Talabarte NR35: Um dispositivo essencial para o Trabalho em Altura.

O trabalho em altura exige atenção redobrada às condições de segurança. O risco de quedas ou lesões pode trazer problemas para empresas e trabalhadores. Além disso, os casos mais graves comprometem muito a integridade física de todos. Para isso, utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados é indispensável. Nesse artigo você vai conhecer mais sobre o Talabarte. Vai saber sua função, a importância do seu uso, os tipos existentes, como escolher cada um e como usar adequadamente.

O que é talabarte e qual sua função?

O Talabarte NR35 é um dispositivo que compõe os EPIs para trabalho em altura, feito de materiais resistentes e com ganchos na ponta. Ele tem a função de ancorar o trabalhador a uma estrutura ou ponto de fixação, previne riscos de queda e garante uma posição mais adequada para a realização dos serviços.

Quando usar o talabarte?

É importante se ater ao fato que a Norma Regulamentadora No. 35 (NR-35) exige que os empregadores tomem medidas de segurança para se trabalhar em altura. Ela também determina como fornecer equipamentos adequados. Mas é muito comum ficar em dúvida sobre qual a melhor escolha: trava quedas ou Talabarte?

O Talabarte NR-35 costuma ser utilizado quando não há Linha de vida (que é retratada em outro artigo aqui do Blog), onde a distância da queda pode ser maior. Muito utilizado em indústrias, telefonia, construção e até mesmo por bombeiros, ele deve compor o EPI para que a ancoragem seja feita.

A importância do talabarte

Em 2019 as quedas representaram cerca de 40% dos acidentes de trabalho que ocorreram no Brasil, conforme aponta o Ministério do Trabalho. Usar o talabarte da maneira correta é uma forma eficaz de diminuir os riscos.

É importante lembrar que o Talabarte não é utilizado sozinho, mas conectado ao cinturão de segurança, popularmente conhecido como cinto de paraquedista. Há mais de um tipo desse equipamento e cada um é melhor aplicado a cada situação, veja a seguir.

Quais os tipos de talabarte

No mercado encontramos mais de um tipo de Talabarte, por isso é importante conhecer cada um deles, como listado abaixo:

  • Talabarte simples.
  • Talabarte Duplo ou em Y.
  • Talabarte de Posicionamento.
  • Talabarte com Fita Tubular.

 Talabarte Simples

De Fácil Manuseio esse modelo de Talabarte é comumente mais leve, composto por uma alça resistente, ganchos com travas na ponta e absorvedor de energia. Esse é um dos modelos mais utilizados, indicado para trabalhos que não exijam tanta movimentação.

Talabarte Duplo

O Talabarte Duplo é semelhante ao talabarte simples, mas com uma ponta a mais na extremidade ligada ao ponto de ancoragem. Devido ao seu formato esse equipamento também é conhecido como Talabarte em Y.

Utilizado na parte frontal e conectado ao Cinturão de Segurança, esse modelo de Talabarte NR35 permite uma melhor locomoção do trabalhador em andaimes, estruturas, obras ou situações que seja necessário alterar a posição, uma vez que uma ponta pode permanecer conectada enquanto a outra está sendo movida.

Talabarte de Posicionamento

Diferentemente dos demais, o Talabarte de posicionamento não tem como objetivo a proteção de quedas. O equipamento é preso ao EPI do trabalhador e envolve o ponto de fixação criando um apoio para promover uma posição adequada durante a realização do trabalho. Contudo, seu uso não exclui a necessidade de utilizar outros equipamentos para prevenção de quedas.

Talabarte com Fita Tubular

Esse modelo é parecido com o Duplo em Y e o simples. A diferença é que ele é produzido com alças do tipo tubular, confeccionando mais elasticidade junto do absorvedor de energia. Com isso, o impacto da queda é reduzido.

Qual o comprimento máximo de uma Talabarte?

O fator de queda é um ponto vital a ser analisado ao escolher o equipamento adequado. Definido pela NR-35, o fator de queda é a razão entre a altura de uma queda livre e o comprimento do Talabarte. O ideal é que o fator de queda seja menor que 1, sendo que quanto mais próximo de 0 melhor.

Esse cálculo influencia diretamente no tamanho do equipamento a ser utilizado. Além disso a NBR 14.629/11 determina que Talabartes maiores que 0,9 metros devem acoplar absorvedores de energia, e os dois equipamentos juntos não devem superar o tamanho de 2 metros de comprimento.

Quando usar o cinto de segurança tipo abdominal pode ser utilizado?

Já foi mencionado no texto que o Talabarte NR35 compõe o EPI para proteção de quedas, uma vez que ele fará a ancoragem do escalador, mas é preciso utilizar em conjunto o cinto de segurança abdominal, ou o cinturão de segurança.

Conforme a normatização, é obrigatório o seu uso em todo trabalho feito em uma altura superior a 2 metros de distância do solo.

Atenção ao Comprar um Talabarte

Ao comprar um EPI é imprescindível fazer uma análise criteriosa, já que o mesmo irá promover o bem estar de um trabalhador. Por isso sempre faça a Análise de Risco, confira a procedência do produto e opte por aqueles que oferecem mais garantias técnicas quanto ao seu funcionamento.

Quem deve usar o Talabarte?

O Talabarte deve ser usado por profissionais que desejem trabalhar em altura, e devem ter capacitação para a realização do serviço. Dessa forma, é necessário realizar um treinamento de duração mínima de oito horas, que dará capacidade técnica e conhecimento dos tópicos que envolvem esse tipo de trabalho. 

Concluindo

O Talabarte NR35 é um item vital para empresas e trabalhadores. Seu uso torna o trabalho em locais altos mais seguro e confortável, sendo responsável por ancorar e dar apoio para trabalhar com uma posição adequada.

Com vários modelos presentes no mercado é importante sempre analisar os mais adequados. A qualidade do equipamento deve ser sempre levada em consideração, pois esse é um dispositivo que pode salvar vidas.

Além disso, Cinturões de Segurança, Mosquetões, Capacetes, e demais equipamentos devem sempre ser monitorados e estar em boas condições de uso, armazenados em local limpo sem calor e umidade.

Saiba mais sobre tudo que envolve a segurança no trabalho e NR 35

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

13 + oito =