeiros passos é avaliar o mercado que se apresenta. Para isso, conhecer o posicionamento de marcas semelhantes é vital.

Saiba quem são elas, quais são as estratégias recorrentes e o tipo de público que cada uma atende.

Essas informações são muito valiosas para você elaborar um posicionamento verdadeiramente inovador – e, por isso mesmo, cativante.

  1. Entenda os consumidores

As pessoas se comportam de maneiras diferentes, dependendo da plataforma usada para realizar vendas. Ainda mais quando estamos falando de empresas já consolidadas.

É indispensável divulgar que sua marca está com um novo meio de atendimento e, se for necessário, é interessante ensinar/reforçar aos clientes já convertidos como acessar e interagir com o site.

O marketing digital entra aí como uma ferramenta muito pertinente, demandando  campanhas para educar a base de clientes.

Neste caso, é possível falar sobre a organização do site de manutenção de elevadores, os canais de atendimento disponíveis e muito mais para atrair e educar o público.

  1. Invista em capacitação

A chegada de uma nova frente de negócios demanda, naturalmente, uma revisão do quadro de colaboradores.

No caso de a empresa se posicionar nos dois meios (físico e digital), pode ser preciso aumentar a equipe.

Inclusive, para isso, pode ser necessário ter funcionários para cuidar exclusivamente dos atendimentos e entregas feitas pelo site. Para tanto, as pessoas têm de estar devidamente treinadas.

Desde o atendimento via web até as dinâmicas de logística, quem estiver encarregado tem que dominar todos os estágios.

Por isso a capacitação é fundamental para ter uma atuação online realmente diferenciada e lucrativa.

  1. Reformule o setor de finanças

Um e-commerce deve ser planejado de forma diferente de uma loja tradicional. Então, elaborar um planejamento financeiro exclusivo para a loja virtual é bastante interessante e se faz necessário em alguns cenários.

O objetivo principal do planejamento deve ser manter a estabilidade financeira do e-commerce.

Ele não pode depender de outras frentes do negócio – se não, a operação não vai se sustentar a longo prazo e todas as despesas serão em vão.

  1. Dedique-se às estratégias logísticas

Antes de colocar o site no ar, toda a infraestrutura de logística da administradora de condomínios residenciais tem que estar montada.

Gestão de estoque, empacotamento, entregas e política de trocas são alguns exemplos do que a logística envolve.

Hoje em dia, existem softwares automatizados dedicados a esses departamentos. Com um ERP, por exemplo, é possível fazer e ajustar diversos aspectos burocráticos e de gerenciamento do negócio com apenas alguns cliques no software.

A qualidade e rapidez das entregas é uma das métricas mais importantes para definir o nível de satisfação dos clientes.

Logo, não subestime a logística. Tenha tudo devidamente planejado antes de começar a operar para evitar dores de cabeça no futuro.

  1. Faça descrições detalhadas

É preciso lembrar que, em um e-commerce, os clientes não têm a possibilidade de olhar e manipular o produto presencialmente.

Toda a experiência se concentra no site, então, a empresa tem que dar as ferramentas necessárias para influenciar positivamente a decisão de compra.

As descrições de produtos são a principal porta de entrada para qualquer produto ou serviço na web.

Os serviços de contabilidade fiscal, por exemplo, têm de ser bastante detalhados para não dar margem para dúvidas. Se ainda assim houver contextos que gerem incertezas ou ambiguidades, tenha uma caixa de comentários à disposição para dúvidas.

Procure destacar as funcionalidades e vantagens do produto e não se esqueça de trazer as informações técnicas, como dimensões, de forma clara.

  1. Tire fotos reais

De modo complementar à descrição, as fotos são essenciais para bens tangíveis, como móveis, eletrodomésticos e aparelhos tecnológicos.

Não poste fotografias exageradamente editadas. É importante que os visitantes vejam como o produto realmente é e consigam imaginá-lo inserido na rotina de uso. 

Por exemplo, no caso de pratos, é importante trazer o elemento cru, evidenciando suas especificidades, mas também é atrativo ter o item contextualizado, em uma mesa posta.

Assim, as chances de um cliente se decepcionar e alegar propaganda enganosa diminuem muito e a satisfação de todos – o verdadeiro objetivo de qualquer negócio – fica garantida.

  1. Tenha uma rede de distribuidores

Como falamos no início do texto, uma loja virtual não possui limites geográficos. Isso é positivo, mas pode ser negativo. É tudo uma questão de ter meios de atender a diferentes regiões com eficiência ou especificar suas limitações de atendimento inicialmente, criando um programa de expansão.

Além disso, para garantir um atendimento mais amplo, nada melhor do que contar com uma rede de distribuidores competentes e alinhados com as necessidades da empresa.

A data de envio e chegada de um produto conta muito no contexto das compras online e também devem estar claras para o cliente.

Para que tudo corra bem, é indispensável trabalhar com distribuidoras de alta qualidade, embalagens seguras e reforçadas, prazos curtos e fretes em conta e ter conhecimento dos prazos desses parceiros para alinhar com os clientes também.

  1. Saiba engajar seus clientes

A internet apresenta uma infinidade de possibilidades e oportunidades para engajar clientes e atrair novos consumidores.

A equipe de marketing precisa saber como fazer isso com eficiência, usando as melhores ferramentas para impulsionar a marca.

Campanhas de tráfego pago e redes sociais estão entre as plataformas mais indicadas para isso.

No ambiente digital, tão importante quanto completar vendas é se manter em contato com a base de clientes.

Eles precisam sentir que estão sendo tratados de maneira diferenciada e, a partir daí, terem cada vez mais vontade de seguir comprando da mesma marca.

A dinâmica de atendimento pode ser pelas redes sociais, que são mais próximas, ou pelo e-mail marketing.

Em todo caso, sempre priorize a espontaneidade e nunca seja invasivo. Ouça o que os clientes têm a dizer.

Conclusão

A transição para o ambiente digital é uma tendência que, ao que tudo indica, veio para ficar em todos os setores, seja uma prestadora de serviços ou estabelecimento comercial, ou mesmo um negócio B2C ou B2B (voltado para clientes ou outras empresas, respectivamente).

Com as dicas e informações que mostramos aqui, você conseguirá fazer essa mudança sem grandes dificuldades ou prejuízos, tendo um novo alcance e posicionamento para novas oportunidades de negócio.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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