Você sabe o que é pirâmide olfativa?

Você adora comprar perfumes e produtos corporais que deixam a sua pele não só hidratada, mas também com um cheiro gostoso? Veja por que é importante saber sobre a pirâmide olfativa!

O olfato é um dos sentidos mais complexos do corpo humano. Além de ser essencial para a preservação da vida, esse sentido garante vivências inesquecíveis e afetuosas, a partir de odores de alimentos que compartilhamos e do cheiro das pessoas amadas.

Para sentir um cheiro, as moléculas presentes no ar atingem o epitélio olfatório, situado na parte superior da cavidade nasal. Vale lembrar que o que é popularmente denominado “sabor” de alimentos resulta de uma associação do olfato e do paladar.

No processo de criação de uma fragrância, o profissional perfumista deve explorar diferentes possibilidades para criar fórmulas únicas, feitas a partir de diversas matérias-primas. Isso pode criar paletas com mais de 4500 alternativas. Se você adora aplicar produtos corporais para hidratar a sua pele e deixá-la ainda mais bonita, veja por que é importante saber o que é a pirâmide olfativa!

O que é pirâmide olfativa?

A pirâmide olfativa é uma ferramenta para avaliar a estrutura química de uma fragrância. Além disso, essa pirâmide mostra a evolução das características de um determinado perfume durante um período. 

“A pirâmide olfativa de um perfume mostra a relação dos principais ingredientes da composição e sua ordem de evolução olfativa, que podem ser descritas entre notas de Cabeça, Corpo e Fundo”, explica o perfumista. Esses grupos são classificados a partir do peso molecular de cada nota.

Vale lembrar que as notas olfativas não são ingredientes isolados, mas são também as sensações. Por exemplo: mar. Um perfume com notas de mar busca não só o cheiro do mar, mas também proporcionar à pessoa a lembrança do que é estar perto do mar. Isso envolve uma composição de flores aquosas, cheiro de algas, peixes, entre outros exemplos.

Diferentes tipos de notas

Existem diferentes tipos de notas durante a produção de perfumes. Um deles são as notas de cabeça, que representam o primeiro impacto do perfume, tendo como características a refrescância e a rápida evaporação. Existem basicamente três notas de cabeça: aromáticos, aquosos e cítricos.

Outro tipo são as notas de corpo, que são mais fortes e representam a evolução do perfume. Na prática, as notas do corpo consistem na personalidade do perfume. Existem também três tipos de notas de corpo: flores, acordes verdes e frutas.

Por fim, existem as notas de fundo, que são compostas por matérias-primas com tenacidade, peso e calor. Essas notas determinam quanto tempo o perfume dura na pele. As famílias desse tipo de nota são chipre, orientais, madeiras, couro e gourmand.

As notas de cabeça são as mais intensas em um primeiro momento e evaporam mais rapidamente, enquanto as notas de fundo demoram mais. Mas é importante ressaltar que o tempo de evaporação de cada fase depende do conjunto de substâncias que constituem a fragrância.

Essa divisão tem um caráter didático e é importante para auxiliar a produção de perfumes, porém, vale lembrar que uma mesma família pode estar presente em diferentes posições — como o floral, que pode estar na saída e no corpo. Uma fragrância moderna hoje apresenta entre 40 e 70 ingredientes, em média, enquanto as fragrâncias clássicas possuem ainda mais (em torno de 130 no Brasil). 

Assim, se você comprar um perfume com cheiro de chocolate, mas não constatar essa família na descrição do produto, não estranhe: a classificação da família depende de muitos ingredientes além daquele cujo odor se destaca mais.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 − 17 =