Como vender mais usando o marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como foco reproduzir e distribuir materiais relevantes para o público de uma marca, no momento em que essas pessoas mas precisam da informação.

Trata-se de uma das maiores estratégias de marketing digital e pertence a um conjunto de práticas conhecido como Inbound Marketing.

Muitas organizações já entenderam a importância de investir nesse tipo de marketing, mas quando se fala sobre ele, a primeira coisa que vem em mente são os textos em blogs, e realmente faz sentido.

Isso porque essa estratégia trata de contar histórias, algo que o ser humano está em contato desde que começou a se comunicar. Hoje em dia, as pessoas prestam atenção em quem sabe fazer isso.

Por isso, cada vez mais profissionais, gestores e empreendedores estão descobrindo maneiras de usar o conteúdo para comercializar os produtos e serviços. Eles sabem que o consumidor moderno não está interessado apenas em preço e qualidade.

As pessoas estão ávidas por informação, então nada melhor do que entregar isso a elas e de maneira cativante.

Para entender como fazer isso, este artigo vai explicar o que é marketing de conteúdo, quais são seus benefícios, como fazê-lo do jeito certo, quais são as melhores estratégias e como vender usando esses conteúdos.

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo nada mais é do que uma estratégia com foco em produzir e distribuir conteúdos relevantes para os consumidores, no momento em que essas pessoas mais precisam.

É uma das principais estratégias de marketing digital, e pertence ao Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração.

O objetivo desses conteúdos é gerar valor para a persona, atendendo à intenção de busca do usuário e transformando o processo de compra em algo natural.

Para produzir bons conteúdos, uma autoescola com treinamento para habilitado deve estudar as características de seu público para saber o que eles querem ler, entre outros aspectos como:

  • Desafios;
  • Necessidades;
  • Objetivos;
  • Preferências.

Ao consumir os materiais criados pela marca, o usuário descobre necessidades e dores que nem mesmo sabia que existiam. Com isso, passa a se interessar pelos conteúdos e enxerga a empresa como autoridade em seu segmento.

É alguém que sempre vai voltar para os canais da empresa quando precisar obter um esclarecimento ou quiser simplesmente conferir uma novidade. Quando a necessidade de compra surgir, vai se lembrar da marca.

A estratégia de marketing de conteúdo se baseia em educar o público, gerar autoridade, influenciar a decisão de compra e fidelizá-lo. Ele ajuda a avançar o usuário pelo funil de vendas, até que ele se torne cliente.

Benefícios do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo traz muitos benefícios para as empresas, e um deles é melhorar a visibilidade online do negócio.

Quando desenvolvido juntamente com as estratégias de SEO, ou seja, com otimização para mecanismos de busca, ele melhora o posicionamento do site nos mecanismos de pesquisa, como o Google.

Para uma oficina de vistoria lacrada para transferência, é o melhor método para se tornar referência em seu segmento de atuação. Conquistar essa credibilidade é muito importante para que a marca seja lembrada pelo que faz de melhor.

Isso ajuda a impactar o público de maneira significativa, além de educar as pessoas com assuntos relevantes para seu segmento de atuação.

Por meio do marketing de conteúdo, a companhia vai gerar leads, criar canais de comunicação favoráveis para o relacionamento entre ela e o cliente, e com isso conquistar consumidores com mais facilidade, sem precisar gastar muito.

Conteúdos de valor ajudam a criar um relacionamento com os consumidores, e isso é muito importante antes de partir para a abordagem de vendas.

O negócio tem acesso às demandas dos consumidores em todas as fases da jornada de compra, e por meio de materiais de qualidade, pode avançar com esses leads até que eles estejam prontos para comprar.

Como fazer marketing de conteúdo

Para fazer marketing de conteúdo, primeiro uma loja de material para cavar poço artesiano precisa traçar metas e objetivos, pois com isso fica mais fácil planejar aquilo que se pretende alcançar.

A empresa pode aumentar a visibilidade da marca, melhorar sua reputação no nicho de atuação, ganhar autoridade, gerar leads qualificados, aumentar o engajamento do público, entre outras possibilidades.

Em seguida, deve elaborar sua persona, um personagem semi fictício que representa o cliente ideal do negócio. Isso inclui nome, idade, gênero, profissão, escolaridade, estado civil, objetivos, problemas, necessidades, entre outros.

Depois, deve-se definir os indicadores-chave de performance (KPI), pois eles vão mostrar se as estratégias de conteúdo estão alcançando os resultados esperados.

Também mostram as mudanças que precisam ser feitas na estratégia, e entre as principais métricas estão o número de acessos ao site, taxa de rejeição, taxa de conversão, geração de leads, visualizações, entre outras.

Se uma clínica quer impactar pessoas que estão procurando sobre onde fazer neuropilates, deve partir desse princípio para escolher o formato do conteúdo que vai publicar, podendo ser posts no blog, vídeos, infográficos, podcasts, entre outros.

Depois de publicar os conteúdos de acordo com um calendário de postagem, é importante mensurar os resultados para saber se a organização está alcançando o desempenho esperado.

Melhores estratégias de marketing de conteúdo

Uma das melhores estratégias de marketing de conteúdo é criar um blog para o negócio. Este canal é excelente para aumentar a audiência e estabelecer um relacionamento promissor com os consumidores.

Para potencializar o alcance da plataforma, é fundamental que os materiais sejam compartilhados nas redes sociais. Mas esses conteúdos não precisam ser exclusivamente em formato de texto, pois o ideal é variar.

Uma clínica especializada em avaliação psicológica admissional pode criar vídeos explicando assuntos relacionados ao seu segmento de atuação ou até mesmo para mostrar os bastidores do estabelecimento.

Os vídeos são ótimos para gerar engajamento, pois são materiais ricos que chamam a atenção das pessoas e ajudam nas conversões.

Outra excelente estratégia de marketing de conteúdo é o e-mail marketing, uma vez que ajuda a manter o contato e o relacionamento com leads e potenciais clientes.

Para enviar as mensagens certas, é fundamental segmentar a base de contatos, considerando o comportamento dessas pessoas, seu histórico de compras e o momento em que se encontram no funil de vendas.

Aumentando as vendas com marketing de conteúdo

Criar conteúdos ricos e relevantes ajuda as empresas a vender, embora isso não seja o foco da estratégia. Na verdade, as vendas são uma consequência dessa estratégia, por isso ela pode ser aproveitada com essa intenção. Algumas formas de fazer isso são:

Otimizar a página de produtos

Uma clínica especializada em labioplastia com laser pode aumentar o agendamento de consultas melhorando seu site, assim como uma loja pode potencializar as vendas ao utilizar a página de produtos.

Isso vai garantir uma experiência de compra positiva, pois a organização passa a se atentar aos conteúdos disponíveis em seu canal, oferecendo informações completas e úteis para os consumidores.

É interessante fazer descrições detalhadas com informações técnicas, tabelas de tamanho, vídeos de qualidade e boas imagens. São recursos que facilitam a decisão de compra e evitam frustrações ao receber o produto em casa.

Criar uma página de FAQ

Uma página de FAQ (perguntas frequentes) reúne uma série de perguntas e respostas importantes para os usuários.

Nela, um fabricante de cercado para criança em PVC vai reunir as dúvidas mais comuns por parte dos consumidores, como frete, tempo de entrega, políticas de trocas e devoluções, entre outras.

É fundamental que as respostas sejam informativas e objetivas para que o conteúdo seja realmente relevante e incentive a decisão de compra.

Fazer parcerias

As marcas fazem parcerias com os influenciadores digitais para alcançar um público maior e influenciar a decisão de maneira positiva.

A plataforma pode enviar um de seus produtos para o influenciador testar e divulgar nas redes sociais, mostrando para as pessoas como podem utilizá-lo no dia a dia.

O ideal é que esse conteúdo seja isso carecedor, sem ficar muito forçado ou comercial demais. Além disso, para que a estratégia seja um sucesso, é fundamental encontrar um influencer compatível com a marca e seu público-alvo.

Ao fazer isso, uma clínica com cuidador de idoso noturno vai trabalhar o marketing de influência e o marketing de conteúdo ao mesmo tempo, potencializando os resultados.

Considerações finais

O marketing de conteúdo é uma estratégia inteligente porque leva informação para as pessoas, algo que elas procuram constantemente.

Todas essas estratégias devem ser baseadas em um bom planejamento, sempre levando em conta as características e os objetivos do público-alvo.

Os materiais precisam ter qualidade e falar sobre assuntos relacionados ao nicho de atuação e que sejam interessantes para os usuários.

Ao longo do tempo, eles vão aumentar o tráfego no site institucional, trazer mais credibilidade para a empresa e aumentar suas vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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