Venda de empresas: quais as etapas e como definir o valor?

A venda de empresas é um processo que necessita do cumprimento de determinadas etapas para que ela seja bem-cotada no mercado e atraia os investidores mais adequados. 

Além de organizar toda a papelada, é necessário um conhecimento aprofundado para preparar uma apresentação objetiva, calcular o preço de venda com foco em achar o melhor valor e saber onde vender uma empresa.

Mas, como realizar tudo isso? Como vender minha empresa para investidores? Seguindo todas as etapas e contando com o suporte de um consultor especializado em fusão, aquisição e valuation. Leia até o final do texto para entender melhor!

Como iniciar o processo de venda de empresa?

É necessário se preparar antes de dar o primeiro passo rumo à venda da sua empresa. Por isso, indicamos sempre iniciar pela decisão do tamanho da parcela a ser vendida. Será apenas uma parte ou o total de ações societárias? Se forem apenas as cotas, será participação minoritária ou majoritária?

O segundo passo é ter todos os documentos financeiros, fiscais, contábeis e trabalhistas organizados e em dia. Afinal, o investidor precisará saber a situação atual do negócio e sua capacidade de gerar lucro no futuro.

Por fim, recomendamos procurar por uma consultoria experiente e qualificada de fusão e aquisição, que tenha grande volume de negociações em seu portfólio.

Como vender minha empresa para investidores?

Você pode vender a sua empresa para outros sócios ou investidores. Confira o que é necessário para vender uma empresa e descubra todas as etapas desse processo.

  1. Preparação da empresa para a venda: faça uma revisão geral da papelada corporativa, como contratos, aluguéis, acordos, demonstrações financeiras e fiscais etc.
  2. Valuation: o consultor de M&A aplicará os métodos de cálculo mais valorizados no mercado para chegar ao melhor valor final, sem desvalorizar as empresas envolvidas na transação.
  3. Planejamento estratégico: escolhe-se a forma que a empresa vendida será apresentada ao mercado, pensa-se em qual perfil de investidor é o mais adequado, decide-se as condições de pagamento, entre outras ações.
  4. Apresentação para investidores: prepara-se a apresentação não confidencial, sem conter dados sigilosos e enviada em um primeiro momento aos investidores, e uma confidencial, para enviar dados estratégicos aos interessados, mediante assinatura do acordo de confidencialidade.
  5. Road-show: criação de um processo competitivo para buscar os melhores investidores e o melhor valor de venda. Essa etapa divulga a venda e mapeia os possíveis investidores com base no perfil definido anteriormente.
  6. Seleção de ofertas não vinculantes: momento de receber ofertas não oficiais com base na apresentação sigilosa enviada.
  7. Due Diligence e Ofertas vinculantes: ao aceitar uma oferta não vinculante, é hora de realizar a auditoria ou Due Diligence para confirmar a veracidade das informações divulgadas. Se estiver tudo certo, o investidor envia uma oferta final.
  8. Assinatura do contrato de formalização da venda da empresa: negociação de cláusulas do contrato por meio de advogados qualificados e assinatura do processo de venda de empresa.

Como calcular o preço de venda de uma empresa?

O cálculo do cálculo do valuation é o ponto-chave para a negociação. É a partir dele que o investidor percebe se a empresa à venda está ou não saudável financeiramente. Em resumo, confira os principais métodos de como calcular o preço de venda de uma empresa:

  • fluxo de caixa descontado: é o método mais usado e valorizado no mercado. Ele analisa a capacidade da empresa gerar lucro no futuro por meio do desconto dos valores atuais do fluxo de caixa sem considerar as dívidas. Após esse cálculo, as dívidas são subtraídas do valor total;
  • valor patrimonial: utiliza a avaliação patrimonial para determinar o preço de venda de empresa, somando seus ativos desde a fundação.
  • múltiplos de mercado: esse método avalia e compara o valor de venda com outras empresas do mesmo setor a partir da análise do desempenho econômico e financeiro do negócio. Normalmente essa metodologia é usada para compra e venda de empresas de capital aberto.

Como vender uma empresa em sigilo?

Outro passo importante é saber como vender uma empresa em sigilo para não desvalorizar as organizações envolvidas e não gerar desconfiança no mercado e nos próprios funcionários e parceiros do negócio.

Para que tudo ocorra sem prejuízos financeiros e à reputação de ambos os lados, é necessário entender uma questão de suma importância: assinar um acordo de confidencialidade (NDA) para que nenhum dado seja vazado ou compartilhado indevidamente em todas as etapas do processo.

Veja como proceder para vender uma empresa de forma sigilosa:

  • contrate uma consultoria para venda de empresa confiável e que tenha boa reputação no mercado;
  • elabore a documentação e a apresentação de venda não confidencial, chamada de teaser ou one-pager, que não inclui dados financeiros e contábeis, estratégias adotadas, nome da empresa à venda etc;
  • assine o acordo de confidencialidade para enviar a apresentação sigilosa com valuation e Information Memorandum, que reúne as finanças, o histórico, o organograma, principais fornecedores e clientes, marketing, entre outros dados.

É fundamental contar com o suporte de um consultor de M&A, pois ele fará todas as reuniões com o investidor em seu escritório, sem expor a empresa à venda e seus respectivos sócios.

Além disso, esse profissional sabe encontrar os melhores investidores e também como calcular o preço de venda de uma empresa, seguindo os métodos de avaliação mais valorizados pelos compradores.

Ou seja, o processo de venda de empresa é longo e demorado e precisa ser feito de forma profissional para que não haja desvalorização no momento da negociação. Empresas que não são vendidas profissionalmente podem perder até 50% do seu valor.

Por isso, contar com uma consultoria de primeira linha, que domine tudo sobre compra e venda de empresa é vital para você fazer um bom negócio e não “jogar fora” todos os anos trabalhados e o esforço dedicado à criação e ao crescimento do negócio.

Fonte: Capital Invest, consultoria com quase 20 anos de experiência em assessoramento financeiro em compra, venda e avaliação de empresas.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *