Terapia viral inovadora melhora chances de cura do câncer de bexiga

Novo tratamento atinge células tumorais específicas e evita danos as células saudáveis, o que torna o procedimento menos invasivo

Uma nova alternativa de cura para o câncer de bexiga acaba de ser descoberta e anima o mundo científico. De acordo com o Inca, aproximadamente 11.000 pessoas serão diagnosticadas com a doença no Brasil em 2023. 

O BCG (Bacillus Calmette-Guerin) é geralmente o tratamento padrão utilizado. Menos invasivo, é usado para reduzir o risco de recorrência do câncer de bexiga. A terapia é muito eficaz em pacientes que possuem baixo risco de progressão. Entretanto, um número significativo de pacientes não responde à terapia com o BCG, deixando-os com poucas opções de tratamento eficazes.

A boa notícia é que há uma outra opção agora para quem é resistente ao BCG. Recentemente foi aprovado nos Estados Unidos, por meio de um estudo clínico de fase lll, resultados promissores para o uso de Adstiladrin (rAd-INFa/syn3) em pacientes com câncer de bexiga não invasivo e não muscular resistente ao BCG. 

O Adstiladrin é um vetor adenovírus não replicante contendo IFN α2b recombinante com atividade antitumoral. Ou seja, o Adstiladrin transforma as próprias células da parede da bexiga do paciente em micro fábricas de interferons, estimulando a atividade do sistema imunológico. Dr. Bruno Benigno, um dos chefes de Urologia do Centro de Oncologia e Urologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP) explica que desta forma, há um aumento das defesas naturais do corpo contra o câncer. “A introdução do medicamento acontece como no BCG, através de um cateter na bexiga, porém uma vez a cada três meses”, completa.

O estudo incluiu a avaliação de efeitos colaterais e o risco de retorno da doença. De acordo com os pesquisadores, o medicamento foi bem tolerado e não foram relatados efeitos colaterais graves ou mortes em decorrência do tratamento. 

Ainda assim, segundo Benigno, a nova terapia não é aprovada para todos os pacientes com câncer de bexiga e o BCG continua sendo o tratamento padrão com as maiores taxas de resposta. Mas é uma ótima opção para quem não responde à terapia com a BCG. Benigno ressalta que o novo tratamento ainda não está disponível no Brasil, mas estima-se que demore cerca de um ano e meio para ser aprovado no país. 

Dr. Bruno Benigno

Desde 2017 é um dos chefes de Urologia do Centro de Oncologia e do Centro de Urologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), é fundador da Clínica Uro Onco em São Paulo, é especialista no tratamento do câncer do sistema urinário (masculino e feminino) e sistema reprodutor masculino, no tratamento do câncer de próstata, rim, bexiga, testículos e cálculos do sistema urinário. Benigno tem subespecialização em Cirurgia Robótica, Laparoscopia e Terapia Focal (HIFU). 

Doutor Bruno Benigno, Urologista e Oncologista (Foto: Reprodução/Bruno Benigno)  
Doutor Bruno Benigno, Urologista e Oncologista (Foto: Reprodução/Bruno Benigno)  

Youtube | Videocast Doutor Bruno Benigno 
Instagram | @dr_benigno
Facebook | Bruno Benigno
Blog | Uro Onco 

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts