Sistema Campo Limpo evita a emissão de cerca de 1 milhão de toneladas de CO2 na atmosfera

Esse e outros dados relevantes do programa, que é referência mundial na logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, estão presentes no Relatório de Sustentabilidade 2022 do inpEV

São Paulo, maio de 2023 – O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), apresenta o seu Relatório de Sustentabilidade 2022 com os benefícios ambientais comprovados, como o Estudo de Ecoeficiência que mostra que o Sistema Campo Limpo – programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas – evitou a emissão de 974,1 mil toneladas de CO2 na atmosfera, de 2002 a 2022. Esse volume equivale a 18.409 viagens de caminhão ao redor da terra.

O estudo, realizado anualmente pela Fundação Espaço Eco, sugere que se o Sistema não existisse e essas emissões tivessem ocorrido, mais de 6,9 milhões de árvores teriam que ser plantadas para compensá-las. Além disso, segundo o relatório, o Sistema poupou 43 bilhões de megajoules de energia, o que corresponde ao consumo de energia elétrica de 6,3 milhões de residências durante um ano.

“Esses dados provam o impacto positivo, do trabalho conjunto dos elos da cadeia agrícola, ao meio ambiente. O Sistema Campo Limpo busca ser autossustentável e consolidar o seu modelo que tornou o Brasil uma referência mundial em logística reversa de embalagens vazias.” destaca Marilene Iamauti, Gerente de Sustentabilidade do inpEV.

Mais de 700 mil embalagens destinadas corretamente e avanço na educação ambiental

O Relatório ressalta também que, em 2022, o Sistema Campo Limpo atingiu a marca de 700 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas destinadas de forma ambientalmente correta. Só no ano passado, houve a destinação adequada de 52.538 toneladas de embalagens. Isso viabiliza, atualmente, a reciclagem de 100% das embalagens primárias plásticas rígidas (lavadas e não lavadas) e de 93% de todas as embalagens plásticas (primárias e secundárias) recebidas pelo Sistema.

Outro destaque é o Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo, que impactou 243,9 mil estudantes em 2022, 25% a mais que no ano anterior, e superou a marca de 2,3 milhões de participantes desde 2009. No ano passado, foi criado o Conexão PEA, um grupo formado por professores e integrantes da comunidade escolar que são embaixadores do programa nas regiões onde são desenvolvidas as atividades.

O Relatório de Sustentabilidade 2022 do inpEV pode ser conferido na íntegra em “Notícias e Publicações” no site do inpEV.

Sobre Sistema Campo Limpo e o inpEV

O Sistema Campo Limpo (SCL) é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, que tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes, registrantes e canais de distribuição), com apoio do poder público. Cada um tem seu papel e suas atribuições definidas por legislação específica.

O Sistema reúne mais de 260 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o País, de acordo com o censo agrícola de 2017.

Com mais de 20 anos de atuação, o inpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é a entidade gestora do Sistema Campo Limpo, com o processo regulamentado pela Lei Federal de Agrotóxicos nº 7.802 e seu decreto regulamentador 4.074/02, alterado em 27 de outubro de 2021 pelo Decreto 10.833/2021. É uma instituição sem fins lucrativos, formada por mais de 160 fabricantes e nove entidades representativas da indústria, canal distribuição e agricultores.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no Facebook, Youtube e Instagram.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts