Whatsapp Business para o seu negócio

Desde a criação do whatsapp business, em 2018, essa ferramenta digital tem sido uma das plataformas mais utilizadas por empresas para o marketing e comunicação, independentemente de ser um negócio de pequeno, médio ou grande porte. 

Esse aplicativo está presente em milhares de equipamentos eletrônicos, sendo um dos principais meios de comunicação dos usuários de celulares smartphones. 

No entanto, o whatsapp business está presente também em tablets, navegadores de computadores, e até mesmo pode ter configurações específicas por meio de chatbot para automatização de atendimento em sites corporativos e empresariais. 

O modelo desenvolvido para atender o setor empresarial disponibiliza diversas opções voltadas para o meio empresarial, como:

  • Cartão de visita virtual;
  • Catálogo de produtos;
  • Horário de atendimento;
  • Número de telefone comercial.

Outra funcionalidade está na automatização no envio de mensagens com saudações aos clientes, assim como a atualização de status após a realização de uma compra. 

Para as empresas e profissionais autônomos que contam com alta demanda de atendimento, ainda é possível desenvolver atalhos para que respostas frequentes possam ser encaminhadas de maneira facilitada. 

Integração do whatsapp business para publicidade

Assim como outras ferramentas digitais, e as facilidades que a tecnologia proporciona a cada dia que passa, o whatsapp business também é um aplicativo que pode ser utilizado para o desenvolvimento de uma campanha de Marketing Digital e divulgação em massa.

O uso da internet é essencial para a comunicação entre empresa e cliente. Porém, parte da população está conectada na rede mundial de computadores, e todas as plataformas disponíveis para ter mais interatividade e conhecer novos produtos e serviços. 

Aliás, a sociedade em geral passou por grandes mudanças nos hábitos de consumo, exatamente pelas facilidades e acessibilidade promovidas por meio dos equipamentos eletrônicos inseridos na rotina.

Relação com as redes sociais justifica aplicativo

Não foi apenas o whatsapp business que se mostrou uma ferramenta essencial para as empresas. 

As redes sociais passaram a ser um grande centro das atenções, tanto de quem quer vender quanto de quem quer comprar um produto ou deseja contratar um serviço, seja qual for disponível. 

É possível fazer um anúncio utilizando o Instagram Ads e, na mesma página, indexar o número do whatsapp business para que o lead, como é denominado o potencial cliente, possa ingressar/progredir na jornada de compra. 

As estratégias de inbound marketing são aplicadas de maneira certeira nesse modelo de divulgação, pois encurtam caminhos e facilitam a aplicação dos passos do funil de vendas:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Venda;
  • Retenção, ou encantamento.

Dessa forma, é possível encarar o whatsapp business como um aplicativo que tem funções institucionais e, no momento de contato entre cliente e empresa, proporciona um atendimento mais eficiente e ágil. 

Além disso, é possível expandir as funcionalidades de forma automatizada, como a distribuição para canais distintos, como SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), central de dúvidas e reclamações, e até mesmo pós-vendas. 

A importância de um perfil de negócios 

Tão importante quanto utilizar as redes sociais em conjunto com o whatsapp business é realizar, de forma até vinculada, um anúncio em outras plataformas digitais, como anunciar no Google Ads e disponibilizar o número de contato para atendimento em chats automatizados. 

Uma empresa que conta com um perfil de negócios, ou um profissional autônomo que se utiliza desse aplicativo torna tudo mais sério e demonstra comprometimento com os clientes. 

É uma ferramenta que alia o relacionamento com o cliente, apresenta ações corporativas, disponibiliza serviços de utilidade pública, entre outras demandas que fazem parte da vida de usuários do próprio whatsapp. 

Todos os recursos relacionados a um perfil de negócios atrai mais e mais clientes, desde que os serviços e produtos sejam de qualidade e com um atendimento adequado.

Conclusão

Assim como outros aplicativos de sucesso, o whatsapp business é gratuito e pode ser encontrado nas lojas virtuais para download a qualquer momento.

No entanto, as empresas e empresários que desejam fazer do aplicativo um local para a divulgação de uma campanha publicitária, é possível incluir anúncios pagos. 

Para isso é preciso contar com login e senha das plataformas digitais relacionadas à divulgação da marca, dos serviços e dos produtos disponíveis. O número do whatsapp business também deve ser o mesmo em todos os canais de comunicação.

Os anúncios podem alcançar milhares de consumidores, conforme o valor disponibilizado, assim como a localização de interesse. Para quem sabe como funciona o Facebook Ads, o desenvolvimento de um planejamento de marketing segue a mesma lógica.

As empresas que estão presentes nas redes sociais e desejam se destacar no mercado consumidor precisam entender as possibilidades que o whatsapp business oferece, e aproveitar todas as oportunidades que esse aplicativo disponibiliza.

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