Integração de quelatos e fertilizantes foliares: Como ambos podem beneficiar a agricultura?
O uso de quelatos e fertilizantes na adubação foliar são bastante úteis para aumentar a nutrição das plantas presentes na lavoura. Pelo fato da ação dos quelatos ser sobre os fertilizantes, todo o potencial da colheita pode ficar bem mais promissor.
Entretanto, pela adubação através das folhas ser um processo em constante desenvolvimento, ainda existem dúvidas sobre como fazer uso desses compostos adequadamente.
Com os produtos da Rigrantec e com a compreensão das técnicas de integração do quelato e fertilizantes, é possível não só desenvolver a produtividade como manter uma boa sustentabilidade em sua lavoura!
- Integração sinérgica: Quelatos e fertilizantes foliares em união para nutrir a agricultura
- Quais os benefícios da integração?
- O que é para que serve a adubação foliar?
- Dicas práticas para integrar quelatos e fertilizantes foliares com sucesso
- Sustentabilidade em foco: Práticas agrícolas em harmonia com o meio ambiente
Integração sinérgica: Quelatos e fertilizantes foliares em união para nutrir a agricultura
Com o quelato e fertilizantes foliares bem unidos, é possível aumentar a eficácia desses produtos e, dessa forma, manter a nutrição da planta bem melhor. Isso acontece porque é possível fazer a aplicação dos quelatos na formação dos fertilizantes e proteger seus nutrientes, o que reduz consideravelmente as perdas.
O resultado dessa proteção, é permitir que a ação dos fertilizantes seja mais forte. Logo, além da melhora da nutrição, essa união consegue proteger os nutrientes da lavoura de possíveis reações químicas que podem ocorrer tanto nas folhas como na água de pulverização, por exemplo.
Quais os benefícios da integração?
A melhora da absorção de nutrientes das plantas é o primeiro benefício a se destacar com a integração de quelatos e fertilizantes foliares. Devido a maior presença de micro e macro componentes nutritivos em períodos corretos, o resultado será uma planta bem mais forte e promissora a render mais.
Outro benefício considerável é o maior aproveitamento do produto utilizado. Isso acontece porque há uma maior facilidade de absorção de nutrientes via foliar, o que diminui consideravelmente as chances de perdas de alguns tipos por conta de processos como erosão, lixiviação e adsorção, por exemplo.
O que é para que serve a adubação foliar?
A adubação foliar é uma técnica agrícola utilizada para proporcionar os nutrientes através das folhas. Isso deve ser feito em períodos específicos por meio de um adubo em formato de calda que deverá ser pulverizada nas folhas e serem absorvidos após o produto passar da cutícula e chegar aos estômatos.
Consequentemente, por conta da maior nutrição da planta, a adubação foliar serve para fazer com que ela cresça e tenha resultados melhores. Assim, permitir um fornecimento de frutos com maior qualidade e melhor sabor e fortalecer contra o ataque de doenças e pragas são alguns exemplos de benefícios que podem ser colhidos com o uso da técnica.
Dicas práticas para integrar quelatos e fertilizantes foliares com sucesso
Observar quais são as quantidades recomendadas pela fabricante dos produtos escolhidos é a principal dica para aplicar adequadamente os quelatos e fertilizantes foliares com sucesso. Devido às diferenças entre cada uma das lavouras, é preciso ter bastante atenção com relação às dosagens para que os efeitos colhidos sejam os desejados.
Junto a isso, também é preciso ter noção das características tanto de seu solo como da sua lavoura. Através da amostragem e estudo cuidadoso do lugar, você pode observar quais são os nutrientes já existentes no solo e compreender adequadamente de que forma os quelatos e fertilizantes serão utilizados para maior aproveitamento.
Sustentabilidade em foco: Práticas agrícolas em harmonia com o meio ambiente
Escolher por fertilizantes que não causam danos ao meio ambiente é uma ótima sugestão de prática agrícola que mantenha a sustentabilidade. Com isso, você consegue promover o crescimento de sua lavoura e, simultaneamente, evitar efeitos corrosivos como acúmulos de resíduos, por exemplo.
A realização de técnicas como a rotação de culturas também é uma prática interessante pelo fato de fornecer efeitos positivos ao solo como a melhora das características físicas e químicas do solo. Também existe a ciclagem de nutrientes que consegue evitar a degradação do solo de maneira natural, a exemplo da aplicação de microrganismos que fixam nitrogênio.
Com todas essas práticas em mente, basta encontrar produtos que tenham a qualidade que sua lavoura precisa e, assim, explorar o máximo potencial dela. Para isso, você pode explorar o catálogo da Rigrantec e observar quais são as opções mais adequadas. Por meio da experiência e cuidado tido com os produtos fabricados, certamente será possível encontrar opções adequadas à sua demanda!
Espero que o conteúdo sobre Integração de quelatos e fertilizantes foliares: Como ambos podem beneficiar a agricultura? tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Blog
Conteúdo exclusivo