Você sabe o que é sustentabilidade empresarial?

O que é sustentabilidade empresarial? É muito mais do que apenas proteger o meio ambiente – embora isso seja essencial para essa abordagem – trata-se de uma estratégia que é composta por um conjunto de ações que visam o desenvolvimento sustentável da sociedade sem agredir o planeta.

Por isso, uma empresa sustentável é aquela que trabalha em sintonia com os muitos objetivos sócio-ambientais, e não em desacordo com eles. Sendo assim, podemos considerar que é uma estratégia de negócios para o crescimento de longo prazo que trabalha em harmonia com a indústria, população e a Terra.

Atrelada à proteção da natureza e do planeta como um todo, existe também a melhora na imagem do seu empreendimento. Praticamente quase todos os consumidores vêem com bons olhos a prática de sustentabilidade empresarial.

O que é sustentabilidade empresarial verdadeira e o que é greenwashing?

A sustentabilidade empresarial real e de valor é aquela que promove mudanças verdadeiras no meio em que atua. Sendo assim, a sustentabilidade é algo que sai do papel e afeta a comunidade como um todo.

Quer um exemplo? Empresas de cosméticos que afirmam não realizar testes em animais, mas não se preocupam em investigar se os seus fornecedores fazem o mesmo.

E o greenwashing é exatamente isso: atitudes meramente comerciais, sem profundidade e que servem apenas como uma jogada de marketing. Ou seja, a busca pela sustentabilidade empresarial deve adotar práticas que surtam efeitos. Mas que práticas são essas?

Exemplo de sustentabilidade empresarial

Uso racional de papel, água e energia elétrica

Apagar a luz da sala, não imprimir um relatório e utilizar água de reuso para dar descarga parecem atitudes pequenas para fazer diferença. No entanto, são essas ações isoladas que promovem uma grande mudança.

Apesar da produção de papel no Brasil ter origem de florestas 100% cultivadas para esse fim e que, segundo a ONG Two Sides, em 2019, 67% dos papéis utilizados foram reciclados, não dá para relaxar quanto ao uso consciente.

Já a água de reuso precisa de uma estratégia que envolva a captação e tratamento. Infelizmente, nem toda empresa pode ou consegue fazer isso. Nesse caso, basta adaptar os banheiros para torneiras com temporizador e vasos sanitários com dual flush.

Por último, o uso racional da energia elétrica visando a sustentabilidade empresarial é um campo muito grande para ser explorado. Vai desde a utilização de placas solares até a adoção de equipamentos eletroeletrônicos que consomem menos energia.

Além disso, temporizadores nas lâmpadas que estão em ambientes de curta permanência, como corredores e banheiros, podem ajudar muito na diminuição do consumo de energia elétrica.

R³ – Reciclar, Reutilizar e Reduzir

Já ouviu falar nos “três erres” da sustentabilidade? Trata-se de reciclar, reutilizar e reduzir. Mas como isso pode ser feito dentro de uma empresa?

Sua empresa pode reduzir custos e consumo de plástico ao utilizar canecas de cerâmica no lugar dos copos descartáveis. Essa atitude também abraça a reutilização.

Falando em reutilizar, aquele papel que borrou a impressão pode virar um bloco de anotações e, por fim, deve ter o melhor destino: a reciclagem. Por isso, é importante que a empresa separe o lixo produzido:

  • Metais
  • Vidros
  • Papéis
  • Plástico
  • Orgânico

Prática dos Princípios ESG

O ESG (Environmental, Social and Governance) são os três pilares base da sustentabilidade de uma empresa. Vamos entender o que cada um deles significa e a sua importância.

  • Environmental: se refere a fatores ambientais, que vão desde o uso consciente até gestão de resíduos. Esse tópico leva em consideração a diminuição da emissão de metano e carbono; eficiência e uso consciente de energia e água; práticas de reflorestamento e diminuição de emissão de poluentes;
  • Social: se refere a fatores sociais. Muito além de trabalhar com projetos sociais, a empresa deve fomentar a inclusão e diversidade na empresa. De mais a mais, as políticas internas devem promover treinamento dos colaboradores para que sejam mais ativos em suas comunidades e sejam conscientes quanto aos Direitos Humanos;
  • Governance: relacionado a fatores de governança da empresa. Essa prática deve fugir ao estereótipo masculino caucasiano, fomentando a inclusão e diversidade na governança dos muitos núcleos empresariais. Fora isso, salários iguais para homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo é o básico.

Outros exemplos de sustentabilidade empresarial

  • Desenvolvimento de projetos sociais e educacionais
  • Desenvolvimento de programas de inclusão e diversidade voltado para grupos marginalizados (devido a aspectos econômicos, sociais, culturais ou físicos)
  • Reuso de matérias primas
  • Utilização de energia limpa e renovável
  • Preocupação com os dados dos funcionários, bem como com seu bem estar físico e psicológico

Qual a importância da sustentabilidade empresarial para o seu negócio?

O primeiro e mais importante dos benefícios é o impacto ambiental positivo. O consumo racional de água, energia e papel são benéficos para o meio ambiente. Além do mais, essa procura em otimizar o consumo eleva a empresa ao patamar da adoção de tecnologias mais limpas.

Essas melhorias proporcionam um ambiente de trabalho mais saudável e nos leva ao segundo benefício, que é ter uma imagem positiva para consumidores e colaboradores. Quando essas mudanças são efetivas – e não meramente decorativas, como no caso o greenwashing – o público que acompanha e consome também é conduzido a uma jornada de melhorias.

Vale lembrar que toda e qualquer empresa também serve de exemplo e influencia seus clientes. Por que não fazer isso de uma forma positiva? Por que não estimular o consumo consciente e a preocupação com a manutenção do meio ambiente, não é mesmo?

Conheça mais alguns benefícios:

  • Refinamento nos processos devido à transparência dos núcleos de conselho
  • Construção e desenvolvimento da imagem positiva da empresa ou marca junto aos clientes
  • Diminuição dos custos de produção
  • Ambiente de trabalho mais harmonioso e, consequentemente, mais produtivo

Agora que você sabe o que é sustentabilidade empresarial, o que está esperando para melhorar as práticas na sua empresa?
Este post foi escrito pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces, a gestão dos negócios e a operação logística no e-commerce. Conheça o olist.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × dois =