Veganismo descomplicado: alimentos econômicos, nutritivos e saborosos

Veganismo descomplicado: alimentos econômicos, nutritivos e saborosos

A alimentação vegana é erroneamente apontada por muitas pessoas como uma dieta cara e, muitas vezes, elitista. No entanto, isso não é realmente verdade. Existe uma infinita variedade de alimentos que podem ser consumidos, como grãos, legumes, verduras, frutas ou raízes que possuem preços acessíveis, oferecem um amplo valor nutricional e são extremamente saborosos. Por essa razão, trouxemos algumas dicas de como introduzir esses alimentos na sua rotina e quais seus principais benefícios para sua saúde e bem-estar.

Primeiramente, a principal dica que pode ser implementada é optar pelos alimentos da estação, para obter mais vantagens e variedade durante o ano. Os alimentos sazonais costumam ser mais baratos, por serem produzidos em maior quantidade na época de sua colheita, além de possuírem uma qualidade superior, por esse mesmo motivo.

Outra possibilidade é comprar os produtos próprios da sua região, se ela tiver produção de gêneros alimentícios. Além de ajudar o comércio e os empreendedores locais, o valor dessas mercadorias costuma ser mais em conta. Ambas as práticas mencionadas ajudam a deixar a compra do mercado mais barata, e abrem um leque de possibilidades para adquirir outros produtos que possuem preços mais elevados.

Vale ressaltar que toda mudança drástica e repentina deve ser evitada, por se tornar insustentável em longo prazo, mas é possível introduzir hábitos mais saudáveis na dieta cotidiana. Aos poucos, será possível observar os bons resultados que os alimentos mais naturais podem conferir à saúde e ao corpo. Caso seja necessário, consulte um nutricionista, para que sejam elaborados planos graduais, adaptados à sua própria realidade. Ademais, confira uma lista de opções econômicas e saudáveis para consumir.

Arroz integral e macarrão integral

Ambos são carboidratos saudáveis, nutritivos e ótimas opções para a substituição de suas versões mais comuns, como o arroz branco e o macarrão feito com farinha de trigo refinada, que estão presentes na mesa de milhares de brasileiros.

O arroz integral é rico em vitaminas do complexo B, como tiamina (auxilia na produção de novas células, na proteção do sistema imunológico e no funcionamento do sistema nervoso) e niacina (ajuda a aumentar o colesterol bom, o HDL). Já o macarrão integral também é rico em vitaminas do complexo B, mas também possui alta concentração de minerais, como cobre, cálcio, selênio e fósforo.

Aveia

Esse alimento é rico em vitaminas B1, a tiamina, e B5, o ácido pantotênico. O segundo é associado à produção de hormônios e à diminuição do estresse, além de melhorar a saúde da pele, como diminuição de manchas e acnes. A aveia ainda é rica em fibras e minerais, como manganês, fósforo e ferro.

Banana, maçã, pera e laranja

Essas frutas podem ser encontradas com facilidade em todo o Brasil, e são ótimas opções de lanches e como parte do café da manhã. As bananas são ricas em vitaminas B6 e C, fibras, magnésio, potássio e cálcio. Já a maçã é rica em água, fibras e polifenóis, principalmente quando consumida com a casca, onde concentra-se a maior parte dos nutrientes que proporcionam efeitos antioxidantes. A pera, assim como a maçã, também possui polifenóis na casca, e a fruta é uma boa fonte de potássio, cobre e niacina. Enquanto isso, as laranjas são conhecidas por serem ricas em vitamina C, fibras, tiamina, folato e antioxidantes.

Pasta de amendoim

Esse alimento tem se tornado bastante popular, sendo adotado por várias pessoas. Ele é rico em gorduras, proteínas e carboidratos de qualidade, além de conter vitaminas do complexo B, como niacina e piridoxina, assim como vitamina E. Se feita em casa, os benefícios da pasta de amendoim vegana podem incluir mais energia, disposição e até mesmo auxiliar na prevenção de doenças, como diabetes e problemas cardiovasculares, assim como evita o contato com conservantes e outras substâncias, que, em excesso, podem se tornar tóxicas, encontradas nos alimentos processados, vendidos em supermercados.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *