Sou esteticista, posso trabalhar com injetáveis?

Sou esteticista, posso trabalhar com injetáveis? Essa é a dúvida de muitos profissionais de estética. 

A aplicação de injetáveis, como botox e preenchimentos dérmicos, é uma prática regulamentada em muitos países, incluindo o Brasil, e está sujeita a leis específicas que definem quem pode realizar esses procedimentos. 

No Brasil, a aplicação de injetáveis é considerada um ato médico, e a legislação é bastante clara quanto a quem pode realizar esses procedimentos.

A atuação do esteticista na aplicação de injetáveis

No Brasil, a profissão de esteticista é regulamentada pela Lei nº 12.592, de 18 de janeiro de 2012. Essa lei estabelece que o esteticista é responsável por realizar procedimentos estéticos não invasivos, como limpeza de pele, massagens e tratamentos com cosméticos. 

No entanto, a aplicação de substâncias injetáveis não está dentro do escopo de atuação do esteticista, de acordo com a legislação brasileira.

Lei e regulamentação no Brasil

A regulamentação da aplicação de injetáveis no Brasil é feita pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

De acordo com o CFM, a aplicação de injetáveis é considerada um ato privativo do médico, ou seja, apenas médicos devidamente habilitados podem realizar esse procedimento.

💡Faça curso de botox em Blumenau

O esteticista, por outro lado, não possui formação médica e, portanto, não está autorizado a realizar procedimentos invasivos como a aplicação de injetáveis. 

Qualquer pessoa que não seja médica e realize procedimentos injetáveis está infringindo a legislação brasileira e pode enfrentar sanções legais.

Os riscos da aplicação de injetáveis por não-médicos

A aplicação de injetáveis não é uma prática simples e envolve riscos à saúde dos pacientes. Apenas médicos têm o treinamento e o conhecimento necessários para avaliar adequadamente os pacientes, diagnosticar condições de saúde, determinar o tratamento adequado e lidar com possíveis complicações.

Quando injetáveis são administrados por não-médicos, os riscos incluem:

  1. Complicações de saúde: A aplicação inadequada de injetáveis leva a infecções, reações alérgicas, hematomas, cicatrizes e outros problemas de saúde.
  2. Resultados estéticos indesejados: A falta de experiência e conhecimento na aplicação de injetáveis pode resultar em resultados estéticos indesejados, como assimetrias faciais ou expressões congeladas.
  3. Falhas no diagnóstico: Apenas médicos podem avaliar adequadamente a saúde do paciente, identificar contraindicações e determinar se um tratamento com injetáveis é seguro.
  4. Falta de treinamento para lidar com complicações: Em caso de complicações durante ou após a aplicação de injetáveis, apenas médicos têm o treinamento necessário para lidar com essas situações de forma adequada.
  5. Responsabilidade legal: A prática ilegal da aplicação de injetáveis pode resultar em ações legais e sanções severas para o não-médico envolvido.

O papel do médico na aplicação de injetáveis

Os médicos que desejam realizar procedimentos estéticos com injetáveis devem buscar treinamento específico e acreditação em áreas como dermatologia ou cirurgia plástica.

 Eles também devem estar cientes das diretrizes e regulamentações do CFM e da Anvisa para garantir a segurança de seus pacientes.

Além disso, os médicos são os únicos profissionais autorizados a prescrever e administrar injetáveis, pois possuem o conhecimento necessário para determinar a dosagem adequada e a técnica correta de aplicação.

E então, tem mais alguma dúvida se esteticista pode aplicar injetável?

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts