Tudo que você precisa saber antes de comprar um carro

A compra de um veículo vai muito além de simplesmente escolher aquele modelo atraente. Saiba mais!

A compra de um novo veículo, seja um carro 0 km ou seminovo, é algo importante para qualquer pessoa. Por envolver um grande investimento, é necessário ter uma série de cuidados, já que esse processo não se resume simplesmente a escolher o veículo que mais lhe atrai.

Inclusive, hoje há mais possibilidades de escolhas, já que agora é possível visitar sites de marketplace de carros e conferir ofertas na internet, sem precisar ir à concessionária. Assim, caso você tenha dúvidas sobre o que precisa saber para não errar na sua compra, confira algumas orientações úteis.

Onde comprar

As concessionárias de veículos são o primeiro lugar que vem à mente quando se fala em comprar um novo veículo. Ofertando veículos novos e seminovos, ela permite que o potencial comprador faça uma vistoria própria do carro, conheça suas condições e faça um test drive, confirmando que o modelo selecionado é o que ele realmente deseja.

Entretanto, como dito, hoje é possível encontrar opções seguras em sites especializados na internet. Além de ter uma variedade maior de veículos, é possível agendar com o site um horário e local para fazer o test drive, de forma que você tenha a oportunidade de conhecer o automóvel.

Financiamento

O planejamento financeiro adequado é fundamental para que você não comprometa o seu orçamento mensal e, consequentemente, corra o risco de não honrar o seu compromisso. Portanto, antes de fechar a compra, certifique-se que você tem à disposição um bom montante para dar de entrada.

A recomendação de especialistas é que o comprador dê ao menos uma entrada de 30% do valor do veículo. Quanto maior for a entrada, menores serão as taxas de juros cobradas. E quanto mais rápido essas parcelas forem pagas, mais vantagens você terá.

Porém, atenção: não escolha pagar por parcelas muito grandes apenas para terminar o pagamento mais rápido, já que isso pode ser um risco para o seu orçamento. Estabeleça uma margem segura para o valor do financiamento, garantindo a sua segurança financeira.

Custos depois da compra

Além do valor de aquisição do veículo, é importante que o comprador se lembre que um carro tem outras despesas. Uma das principais é a manutenção, algo que irá depender de cada modelo e marca. Por exemplo: marcas menos conhecidas ou populares no Brasil têm menos itens de reposição em caso de quebra. Portanto, a manutenção ou conserto dessas peças é mais cara do que de modelos mais populares.

O mesmo vale para outros gastos rotineiros, como as revisões, o seguro do veículo e tributos como o IPVA. Contudo, uma das despesas mais perceptíveis no seu bolso é o consumo de combustível, que pode pesar muito no seu orçamento mensal. Assim, sempre pesquise sobre o consumo médio do carro que você pretende adquirir, optando por aqueles que consomem menos.

E não se esqueça de outros gastos relacionados a ter um veículo, como estacionamento.

Consulte o histórico do veículo

Caso você esteja adquirindo um carro seminovo, é importante que você procure conhecer o histórico do veículo. Por exemplo: é importante saber se não há débitos anteriores em aberto, como o IPVA ou multas pendentes, se a documentação, como o licenciamento do automóvel, está em dia e regularizada.

Também é importante que você verifique se há registro de roubo relacionado ao modelo que você está negociando. Por isso, além de pesquisar sobre ele nos órgãos governamentais, é possível também pedir para que o seu mecânico de confiança verifique se o número do chassi e dos vidros batem com os do documento do veículo, prevenindo-se de uma possível fraude.

A visita ao mecânico também é válida para se assegurar de que está tudo certo com o carro, mesmo que o antigo dono afirme que o carro não foi batido, por exemplo.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *