Qual o certo: cabeleireira ou cabelereira? Como se escreve?

Qual é o certo cabeleireira ou cabelereira? A língua portuguesa é rica e complexa, e é comum que surjam dúvidas quanto à grafia correta de algumas palavras. Uma dessas palavras que frequentemente gera confusão é a referente à profissão ligada aos cuidados com os cabelos. 

Resumidamente, a forma correta de escrever é “cabeleireira” para o feminino e “cabeleireiro” para o masculino, e não “cabelereira” ou “cabelereiro”. 

Esta confusão é bastante comum, mas compreender a origem e o uso correto do termo te ajudará a esclarecer a questão.

Origem e etimologia

A palavra “cabeleireiro/a” vem do termo francês “coiffeur”, que significa “aquele que cuida dos cabelos”. Em português, a palavra foi adaptada para “cabeleireiro”, derivando de “cabelo”. 

A inclusão do sufixo “-eiro” é comum na língua portuguesa para indicar a profissão ou atividade de uma pessoa.

Grafia correta

A forma correta de escrever é “cabeleireiro” para homens e “cabeleireira” para mulheres. A confusão ocorre frequentemente porque a pronúncia de “cabeleireira” leva à escrita incorreta “cabelereira”. 

Uso do termo

“Cabeleireiro/a” é usado para se referir a profissionais que trabalham com o corte, coloração, tratamento e styling dos cabelos. 

É uma profissão que exige habilidade, criatividade e conhecimento técnico. Os cabeleireiros podem trabalhar em salões de beleza, estúdios próprios… Além de, claro, curso de cabeleireiro presencial que podem auxiliar no desenvolvimento. 

Importância da grafia correta

A correta escrita das palavras servirá, assim, para a clareza e precisão na comunicação. No mundo profissional, especialmente em currículos, cartões de visita e publicidade, a grafia correta transmite profissionalismo e atenção aos detalhes. Além disso, o uso correto das palavras fortalece o idioma e ajuda na sua preservação.

Dicas para lembrar a grafia correta

  • Associe com a palavra “Cabelo”: Lembre-se de que “cabeleireiro/a” está relacionado a “cabelo”. Essa associação te ajudará a lembrar a grafia correta.
  • Pratique a escrita: A prática leva à perfeição. Escrever a palavra corretamente várias vezes pode ajudar a fixá-la na memória.
  • Use ferramentas de correção: Corretores ortográficos e dicionários são úteis para verificar a grafia correta de palavras que causam dúvidas.

A correta escrita de “cabeleireiro” e “cabeleireira” reflete não apenas o conhecimento da língua portuguesa, mas também o respeito pela profissão. 

E então, tem mais alguma dúvida sobre qual é o certo cabeleireira ou cabelereira? Comente conosco!

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts