Um bom isolamento acústico pode contribuir significativamente para o ambiente de aprendizado na sala de aula

Embora o investimento inicial possa parecer alto, os benefícios a longo prazo para o ambiente de aprendizado e para o bem-estar dos alunos e professores justificam os custos

Imagine entrar em uma sala de aula com alunos ansiosos por mais um dia. No entanto, o que preenche o local são ruídos ensurdecedores. Conversas animadas, risadas altas e sons dispersos competem pelo espaço sonoro, criando uma atmosfera desafiadora para quem está do outro lado: o professor.
Para o docente, lidar com a algazarra é um desafio constante. A necessidade de competir com o ruído ambiente para ser ouvido e compreendido é exaustivo, muitas vezes levando à perda de tempo precioso na hora que é preciso passar o conhecimento. Além disso, o impacto negativo do barulho na qualidade do ambiente pode prejudicar o desempenho acadêmico dos alunos.
“Para obter uma boa sonora, é necessário considerar fatores como o tamanho da sala, formato, tipo de revestimento utilizado nas paredes e tetos, posicionamento dos materiais e móveis, bem como a localização das janelas e portas”, afirma Bruno Otávio, diretor Lotus Soluções Acústicas, empresa especializada no assunto. Além disso, é importante controlar o nível de ruído externo, como tráfego de carros ou aviões, por meio de isolamento.
Embora o investimento inicial em isolamento possa parecer alto, os benefícios a longo prazo para o ambiente acadêmico justificam os custos.
O controle de som é importante no espaço pedagógico, pois afeta diretamente a capacidade do ensino e aprendizado. Um espaço mal projetado pode dificultar na compreensão, tornando o entendimento mais difícil para os alunos. Por outro lado, um recinto escolar com boa sonora permite uma comunicação clara e efetiva entre educador e educando.
Para Bruno, como o ambiente acadêmico dispõe de várias classes é indispensável não só isolar sons externos de trânsito e comércio ao redor, inibir o som produzido ali é secundário; o mais importante é impedir que barulhos externos sejam ouvidos.
Em resumo, a acústica é um aspecto fundamental no projeto de uma sala de aula eficiente e deve ser levada em consideração desde o início do processo de construção ou reforma.

Sobre a Lotus Acústica:
A Lotus Acústica é uma empresa especializada em isolamento e tratamento acústico de bares, restaurantes, igrejas, hospitais, escritórios, call centers, casas de máquinas e ambientes que exigem adequações acústicas.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts