Sustentabilidade na construção civil: descubra a importância da redução de resíduos na construção

A sustentabilidade na construção civil é um tema que está cada vez mais indispensável nos dias atuais, uma vez que a grande quantidade de resíduos e entulhos que são gerados durante as obras pode prejudicar seriamente o meio ambiente.

Além disso, as nocivas atividades de extração de matéria-prima e o elevado uso de energia elétrica também representam um grande desafio na minimização dos impactos que são provocados pelas construções.

Continue lendo este artigo e compreenda um pouco mais sobre a importância da sustentabilidade na construção civil, as suas vantagens e entre muitos outros fatores.

A importância da sustentabilidade na construção

Devido ao grande impacto que uma construção pode ter sobre o meio ambiente, a sustentabilidade passa a ser um importante tema, principalmente para esse setor.

Dessa forma, o conceito de sustentabilidade na construção civil é o de garantir que antes, durante e até mesmo após as construções sejam efetuadas, sejam feitas ações que reduzam os impactos ambientais e potencializem a viabilidade econômica.

Além disso, ela também deve proporcionar uma boa qualidade de vida para as gerações atuais e as futuras, impactando assim diversas vertentes.

Efetuar o devido transporte de efluentes, fazer com que os materiais sejam reutilizados e definir diferentes alternativas para a exploração dos recursos naturais são ótimas maneiras de ajudar o meio ambiente.

Ademais, encontrar novas formas de gerar e economizar energia também é uma das atitudes que podem diminuir os impactos da construção no ambiente, desempenhando ainda um papel fundamental para tornar os processos viáveis financeiramente.

As questões ambientais e sociais são muito discutidas hoje em dia, uma vez que os clientes pararam de se preocupar apenas com qualidade e custos e passaram a focar nos impactos que as empresas geram sobre o planeta, além de sua missão e valores.

Dessa forma, as empresas de todos os setores, desde um estabelecimento que realiza a manutenção em elevadores automotivos até uma loja de e-commerce, precisam se atentar aos impactos que proporcionaram à natureza e às pessoas à sua volta.

Assim, as organizações conseguem diminuir a sua interferência no meio ambiente, garantindo a sua saúde e bem-estar e também atraem um maior número de consumidores, ao melhorarem o seu posicionamento.

Por exemplo, é possível fornecer uma porta pvc sob medida e ecológica, sendo produzida sem as reações químicas que causam subprodutos que são potencialmente danosos ao meio ambiente.

Com isso, a empresa consegue reduzir os danos na natureza e obter um posicionamento mais positivo no mercado, conquistando mais clientes.

Esse fator se torna ainda mais relevante quando se fala no setor da construção civil, uma vez que essa área em específico consome muitos recursos naturais e gera enormes quantidades de resíduos.

Para obter uma maior noção dessa proporção, segundo a incorporadora e construtora Bild Desenvolvimento Imobiliário, em apenas um dia de trabalho, cada funcionário da obra gera, em média, 51,74 gramas de resíduos, o que representa cerca de 9 kg de resíduos por dia.

Dessa forma, a sustentabilidade na construção civil se faz extremamente necessária para conseguir diminuir os impactos que são gerados pelo setor.

Como você pode perceber, além da questão ética e ambiental, a sustentabilidade também é uma demanda que é exigida pelos consumidores finais, crescendo cada vez mais.

Assim, ações como obter um serviço de monitoramento ambiental, procurar soluções de materiais que são recicláveis e ecológicos, efetuar o descarte consciente de resíduos e entre muitos outros fatores se tornam essenciais.

Isso acontece porque boa parte da sociedade vem mudando os seus hábitos prejudiciais ao meio ambiente, se tornando mais conscientes, e com isso surge a necessidade de construções que sejam mais sustentáveis.

Vantagens da sustentabilidade na construção civil

A sustentabilidade na construção civil possui a habilidade de proporcionar muitos benefícios, tanto para a empresa que o realiza, quanto para os seus clientes e para o meio ambiente.

Dessa forma, abrangendo o consumo consciente de matéria-prima, o reaproveitamento de resíduos e também a minimização de desperdícios, o conceito de sustentabilidade na construção traz inúmeras vantagens aos empreendedores, onde dentre eles estão:

  • Redução de gastos;
  • Incentivos fiscais;
  • Mais conforto aos proprietários;
  • Maior apelo e conforto visual;
  • Melhor argumento de vendas.

Esses são os principais benefícios da sustentabilidade na construção civil, onde ela possui a capacidade de proporcionar pontos muito positivos para todos os envolvidos.

As principais práticas sustentáveis no setor

Como você pode perceber, a sustentabilidade possui um grande poder na área civil, onde a conscientização e as ações para um planeta mais saudável são essenciais para todos os seres vivos.

Entretanto, além de compreender a importância da sustentabilidade, também é necessário saber como aplicar em suas obras e empreendimento.

Com isso, dentre as principais práticas que podem ser aplicadas no setor de construção civil a fim de promover a sustentabilidade, podem-se citar:

  • Aposte no conceito de green buildings;
  • Realize o gerenciamento adequado de resíduos;
  • Invista em novas tecnologias;
  • Certifique a construtora sobre as novas reguladoras;
  • Evite o consumo excessivo de energia.

Essas são as principais aplicações práticas da sustentabilidade no setor civil, onde a sua operação pode provocar pontos positivos na natureza, ajudando em sua preservação.

Aposte no conceito de green buildings

O termo “green building” significa, ao ser traduzido para o português, edifício verde, sendo também chamado de construção sustentável.

Como o próprio nome já diz, ele é um espaço onde se deve utilizar processos de sustentabilidade em sua operação, onde desde um relatório técnico ambiental até o uso de materiais renováveis e o descarte consciente dos resíduos devem ser efetuados.

Dessa forma, em toda a sua concepção, construção, operação e até mesmo demolição devem ser realizados de forma que gerem benefícios econômicos, ambientais e também à saúde.

Esse processo é possível porque essas construções contam com requisitos de segurança, praticidade e conforto necessários em uma obra, além de promover uma alta qualidade de vida aos seus moradores.

Além disso, os materiais ecológicos possuem preços menores, além de serem benéficos para a natureza e todos ao seu redor.

Realize o gerenciamento adequado de resíduos

Para conseguir efetuar um gerenciamento adequado de resíduos, não basta apenas pesquisar no Google “aluguel de caçamba preço médio”, mas sim garantir que todos os materiais sólidos sejam devidamente descartados.

Em uma construção, é possível utilizar caçambas como um meio de armazenamento de todos os resíduos, onde estes devem ser levados para locais de triagem ou então seguir para aterros que sejam adequados ao fim da obra.

Entretanto, quando se trata de um grande projeto, o ideal é que a construtora invista em programas de gestão ambiental, garantindo a separação de resíduos desde o início até o encerramento da edificação.

Essa etapa é muito importante, uma vez que o processo de destinar adequadamente os materiais é um dos pontos que são mais relevantes para a sustentabilidade na área de construção civil.

Isso acontece porque esse processo permite o reaproveitamento de recursos, reduz os custos de coleta e também garante que uma maior quantidade de resíduos seja reutilizada e encaminhada para as usinas de reciclagem.

Dessa forma não gera tanto desperdício de materiais e também previne a contaminação do meio ambiente com resíduos que são nocivos.

Invista em novas tecnologias

Investir em tecnologia também é muito importante, sendo desde pesquisar sobre um novo material, como “filtro de carvão ativado preço” no Google a fim de obter novas maneiras de efetuar um processo, de forma mais eficiente, até aparelhos, dispositivos e softwares.

As tecnologias possuem a capacidade de permitir que o gerenciamento correto de uma obra seja otimizado com o auxílio de softwares.

Além disso, a tecnologia também contribui como uma maneira de economizar energia e recursos, uma vez que com eles tudo pode ser realizado de uma forma mais eficiente e produtiva, economizando tempo, dinheiro e mão de obra.

Certifique a construtora sobre normas reguladoras

Quando se vai realizar uma obra, é muito importante se atentar às questões jurídicas da operação, onde desde uma licença do corpo de bombeiros até a autorização de descarte em uma determinada área deve estar em ordem.

Além disso, as empresas que aderem a um padrão de excelência, podendo atestar a máxima qualidade em suas atividades, conseguem adquirir uma certificação, onde essa avalia o seu desempenho sustentável com base em normas específicas para cada setor.

Esse documento possui uma grande relevância no mercado, já que os consumidores estão cada vez mais interessados em empresas que, além de proporcionar produtos de qualidade, também se preocupam com o seu impacto ambiental e social.

Com isso é possível atrair uma maior quantidade de pessoas interessadas em adquirir os seus serviços, aumentando significativamente os seus lucros.

Evite o consumo excessivo de energia

Por fim, você deve evitar o consumo excessivo de energia, onde é fundamental considerar ações simples e práticas para diminuir o consumo excessivo de energia.

Como você pode perceber, a sustentabilidade na construção civil possui uma grande relevância para o meio ambiente, para o sucesso da sua empresa e também para os seus clientes.

Com isso, é muito importante se atentar aos impactos que a sua instituição gera no planeta e em formas de promover a sustentabilidade. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Related Posts