Janeiro Branco: saúde mental é pauta para além da depressão

Psicólogo dá dicas para preservar a saúde mental e alcançar bem-estar

A doença física é facilmente notada e raras vezes permanece oculta, o que não acontece com as “doenças não transmissíveis”, porém “silenciosas” como transtornos mentais, a olhos que não são vistos nus e, na maioria dos casos, quem tem prefere manter segredo ou camuflá-los, o que impede os pedidos de ajuda, diagnóstico e tratamento adequado. Esse receio de que o público tenha conhecimento de alguma condição ligada à mente ainda existe porque há preconceito e pouca informação fundamentada sobre as doenças mentais. A tendência é que acabe o tabu e as pessoas estejam mais abertas a falar sobre o tema e oferecer ajuda a quem precisa. O discurso a respeito deve ampliar com a promulgação da Lei nº 14.556, de 25 de abril de 2023, que estabelece a campanha Janeiro Branco, a fim de promover a saúde mental.

Para o psicólogo Fledson Sousa Lima, apenas a lei, sem a participação ativa de todas as pessoas não resolve o problema, no entanto inaugura possibilidades para que a temática ganhe abrangência em diversos espaços da sociedade e seja discutida com mais respeito em empresas, instituições escolares e estabelecimentos de saúde. “Quando falamos em saúde mental, as pessoas costumam pensar que apenas a depressão esteja no campo dos transtornos mentais, mas tais condições afetam as emoções, mente e cognição”, comenta.

O DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), criado pela Associação Americana de Psiquiatria (APA), elenca como transtornos depressivos, o transtorno disruptivo da desregulação do humor, transtorno depressivo maior, transtorno disfórico pré-menstrual, entre outros. Ou seja, existem vários distúrbios que são pouco comentados e devem ganhar amplitude para que sejam tratados. Segundo o Relatório da Organização Mundial da Saúde (2023), no mundo há em torno de um bilhão de indivíduos convivendo com algum transtorno mental, sendo que desse volume, 14% são adolescentes. Assim, é urgente aprender a lidar com questões diárias que possam gerar ansiedade e motivar patologias mentais. Veja algumas dicas para promover o bem-estar sugeridas pelo psicólogo Fledson:

  • Gerencie fatores de estresses e emocional: frustrar-se faz parte do processo, a vida não é feita só de acertos. Os erros ajudam as pessoas a crescer emocionalmente, mas quem não sabe lidar com frustrações pode desencadear problemas de vários tipos.
  • Faça psicoterapia: procure profissionais responsáveis, éticos e habilitados para ajudarem você a lidar com os problemas diários. A psicoterapia não tem contraindicação. Ela é a sua aliada e ajuda a encontrar caminhos para as dificuldades, mas não deixe para procurar auxílio apenas em momentos de crise.
  • Identificação precoce: reconhecer os sinais e sintomas iniciais é essencial para não prolongar o problema e ajustar a rota.
  • Educação sobre saúde mental: é importante para aumentar a consciência e reduzir o estigma.
  • Promoção de estilos de vida saudáveis: manter a saúde com exercício físico, alimentação balanceada e sono adequado é importante para todas as pessoas.
  • Técnicas de gerenciamento de estresse: ter atenção plena à saúde (mindfulness) deveria ser rotina, há diferentes técnicas como yoga, relaxamento, entre outras.
  • Fomentar relações sociais saudáveis: somos seres que se relacionam o tempo todo, por isso é importante ter uma rede de apoio social e fazer parte de uma comunidade.
  • Acesso a serviços de saúde mental: os serviços de promoção da saúde mental são fundamento para alcançar saúde global, entre elas a terapia, aconselhamento, suporte de profissional.

O compromisso com a saúde mental deve ser de todos, negligenciá-la pode resultar em perdas inestimáveis para toda a sociedade.

Sobre Fledson Sousa Lima

Possui formação em enfermagem e psicologia. É mestre em ciência da saúde coletiva e medicina preventiva. Tem especialização em saúde da família, em gestão estratégica de pessoa, em enfermagem geriátrica e gerontologia. Fledson é coaching, mentor de carreira, conselheiro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN-SP) do núcleo cuidar de quem cuida.

É docente do ensino superior. Fundou a empresa SF Gestão de Pessoa 2019, seu histórico profissional conta com passagens por empresas renomadas como Claro Empresas, Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), Unifesp, Uninove, Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), entre outras. Desenvolve e capacita líderes e profissionais para atuarem com excelência, ética e humanização nos setores de saúde e RH. Como consultor, realiza treinamentos, avaliações, recrutamentos, alinhamentos de perfil e processos de coaching para organizações e indivíduos. Tem expertise em ferramentas como Electronic Health Records (EHR) e Manufacturing Process Improvement.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts