Segurança do trabalho: descubra os principais acidentes de trabalho na indústria

Manter a segurança do trabalho é algo que deve ser visto como uma grande responsabilidade por parte de quem administra algum tipo de negócio, principalmente quando olhamos para serviços que estão associados ao uso de equipamentos perigosos.

É justamente por isso que é comum vermos em obras de construção avisos na parede avisando sobre a quantidade de dias sem acidentes, com esse tendo de ser um recorde a ser batido sempre em uma obra, servindo como prova da qualidade do serviço realizado.

Afinal, de nada adianta levantar um prédio que promete proteção aos moradores se a sua construção foi repleta de acidentes, algo que além de afetar a segurança do trabalho, prejudicando funcionários, pode acabar levando a criação de uma imagem ruim ao negócio.

Graças a tudo isso que é importante para uma empresa adotar também o uso de uma série de equipamentos que possam ser usados para lidar com a proteção de suas atividades, como uma cortina de luz, além da adoção de itens que falem sobre segurança do trabalho.

Se engana quem acha que isso é válido apenas para o setor de obras, afinal, qualquer ambiente profissional é capaz de apresentar riscos às pessoas ali presentes, sendo preciso adotar uma série de precauções de forma a proteger seus colaboradores e suas atividades.

Nesse sentido é possível então expandir sua atenção até mesmo para um restaurante, já que se trata de um local que pode estar repleto de riscos, o que inclui o calor do fogão, o projeto elétrico desenvolvido para uma cozinha fora o contato com objetos pontiagudos.

Até mesmo um chão mal secado pode afetar a segurança do trabalho entre todos ali presentes, com uma simples sinalização evitando com que um chefe de cozinha ou até mesmo os clientes deste restaurante possam levar algum tipo de tombo dentro desse local.

E da mesma forma que essa atenção é necessária para quem simplesmente lida com um galão de algo em seu depósito, o que dizer então de uma fábrica que depende do uso de torres de arrefecimento de água para garantir a proteção dos seus equipamentos?

Frente a tudo isso podemos então falar um pouco sobre a importância que deve ser dada ao tema da segurança do trabalho, já que se trata de algo que pode afetar não só a vida de todos as pessoas presentes, mas que podem chegar até ao desempenho de um negócio.

O valor da proteção no ambiente de trabalho

Garantir a segurança de um ambiente é algo que deve ser visto como uma responsabilidade por parte de diferentes negócios, o que inclui a realização de um evento, show, ações de trabalho de uma empresa ou até mesmo o espaço comercial usado por uma loja.

Diversas são as multas que podem ser aplicadas aos negócios que não garantem a adoção de certas práticas de segurança, com esse valor sendo baixo em relação às consequências que podem surgir como resultado de um trabalho mal feito em relação a tal tipo de proteção.

Tal importância acaba sendo ainda maior no ambiente profissional, o que faz com que a busca por garantir a melhor qualidade possível de segurança do trabalho seja algo capaz de interferir até no desempenho comercial a ser conquistado por parte de uma empresa.

Para que ao comprar um filtro cartucho carvão ativado seja possível encontrar a melhor qualidade possível é necessário que a empresa responsável por tal produção conte com os melhores equipamentos, com o mesmo podendo ser dito para os seus profissionais.

A questão aqui é que para que um bom serviço seja feito nesse sentido é importante que tais colaboradores se sintam seguros dentro de suas funções, podendo então entregar um empenho máximo, ao invés de manter a sua mente preocupado com algo na empresa.

É por causa desse tipo de cenário que uma companhia deve adotar uma grande preocupação em relação ao seu estado de segurança do trabalho, de forma a evitar que os mais diversos acidentes possam ocorrer em seu ambiente, afetando sua empresa e time.

Infelizmente o que não faltam são locais e objetos que podem acabar servindo como a origem de algum tipo de acidente, fazendo com quem atua com diversas tubulações tenha que adotar o uso de um medidor de vazão, para evitar possíveis acidentes que ali ocorram.

O primeiro passo a ser dado para evitar esse tipo de situação é reconhecer quais são os perigos que podem estar em volta das atividades do seu negócio.

Principais tipos de acidentes na indústria

Diversas são as ocorrência que podem ocorrer dentro de um ambiente profissional, sendo importante reconhecer quais são os riscos mais comuns, até mesmo para buscar uma maneira de melhor lidar com esses problemas.

Queda nas alturas

Muitas máquinas são configuradas para funcionar em ambientes altos, o que pode incluir até mesmo o resfriador externo a ser usado em um prédio. Para ter contato com tudo isso muitas vezes é preciso subir em altas estruturas, o que pode resultar em possíveis quedas.

Dependendo da altura adotada pode ser que esse tipo de queda possa ser até mesmo fatal, sendo preciso então usar de todo um equipamento de segurança para fazer a limpeza ou manutenção de torres de arrefecimento de água a serem usadas dentro da indústria.

Alta pressão

Em muitas fábricas é comum o uso de equipamentos que atuam com ferramentas de compressão. O problema é que essas mesmas máquinas podem acabar causando um esmagamento das mãos e outros membros dos profissionais que possam atuar ali.

Cortes

Dependendo do quão pontiagudo são as ferramentas usadas em uma fábrica, pode ser comum que acidentes baseados em cortes possam ocorrer, tal como aqueles que podem ocorrer na cozinha de um restaurante, diante do quão afiadas estão as facas usadas.

Em relação ao setor industrial, dependendo do tamanho desses equipamentos pontiagudos pode ser que esses cortes levem até mesmo à amputação de membros, algo que deve ser visto com atenção por quem lida com a fabricação de peças de tratamento de superfície.

Choques elétricos

O uso de um equipamento mecânico depende diretamente da sua fonte de energia, com grandes correntes elétricas podendo ser vistas por trás de certas máquinas, o que faz com que um contato irregular possa levar à eletrocussão de quem lida com esses objetos. 

Queimaduras

Dependendo do nível do choque sofrido pode ser que uma pessoa chegue a sofrer de um grave nível de queimaduras. A questão é que isso precisa ser levado em conta também em um projeto de segurança do trabalho por causa das diferentes fontes de tal causa.

De início podemos falar sobre a proximidade de grandes fornos e objetos quentes, com dados direto à pele, contudo pode ocorrer também uma queimadura química, algo a ser visto com atenção por parte de um fabricante de produtos químicos para limpeza.

Impactos diretos

Por último é possível citar o impacto direto causado pela queda de algumas ferramentas de trabalho dentro de uma fábrica, o que pode incluir a batida de um martelo nos dedos de um profissional, fora a colisão direta com os grandes equipamentos usados na indústria.

Esses são apenas alguns dos principais tipos de acidentes que podem ocorrer dentro do setor industrial, sendo importante agora adotar algumas práticas de segurança que possam agir evitando a causa de muitas dessas ocorrências dentro de uma companhia.

Como manter a segurança do trabalho

De forma a garantir com que muitos dos acidentes citados antes possam ser evitados é importante então adotar algumas práticas de segurança, o que pode incluir:

  • Sinalização de ambientes perigosos;
  • Uso de equipamentos de segurança;
  • Implantação de um sistema de proteção;
  • Capacitação dos seus funcionários;
  • Compra de ferramentas de segurança;
  • Aplicação de protocolos de emergência.

No geral, uma série de práticas que podem garantir com que a mais simples das funções, como a fabricação de uma caneca de porcelana para sublimação sendo feita de forma segura.

Tudo isso precisa ser visto então com atenção por parte de uma fábrica, fazendo então com que a compra e distribuição de materiais de segurança, como capacetes e luvas, deva ser considerado como algo essencial entre as atividades de uma companhia.

No geral, ao garantir então a segurança dos seus profissionais é possível para uma empresa no meio industrial ter acesso também aos melhores resultados, com isso partindo também da forma segura em que os seus funcionários podem trabalhar em um negócio.

Uma série de atividades que pode resultar na melhor segurança de todos os envolvidos, começando pelos seus funcionários e chegando até aos seus clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Related Posts