Provas, concursos e saúde mental: como lidar com o estresse dos estudos?

Por Vitor Friary, psicólogo clínico especializado em Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness e diretor do Centro de Mindfulness

A preparação para concursos públicos é uma jornada exigente e desafiadora, impactando de maneiras distintas a saúde mental de jovens e adultos. As motivações para perseguir uma carreira variam, incluindo a busca por estabilidade financeira e empregatícia, desejo de contribuir para o bem público, sustentabilidade, entre outras. No entanto, este processo demanda um alto nível de dedicação, envolvendo longas horas de estudo, abdicação de atividades de lazer e um comprometimento intenso com o objetivo de passar em provas cada vez mais exigentes.

Em 2020, um estudo conduzido na região norte do Brasil concluiu que mais de 85% dos estudantes de um curso preparatório sofriam de sintomas moderados a severos de ansiedade. Esses resultados evidenciam a necessidade de atenção à saúde mental dessa população, tendo em vista que esse ambiente e hábitos podem desencadear diversos transtornos e impactar a qualidade de vida das pessoas.

O principal impacto na saúde mental dos “concurseiros” é o aumento do estresse e ansiedade. A pressão constante para performar bem em um ambiente altamente competitivo, pode levar ao desenvolvimento de transtornos de ansiedade, depressão, e até mesmo a síndrome de Burnout. O isolamento social é outro efeito colateral significativo. A necessidade de dedicar horas a estudos intensos muitas vezes leva à redução do tempo passado com amigos e familiares, podendo resultar em sentimentos de solidão e desconexão social.

A qualidade e a quantidade do sono podem ser afetadas, prejudicando o desempenho cognitivo e aumentando a irritabilidade e a fadiga. O uso de medicamentos – sem prescrição médica -, para aumento de performance pode contribuir para problemas de dependência de remédios e problemas como abuso nas dosagens que podem deixar rastros longos na vida dessa pessoa.

Estratégias para a Saúde Mental dos concurseiros:

Técnicas como a meditação mindfulness, que envolve aprender a lidar com pensamentos negativos e emoções desconfortáveis são eficazes na redução do estresse e ansiedade. Práticas diárias, mesmo que breves, podem ajudar a estimular um estado de maior calma e clareza mental. As técnicas do mindfulness são capazes de proporcionar suavidade para o dia a dia dos concurseiros, e diminuir a sensação de cansaço, fadiga e angústia que desgastam o equilíbrio mental e físico nesse contexto.

É crucial para evitar o esgotamento, os estudantes precisam estabelecer uma rotina de estudos com pausas regulares, o que pode aumentar a produtividade e também reduzir o cansaço. Atividades físicas também são essenciais para aliviar o estresse e melhorar a saúde mental e física. Exercícios como caminhada, corrida, ou yoga podem ser particularmente benéficas.

Além disso, manter um horário regular de sono e assegurar que se durma a quantidade necessária de horas por noite é fundamental para o bem-estar.

Manter-se conectado com amigos e familiares é vital. O apoio emocional que eles fornecem pode ser um fator crucial para lidar com o estresse.Práticas como estudo focados seguidos de breves intervalos, podem ajudar a manter a concentração e evitar a fadiga mental.

O caminho para se tornar um servidor público no Brasil é árduo e pode ter um impacto significativo na saúde mental se não for percorrido de forma saudável. Reconhecer e abordar esses desafios é necessário. A implementação de estratégias de cuidados com a saúde mental pode não apenas melhorar o bem-estar dos concurseiros, mas também potencializar seu desempenho nos estudos e na vida como um todo.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts