Saiba o que é sistema de roteirização

Deve-se manter a satisfação do cliente, principalmente quanto a entrega de produtos é algo que toda empresa não pode abrir mão. Por isso, o sistema de roteirização implementado por meio de um software auxilia nas melhores rotas, para que a entrega seja bem-sucedida.

Essa é a solução mais eficaz para garantir as entregas, e existem vários pontos benéficos com a utilização desse processo, que impacta diretamente no aspecto financeiro e faz com que a experiência do cliente seja muito melhor, o que é um ponto positivo para a empresa. 

A entrega de guardanapos personalizados de papel deve cumprir o cronograma programado de horários e datas de entrega e em hipótese alguma os problemas no trânsito devem afetar esse esquema.

Portanto, a gestão logística deve ser muito bem preparada entre os colaboradores da área, no sentido de cumprir fielmente o que foi acordado com o cliente, porque deixá-lo esperando afeta negativamente a imagem da empresa.

O sistema de roteirização tem como objetivo organizar e estruturar os processos de entrega, de modo que ela seja precisa, sem atrasos e é uma forma que o laboratório que emite resultado de exame de gato Fiv e Felv deve adquirir para ser mais conceituado.

Essa solução de roteiro é uma ferramenta aplicável em todos os tipos de empresas e segmentos que desejam crescer e obter uma opinião mais qualificativa por parte dos consumidores, gerando inclusive, mais indicações e opiniões positivas.

O que é sistema de roteirização? 

É um processo que define e estrutura os melhores caminhos e trajetos, de forma estratégica, levando em consideração o trânsito, a distância percorrida e também a qualidade das vias até chegar à casa do cliente.

Essa estratégia, quando qualificada, tem condições de levar uma persiana horizontal 2 metros do centro de distribuição até o endereço estabelecido pelo cliente, considerando vários fatores que podem interferir na entrega.

Há de se ter uma visão macro nesse sentido, para que a logística seja eficiente ao definir uma rota, que não sendo a melhor acaba causando demora na entrega, sendo necessário renegociar o prazo, sem contar com o fato de que desagrada demais o consumidor.

O que levar em conta na roteirização? 

Ao estruturar essa estratégia, a empresa deve levar em consideração vários aspectos importantes para que a rota seja a melhor possível, tais como:

  • O tipo de transporte utilizado;
  • Estradas, ruas e avenidas preferenciais;
  • Previsão do tempo;
  • Em qual hora a rede proteção piscina será entregue;
  • Quantidade de semáforos, curvas e cruzamentos;
  • Tempo estimado de entrega;
  • Destreza dos colaboradores ao dirigir o veículo.

O tipo de transporte utilizado na rota é fundamental, pois os carros de passeio pequenos, por exemplo, não suportam grandes quantidades de volumes e dependendo do número de produtos, não são adequados para fazer um transporte, afetando na hora da entrega.

Para a remoção de máquinas pesadas são utilizados caminhões guindastes, que são bem vagarosos, por isso é necessário que o condutor use a faixa preferencial nas estradas ou avenidas. É bom esclarecer para o cliente que essa velocidade pode atrasar a entrega.

Por esse motivo, a roteirização deve ser feita e planejada antecipadamente, para que ela seja o mais eficiente possível, inclusive, colhendo informações meteorológicas no dia e horário da entrega do produto.

A tecnologia logística colabora com isso e evita que o delivery verduras tenha de ser feito manualmente, que hoje em dia até é possível, se o supermercado se encontrar bem ao lado da residência do cliente e a quantidade não for exagerada.

O sistema de roteirização é uma estratégia que auxilia as companhias no planejamento das rotas de entrega e ocorre por causa da evolução do mercado e da mudança de comportamento dos consumidores, que passaram a optar pelas entregas digitais.

Com esses processos automatizados a roteirização das entregas acabam superando as expectativas dos clientes, que, muitas vezes, recebem o produto antecipadamente, contribuindo para a satisfação e alegria do mesmo.

Até mesmo os contratos de locação de ônibus para excursão podem passar por esse sistema, ainda que muitos sejam enviados por e-mail, evitando a saída dos colaboradores, mas, mesmo assim, muitas empresas decidem entregá-los na mão do cliente.

Na prática, a roteirização das entregas é feita com base em uma série de informações e podem ser a solução como um problema para a empresa de montagem e desmontagem de guarda roupa, por exemplo.

A capacidade humana é imensa, mas nem sempre consegue prever exatamente o que vai acontecer pelo caminho, mas mesmo assim todas as informações devem ser incluídas no roteiro, para que tudo possa ser entregue o mais rapidamente possível.

Portanto, as informações que devem ser conhecidas pela empresa, são a base para que sejam identificadas as melhores combinações dentre as diversas opções disponíveis. Essas informações são:

  • O endereço do cliente;
  • Quais produtos serão entregues;
  • A data e o horário solicitado pelo cliente;
  • Qual a velocidade média utilizada nestas datas e horários;
  • Informações de pontes e barreiras encontradas pelo caminho.

Com todos esses dados, o software de roteirização consegue calcular a rota mais eficiente, para que o produto seja entregue dentro do previsto, sem atrasos, atendendo assim às expectativas do cliente.

O bom planejamento na roteirização de entregas é crucial para a empresa, pois ela passa a ser melhor conceituada no mercado e segmento em que atua, gerando mais confiança na compra de produtos, visto que o processo de entrega é qualitativo.

No lado do cliente, ele passa a comprar muito mais, pois sabe que o pedido não atrasará. Hoje, os consumidores querem ter o produto em mãos o mais rápido possível, e o sistema de roteirização auxilia nesse sentido.

Pontos importantes do sistema de roteirização

Em seguida, serão descritos nove pontos benéficos, específicos e importantes para a empresa que adota o sistema de roteirização na entrega dos produtos. São eles:

  • Otimização das entregas;
  • Maior segurança;
  • Diminuição de gastos;
  • Melhoria na gestão de informações;
  • Maior velocidade na entrega;
  • Economia de tempo;
  • Maior produtividade dos colaboradores;
  • Integração do sistema com o CRM;
  • Redução de danos nos veículos.

Com a realização antecipada dos cálculos, a roteirização otimiza os processos de entrega, determinando o tempo gasto em uma determinada rota, considerando o tempo para estacionar, o descarregamento e o preenchimento de documentos.

Essas informações fazem com que as entregas ocorram dentro do raio logístico esperado, maximizando-as no menor tempo possível.

O sistema pode rastrear os veículos, fornecendo maior segurança para o motorista e para a carga transportada. O software consegue fornecer instruções claras para o condutor não trafegar por estradas e regiões consideradas perigosas, evitando roubos e assaltos.

A redução dos gastos é um dos motivos principais que leva a empresa a adotar o sistema de roteirização, porque com a automação desse processo ela economiza cerca de 10 a 30%.

A redução dos custos é verificada nos gastos com combustível, na necessidade do uso de veículos, nas horas dispensadas em cada entrega, na diminuição de pagamentos de multa e na diminuição das manutenções veiculares.

Com a roteirização, a gestão de informações sobre o raio de entrega, as principais vias, a interdição em virtude de uma obra pública e deslizamentos ocorridos são administrados com maior eficiência.

Portanto, as entregas são mais rápidas, aumentando a produtividade dos motoristas no número de entregas ao longo do dia, sem que ele perca o tempo no meio de congestionamentos e engarrafamentos, economizando tempo.

O sistema de roteirização pode trabalhar junto com o CRM na unificação dos dados, permitindo que as informações possam ser visualizadas pelo time de atendimento ao cliente, ao longo da entrega do pedido.

Vale pontuar também que o sistema de roteirização diminui os danos nos veículos porque ele pode identificar a qualidade das estradas, ruas e avenidas, fazendo com que a vida útil dos veículos seja bem maior.

Considerações finais 

Com o aumento na demanda das entregas, o processo logístico da corporação é um fator fundamental para a total satisfação do cliente.

Por isso, o sistema de roteirização é essencial, não apenas para o acompanhamento das rotas em ruas, avenidas e estradas, mas também para gerar confiança no consumidor, que espera que o produto seja entregue exatamente como foi solicitado.

As entregas ficam muito mais rápidas com a roteirização, até o produto chegar ao cliente final e este software é capaz de fornecer os dados passo a passo e, por isso, as empresas que querem crescer buscam a otimização deste processo.

O planejamento antecipado da logística é fundamental, pois pode prevenir situações difíceis, como muita chuva ou deslizamentos, que podem interferir negativamente na entrega dos produtos para o consumidor.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts