Unboxing: como funciona essa gestão?

O unboxing nada mais é do que o ato de desembalar um produto comprado e analisar suas características em frente às câmeras. Ao gravar esse momento, o indivíduo tem a intenção de compartilhar o vídeo nas redes sociais.

unboxing

Alguns criadores de conteúdo também incluem demonstrações e comparativos com outros itens. Independentemente de como isso é feito, o fato é que esses conteúdos são muito populares na internet.

Eles costumam ser visualizados, principalmente, antes de comprar um produto ou serviço, mas também é um tipo de material que serve como passatempo para os usuários da internet.

Embora seja um material simples, pois envolve apenas desempacotar o produto, mostrá-lo para as câmeras e descrever suas características, acabou se tornando uma ferramenta de marketing extremamente poderosa.

Quem tem o próprio negócio, seja físico ou virtual, pode se beneficiar muito com essa estratégia, mas antes de investir, é fundamental conhecer um pouco mais sobre seu funcionamento e suas características.

Independentemente de qual seja o tipo de produto vendido pela empresa, antes de investir em unboxing, é essencial conhecer o seu conceito, como usar a estratégia, as vantagens que ela oferece para a loja virtual e por que investir nessa experiência.

Este artigo vai falar sobre todos esses aspectos e ainda explicar como criar uma boa experiência de unboxing para os clientes.

Afinal, o que é unboxing?

Unboxing é um termo em inglês que significa “tirar da caixa”, na internet, por sua vez, é uma das maiores tendências de vídeos nas redes sociais, em que os influenciadores desempacotam os produtos em frente às câmeras.

A intenção é mostrá-los, falar sobre suas características e em alguns casos é possível fazer demonstrações e comparativos. Além disso, os vídeos costumam ser publicados no YouTube ou Instagram.

Um fabricante de válvula guilhotina faca passante pode investir nesse tipo de conteúdo porque ele está crescendo no Brasil desde 2010, e isso acontece porque é um tipo de material com poder de viralização.

A popularidade se deve ao sentimento de satisfação que o ser humano sente ao ver um pacote sendo aberto e descobrir o que tem dentro dele. O sentimento é o mesmo ao abrir presentes no Natal ou no dia do aniversário.

Também é um tipo de conteúdo viciante porque transmite toda a excitação de descobrir algo pela primeira vez e o público pode ver o produto de maneira mais realista, ao contrário do que acontece nos comerciais e anúncios.

Como usar essa estratégia?

De acordo com o levantamento feito por Neil Patel, pessoas que assistem vídeos de um produto são 85% mais propensas a fazer uma compra. Isso mostra que esse tipo de conteúdo é muito vantajoso para os negócios.

Um influenciador digital pode divulgar uma caixa com envelope personalizado para casamento para que os consumidores vejam que a empresa oferece um produto de qualidade e que a compra satisfaz suas necessidades e objetivos.

Mas para usar essa estratégia do jeito certo, primeiro é necessário mostrar como o produto é embalado, abrir a caixa e filmar e todo o conteúdo dentro dela.

Também é importante mostrar como o produto pode ser utilizado, por que ele é interessante, entre outras informações que vão despertar o desejo de compra no consumidor e mostrar que a loja é confiável.

É interessante contar com a ajuda de um micro influenciador que esteja de acordo com o estilo e os valores do negócio. Mais do que divulgar a marca, ele consegue mostrar detalhes de como o produto é embalado.

Essa característica é muito importante para que o negócio possa ganhar credibilidade e despertar nas pessoas o desejo de vivenciar o mesmo momento.

Vantagens para uma loja virtual

O unboxing é uma estratégia que traz muitas vantagens para a loja virtual, e entre as que mais se destacam estão:

  • Valoriza a imagem da marca;
  • Aproxima mais o cliente;
  • Incentiva o boca a boca;
  • Aumenta as vendas.

Diferentes tipos de segmentos de e-commerce podem usar o unboxing, como no caso de lojas que vendem sapatos, peças para automóveis, cosméticos, produtos de limpeza, acessórios para escritório, roupas, bebidas, livros, entre outros.

É o caso, por exemplo, dos produtos vendidos por um pet shop com banho e tosa perto de mim. Isso significa que qualquer tipo de empresa pode usar a estratégia porque ela ajuda a valorizar a imagem da marca.

No caso de uma loja virtual, investir nessa ação é uma forma de mostrar que se preocupa com a experiência do cliente ao entregar produtos de qualidade e da melhor forma.

Essa ação cria um elo importante porque o consumidor se sente mais valorizado e passa a confiar mais na empresa.

Para as lojas que também vendem em outros canais, como no caso dos marketplaces, é uma forma de apresentar a marca própria e ainda solicitar a avaliação do consumidor para que possa melhorar seu ranqueamento dentro do site.

Ter uma estratégia que chama a atenção dos consumidores acaba incentivando o marketing boca a boca. Isso é muito importante porque o consumidor tem a tendência de seguir dicas de pessoas em quem confia.

O unboxing é uma forma de fazer isso e incentivar os seguidores a comprarem também. Se mais pessoas estão sendo influenciadas pela estratégia usada por uma clínica veterinária próxima, mais pessoas vão procurá-la.

Isso acaba aumentando as vendas, o que consequentemente melhora os lucros da empresa, fazendo com que ela cresça e se torne mais abrangente.

Por que investir em unboxing experience?

Investir nessa estratégia vale a pena porque é uma forma de fidelizar os consumidores. A organização consegue transmitir sua preocupação com os detalhes, indo desde a qualidade do produto até a qualidade da entrega.

Isso faz com que uma clínica de criolipólise masculina seja lembrada de maneira marcante, o que aumenta a fidelização de seu público.

A estratégia também é uma oportunidade de reforçar vários aspectos da organização, como a identidade visual, seus valores e até a personalidade que quer transmitir.

Tudo isso faz diferença para que o consumidor conquiste uma experiência satisfatória que vai fazê-lo se lembrar do negócio em suas próximas compras.

Compartilhar fotos e vídeos desse momento não é algo restrito apenas aos influenciadores, na verdade, os clientes de uma forma geral podem gravar um vídeo desse tipo e aumentar ainda mais o engajamento.

Para a marca, também é uma forma de receber alguns reviews de produtos e entender o nível de satisfação de seus clientes.

Criando uma boa experiência de unboxing

Para criar uma boa experiência de unboxing para os clientes, existem algumas ações que devem ser colocadas em prática. São elas:

Caprichar na embalagem

O cliente que acabou de comprar escorredor de louça para cozinha industrial quer receber uma embalagem bonita, resistente e fácil de abrir. Além disso, a caixa pode ser usada para outras finalidades, então, é fundamental pensar sobre isso.

Também é interessante usar materiais, como papel de seda, de acordo com as cores da identidade visual da marca, para que o interior da embalagem fique mais agradável aos olhos do consumidor.

Trabalhar o olfato

Muitas marcas estão borrifando essências ou perfumes em suas caixas para que a experiência do consumidor seja sensorial.

Com isso, toda vez que ele sentir um aroma parecido, vai se lembrar da empresa, existem marcas que ficaram muito famosas justamente por conta disso.

Criar promoções e brindes

Uma empresa especializada em laudo de bombeiro para comércio pode oferecer brindes para seus clientes, de acordo com seu planejamento estratégico. Uma loja virtual também pode fazer isso em sua experiência unboxing.

Se o cliente gastar determinado valor na plataforma, pode receber uma caixa exclusiva ou um brinde extra. São excelentes estratégias que atraem as pessoas e ainda conseguem aumentar o ticket médio.

Engajar o público

Uma boa dica é pedir para que as pessoas compartilhem sua experiência unboxing por meio de vídeos nas redes sociais, marcando a loja.

Além de terem a oportunidade de compartilhar sua nova aquisição com os seguidores, essas pessoas também vão ajudar a divulgar a plataforma e atrair novos clientes.

Enviar um recado

Se alguém comprou um kit GNV geração 6 em um site, é interessante enviar um recado pedindo para que ele faça uma avaliação online da compra.

É importante lembrar que esse recado deve ser pessoal e personalizado, mostrando que a empresa se preocupa com a satisfação do cliente.

Considerações finais

Uma das maiores alegrias do consumidor moderno é poder abrir a embalagem de um produto que acabou de comprar, principalmente quando a compra é feita na internet.

Ao longo do tempo, essa sensação se transformou em um conteúdo interessante e orgânico, que ajuda a construir a reputação da marca.

O unboxing lida muito bem com o sentimento de satisfação de adquirir um novo produto e desperta essa sensação em quem assiste aos vídeos.

Basta saber criá-lo do jeito certo para chamar a atenção dos consumidores e despertar o desejo de compra.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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