Como se sabe, o número de crimes cibernéticos tem crescido a cada ano. Para se ter uma ideia, somente no estado de São Paulo, aproximadamente 40 pessoas são vítimas desse tipo de ataque todos os dias.
Desse modo, hoje falaremos sobre a importância de se ter um website seguro – seja ele um ecommerce ou um site institucional – além dos principais benefícios dessa prática. Acompanhe.
- Qual a importância de se ter um site seguro?
- Quais os principais benefícios de ter um site seguro?
- Maior credibilidade
- Protocolo SSL
- Rankeamento no Google e no Bing
- Confira 3 medidas de segurança extremamente eficazes
- Faça backups periodicamente
- Verifique a vulnerabilidade da página
- Mantenha sempre o seu site atualizado
Qual a importância de se ter um site seguro?
O processo de criação de sites precisa ser analisado com muita cautela, levando em consideração diversos aspectos importantes como design responsivo, usabilidade e principalmente a segurança.
Nesse sentido, proteger os dados do seu cliente deve ser uma das maiores prioridades da empresa, afinal, o vazamento de informações como endereços, números de cartões, senhas e documentos pode resultar numa cadeia de processos e sanções advindas dos órgãos reguladores.
Da mesma forma, o comprometimento das informações sigilosas da empresa pode prejudicar fortemente a sua continuidade no mercado.
Quais os principais benefícios de ter um site seguro?

Maior credibilidade
Quando a sua companhia possui um site seguro, as chances dos visitantes da página se sentirem compelidos a fecharem negócio são muito maiores. Isso porque eles sabem que suas informações sensíveis não serão vazadas para terceiros, o que garante a lisura e o resguardo em cada interação.
Protocolo SSL
Você já deve ter acessado um website e reparado no cadeado que fica ao lado do endereço eletrônico. Esse cadeado significa que o site que você está acessando é seguro e possui o protocolo SSL.
Dentre outros aspectos, esse protocolo de segurança assegura que os usuários naveguem com segurança e não corram o risco de terem suas informações expostas.
Algumas pessoas acreditam que esse procedimento deva ser adotado apenas para E-commerces, o que não é verdade. Logo, invista em um certificado de segurança e mantenha seus clientes protegidos.
Rankeamento no Google e no Bing
Ainda sobre o protocolo SSL, tanto o Google quanto o Bing costumam punir os empreendimentos digitais que não possuem esse certificado. Ou seja, se os motores de busca entenderem que seu site não oferece uma navegação segura, é provável que seu alcance diminua.
Desse modo, oferecer um portal protegido contra ataques cibernéticos é uma excelente forma de melhorar o seu rankeamento nas opções de pesquisa.
Confira 3 medidas de segurança extremamente eficazes
Após adquirir o certificado SSL, lembre-se de seguir os procedimentos abaixo para elevar ainda mais o nível de proteção do seu site
Faça backups periodicamente
A realização de backups regulares garante que todo material postado no seu site não seja perdido. Assim, caso sua página sofra um ataque cibernético ou aconteça algum problema, você não vai precisar começar tudo do zero.
Verifique a vulnerabilidade da página
Faça testes capazes de identificar qualquer vulnerabilidade presente no site. Vale destacar que esse procedimento pode ser feito tanto manualmente, quanto por meio da blindagem.
No primeiro caso, você age como um invasor e avalia as possíveis brechas do seu portal. Já no segundo, o próprio sistema faz esse serviço de forma automática.
Por fim, algumas empresas oferecem um carimbo de blindagem após a realização desses testes, o qual você pode mostrar para seu cliente caso seja solicitado.
Mantenha sempre o seu site atualizado
Por último, não se esqueça de adquirir os certificados de segurança mais recentes do mercado. Em suma, quanto mais antigo os protocolos adotados, menos eficientes eles serão.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Para mais artigos como esse, não se esqueça de acessar o nosso site e de interagir com as nossas postagens nas redes sociais.