Tecnologia e habilidades socioemocionais lideram tendências do mercado de trabalho em 2023

Como as transformações atuais estão afetando o mercado de trabalho e o que os profissionais podem fazer para se adaptar?

Segundo o relatório “Future of Jobs”, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, o mercado de trabalho tem passado por mudanças significativas nos últimos anos e essa tendência deve se intensificar na próxima década. Entre as orientações apontadas pelo relatório estão a crescente demanda por habilidades comportamentais e o uso cada vez maior da tecnologia em diversas áreas.

A seguir, veja mais detalhes sobre três das tendências apontadas no relatório. Quem explica é a especialista em carreiras e relações de trabalho Alice Salvo Sosnowski.

💻 Crescimento da Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) tem sido uma das tecnologias mais mencionadas como tendência no mercado de trabalho. Segundo o relatório, a IA está sendo cada vez mais usada para automatizar processos e tarefas repetitivas, como a inserção de dados em planilhas ou o atendimento inicial de clientes.

Para Alice Salvo, no entanto, a IA não é uma ameaça ao trabalho humano. “Acredito que essas tecnologias vieram para somar. Um jornalista pode pedir para uma IA recolher dados, e ele terá que colocar seu pensamento crítico nas informações. Um advogado pode pedir para a IA todas as sentenças sobre um crime comum, mas é ele que terá que julgar aquela ação específica. Até um médico pode ter em mãos todas as possibilidades de uma doença pela IA, mas é ele que irá fazer o diagnóstico em contato com o paciente”, pontua.

Tecnologia e habilidades socioemocionais lideram tendências do mercado de trabalho em 2023
Tecnologia e habilidades socioemocionais lideram tendências do mercado de trabalho em 2023

😁 Habilidades socioemocionais

O relatório aponta ainda que habilidades socioemocionais serão cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho, em especial a criatividade, a resiliência, a empatia e a inteligência emocional. Segundo Alice Salvo, “a transformação digital tem valorizado mais a humanização das relações, uma vez que a tecnologia tem tirado as tarefas mais mecânicas e repetitivas dos profissionais, sobrando mais tempo para a realização de trabalhos que exigem empatia, relacionamento interpessoal e criatividade”.

A especialista afirma ainda que a pandemia da Covid-19 acelerou ainda mais essa tendência, já que o trabalho remoto trouxe desafios inéditos para a gestão de equipes e a manutenção da produtividade. “Profissionais que possuem habilidades sociais e emocionais, como a capacidade de adaptação e a resiliência, têm sido cada vez mais valorizados pelas empresas, que buscam trabalhadores capazes de se adaptar às mudanças e manter a equipe engajada mesmo em situações adversas”, afirma.

🧩 Aceleração da transformação digital

Por fim, o relatório destaca a aceleração da transformação digital em diversas áreas, como varejo, indústria e serviços. Com a pandemia de Covid-19, muitas empresas tiveram que se adaptar rapidamente ao ambiente virtual, e essa tendência deve continuar no futuro.

A especialista esclarece que a transformação digital é uma oportunidade para profissionais que possuem habilidades em tecnologia. “Com a evolução da tecnologia, é fundamental que os profissionais abracem essas possibilidades tecnológicas e não fiquem com medo. Elas estão aí para nos auxiliar a melhorar nossas atividades. O meu conselho é: conheça, estude, experimente, aproveite as possibilidades”, conclui.

Em resumo, o futuro do mercado de trabalho será cada vez mais digital e exigirá habilidades técnicas e sociais cada vez mais complexas. O profissional que conseguir se adaptar e desenvolver essas habilidades terá uma vantagem competitiva no mercado de trabalho. “O trabalhador que está atento às tendências, investe em sua capacitação e desenvolve sua inteligência emocional terá um futuro promissor e muitas oportunidades. Não fique com medo de um robô, da evolução e das transformações. Tente, e o que não der certo, arrisque com outros caminhos. Sempre há espaço para quem está disposto a mergulhar na vida”, conclui.

A pesquisa Future of Jobs pode ser acessada na íntegra no site do Fórum Econômico Mundial.


Alice Salvo Sosnowski é fundadora da consultoria O Pulo do Gato e autora do livro “Empreendedorismo para Leigos”. É uma mulher multitarefas: jornalista, consultora, especialista em empreendedorismo e soft skills, tema que pesquisa desde 2009. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Alice teve uma longa trajetória no jornalismo, com passagens em veículos como o jornal O Estado de S. Paulo. Mestre em empreendedorismo na FEA/USP e pós-graduada em gestão de negócios pela FGV, em 2019 Alice foi eleita uma das Top Voices no Linkedin e desempenhou papéis de liderança em vários projetos prósperos, como o meuSucesso.com, a Rede Mulher Empreendedora e na organização da Virada Empreendedora desde sua primeira edição. Hoje, ela não guarda o aprendizado apenas consigo. Ela compartilha com seus alunos e empreendedores de todo país conceitos, práticas e reflexões desenvolvendo cursos e workshops e ministrando palestras e aulas. 

Áreas para entrevistas: Relações de Trabalho – Recursos Humanos e Solução de Conflitos, empreendedorismo e soft skills, gestão de negócios, comportamento, inovação, habilidades empreendedoras, inteligência emocional, networking, equidade de gênero no mundo corporativo, tendências de negócios, PME’s.

Redes Sociais: INSTAGRAM I LINKEDIN I SITE

Informações à imprensa:

Silvana Inácio – [email protected]  

Ghabriella Costermani – [email protected]  

Tel: (11) 3042-5641/ (11) 99191-5116/ (11) 97225-9020

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts