Sialadenite: O que é e como tratar a inflamação das glândulas salivares

Você já ouviu falar no sialadenite? Esse nada mais é do que um tipo de infecção causada por bactérias nas glândulas salivares, que normalmente é causada devido a criação de um cálculo obstruindo a drenagem ou hipossecreção da glândula. Os sintomas são edema, dor, rubor e sensibilidade. 

Dessa forma, uma vez que o paciente desenvolve esse problema bucal, ele pode acabar apresentando alguns sintomas, entre eles a boca seca, dificuldade para falar ou engolir, dor na boca, vermelhidão da mucosa oral e inchaço.

Outro sintoma comum da sialadenite é a febre, pois toda inflamação gera foco de infecção. 

Justamente devido a quantidade de sintomas e possíveis consequências para o corpo como um todo, é necessário conhecer a sialadenite, entendendo do que ela se trata, quais suas causas, como evitá-la e tratá-la por planos odontológicos, para garantir a manutenção da saúde bucal e assim também garantir uma melhor qualidade de vida.

O que é a Sialadenite?

Para quem não sabe, ou nunca ouviu falar, assim como mencionado anteriormente, a sialoadenite é um tipo de inflamação que acontece nas glândulas salivares, que por sua vez pode ser causada devido a infecção por vírus ou bactérias, mas que também pode se desenvolver por uma má-formação ou presença de cálculos salivares. 

Essa doença bucal pode provocar sérios sintomas, como por exemplo, dores na boca, vermelhidão e inchaço, especialmente na região por baixo da língua. Além disso, durante uma crise, é comum que também surja inchaço na região lateral do rosto, semelhante a caxumba.

Ou seja, essa é uma infecção muito séria que deve ser devidamente tratada, através de um plano odontológico empresarial, para que seja possível evitar o seu desenvolvimento e agravamento dos sintomas, já que essa infecção pode até chegar a causar febre e levar o paciente a ter dificuldades para se alimentar.

Nesse contexto, também é importante saber os motivos pelos quais essa infecção pode se desenvolver no corpo humano, e alguns deles são:

  • Infecções geradas por bactérias;
  • Infecções de origem viral (HIV, caxumba, etc);
  • Cálculos localizados nas glândulas salivares (sialolitíase);
  • Diminuição dos ductos salivares;
  • Desenvolvimento de doenças autoimunes;
  • Pressão nas glândulas salivares ao utilizar dentaduras;
  • Realização de sessões de radioterapia do pescoço para cima.

Em suma, esse tipo de infecção, quando não é devidamente tratado através de um plano odontológico, vai causar suas crises, geralmente em períodos de menor produção de saliva, o que pode acontecer em pacientes com baixa imunidade, desidratadas ou até mesmo mal nutridas, por exemplo.

Quais os sintomas da Sialadenite?

Confira abaixo alguns dos sintomas mais comuns de sialoadenite e caso sinta algum deles, procure um profissional dentista ou um médico clínico para que seja feita a devida avaliação. 

  • Dor constante na boca;
  • Diminuição da produção de saliva;
  • Boca seca;
  • Vermelhidão das mucosas da boca;
  • Inchaço debaixo da língua;
  • Febre ou calafrios;
  • Dificuldade para falar e deglutir;
  • Dor na boca ao comer
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Inchaço na região da bochecha ou pescoço;
  • Mal-estar.

Para saber ainda mais sobre essa doença e conferir formas de tratamento e prevenção para a manutenção de sua saúde bucal, pesquise por um plano odontológico com ortodontia e mantenha os cuidados com o seu sorriso em dia.

Como funciona o tratamento da Sialadenite?

Apesar de séria, essa é uma doença que pode ser facilmente tratada uma vez que é diagnosticada.

Geralmente, como a doença é manifestada pela presença de vírus, além do tratamento para matar esse microorganismo do corpo, o tratamento da doença também vai contar com medicações para aliviar os sintomas do problema.

Sendo assim, alguns dos principais tipos de tratamentos para a sialoadenite que podem ser recomendados pelo médico ou odontologista, através de uma devida consulta e realização de exames por meio de um convênios odontológicos, incluem o aumento da ingestão de água e a preservação dos bons hábitos de higiene bucal.

Também pode ajudar a aliviar os sintomas de sialadenite a aplicação de compressas mornas e massagens nas glândulas salivares, o uso de analgésicos e antibióticos. Contudo, toda e qualquer ingestão de medicamentos deve ser realizada somente após a indicação por profissionais da saúde.

De forma corriqueira, os pacientes diagnosticados com essa condição acabam tendo que realizar seus tratamentos através de algumas medicações. 

Entretanto, caso alguma delas cause a diminuição da produção de saliva e a inflamação nas glândulas salivares, é importante consultar o médico responsável pelo tratamento para avaliar a possibilidade de trocar ou adequar a dose do medicamento para evitar esse dano colateral que pode piorar a doença. 
Para mais conteúdos relacionados à Educação, Tecnologia, Turismo e Saúde, acesse nosso portal.

Related Posts