Saiba o que é marketing financeiro e como fazer

A publicidade é fluida e envolvente, e quando empresas, empreendedores e profissionais da área se deparam com mudanças, como determinar o que é marketing financeiro, logo buscam soluções que se ajustam ao mercado para alcançar os consumidores. 

Toda e qualquer tática de marketing empregada no setor financeiro, quando aplicadas por profissionais que atuam na área, pode ser considerada parte da resposta sobre o que é marketing financeiro, sendo fundamental para explicar mais sobre a área para potenciais clientes, conquistando-os.

Como qualquer outra forma de publicidade, o marketing financeiro pode atrair novos clientes com sucesso e também reter os existentes. 

Além disso, o setor de serviços financeiros, como um escritório de contabilidade fiscal e tributária, geralmente precisa empregar uma ampla gama de táticas de marketing para proporcionar uma melhor atração e relacionamento com os potenciais clientes. 

Assim, as ações podem ir desde as mais tradicionais até as inovadoras, desde que se adeque ao público esperado.

Tudo isso deve ser feito na esperança de atrair a atenção dos usuários e fazer uma conversão bem-sucedida.

O que é marketing financeiro?

O marketing financeiro usa várias estratégias e técnicas para criar e aumentar a conscientização sobre produtos financeiros. 

O processo vai além para capturar leads e convertê-los em clientes fiéis, sempre buscando formas de implementar campanhas de marketing contínuas e qualificadas.

O marketing de serviços financeiros utiliza dois métodos principais, seguindo estruturas digitais e a própria publicidade tradicional. 

No caso de marketing digital, as estratégias recorrentes se aproveitam de blogs e sites, principalmente por meio do inbound marketing, buscando se destacar por meio de anúncios pagos, ou PPC (Pay Per Click).

A publicidade tradicional é voltada para as mídias de comunicação que estão à disposição há muito tempo, como:

  • Banners e cartazes;
  • Jornais e revistas;
  • Outdoor e busdoor;
  • Rádio e TV.

A maioria dos provedores de serviços financeiros, como escritórios de contabilidade gerencial e financeira, usa um mix de marketing digital e tradicional para alcançar diferentes perfis de clientes e ter um melhor acompanhamento da efetividade das ações.

No entanto, devido às práticas herdadas, muitos ainda dependem mais dos canais de marketing tradicionais para alcançar a credibilidade e presença junto ao público. Contudo, é preciso identificar nas novas tecnologias mais oportunidades de resultados.

Por conta disso, esse cenário está mudando, à medida que as campanhas de marketing digital no setor financeiro estão se mostrando meios eficazes para alcançar os clientes e quantificar os retornos obtidos.

O marketing financeiro eficaz aumenta a conscientização, reduz os custos de aquisição de clientes, reduz a rotatividade da carteira e aumenta as receitas.

Inbound Marketing no setor de serviços financeiros

O público-alvo das instituições financeiras e escritório contábil São Paulo encontram muitas dúvidas quando chega a hora de escolher o serviço mais adequado, ou um parceiro que pode resolver a movimentação de dinheiro. 

É nesse cenário que o marketing financeiro de conteúdo entra em cena.

O marketing financeiro de conteúdo está um passo à frente da geração de conscientização, com a implementação de estratégias de inbound marketing que se voltam para atrair, converter, vender e reter os clientes. 

Dessa forma, ao compreender melhor o que é o marketing financeiro, a estratégia de inbound marketing vai informar aos leads, ou seja, os potenciais clientes, além de os capacitar para a obtenção do serviço, promovendo o conhecimento de que precisam para tomar a decisão de contratar sua empresa.

  1. Postagens de blog e guest posts

O objetivo quanto a publicação de conteúdo de alto nível é aumentar a conscientização e gerar engajamento de um visitante da internet, seja buscando um treinamento NR 32 ou um serviço financeiro acessível e de qualidade.

As postagens do blog podem ser usadas para escrever artigos, tendo como objetivo alcançar e educar o público e colocar a experiência e conhecimento em exibição. Com isso, é possível compartilhar recursos ou soluções para abordar os pontos problemáticos dos consumidores.

  1. A divulgação por vídeos

Nem todo mundo gosta ou consegue parar para ler e-books ou postagens de blog. É neste contexto que os vídeos entram em cena e se destaca como oportunidade de alcançar potenciais clientes.

Os vídeos oferecem uma opção mais envolvente para determinados públicos e um formato mais dinâmico para alguns materiais mais densos, podendo ser publicados em redes específicas, como o Youtube, e associadas aos blogs, sites e redes sociais. 

  1. Apresentação de dados via infográficos

Os infográficos apresentam os dados visualmente, o que os torna eficazes na exibição de informações ou números complicados de maneira convincente, e possibilitando uma quebra no exto, retendo os usuários.

De natureza visual, isso torna os infográficos altamente consumíveis e ótimos para compartilhamento em canais sociais.

  1. Abrangência de whitepapers

Isso pode se traduzir em guias, planilhas e calculadoras que uma instituição distribui aos visitantes do site em troca de endereços de e-mail para qualificar ainda mais os leads.

Os whitepapers são peças valiosas de conteúdo que mergulham, de maneira profunda, em um assunto específico, oferecendo conhecimento e recursos aprofundados ao leitor.

Com isso, demonstra-se a autoridade no tema, agregando credibilidade aos leads, fazendo com que considerem cada vez mais a contratação de serviços junto ao escritório contábil ou banco, por exemplo.

Estratégias de marketing financeiro digital

Alcançar os consumidores digitais exige uma estratégia de marketing financeiro digital bem estruturada. 

Para provedores de serviços desse setor, isso significa incorporar as seguintes táticas em uma estratégia geral.

  1. Abrace o Marketing Digital

Os provedores de serviços financeiros, em outros tempos, confiaram no marketing tradicional. 

Nessa nova era digital, confiar apenas nos canais tradicionais é uma estratégia que desperdiça todo o potencial que a tecnologia proporciona, por meio da internet, para alcançar novos clientes e públicos.

Por isso é importante adotar técnicas de marketing digital como:

  • Anúncios digitais pagos;
  • E-mail marketing;
  • Marketing de conteúdo;
  • Redes sociais;
  • SEO (Search Engine Optimization).

Essas ferramentas permitem alcançar o consumidor que está online via computador, tablet e, principalmente, os celulares smartphones. 

Além disso, o marketing digital deve ser elevado ao mesmo nível ou superior ao marketing tradicional. Isso porque simplesmente tratá-lo como um complemento não é mais a abordagem correta.

  1. Implemente uma estratégia omnichannel

O marketing digital omnichannel é incrivelmente popular no ambiente online, e com razão.

Para o marketing financeiro, isso significa que as campanhas devem oferecer uma experiência integrada em sites, aplicativos móveis, mensagens de texto, e-mail, rede social e outros canais digitais.

Além disso, as campanhas integradas devem responder em vários pontos de contato, incluindo o ajuste às interações com o cliente. 

Por exemplo, um cliente que abre um e-mail de marketing aciona uma mensagem de texto com um link de página de destino.

  1. Use conteúdo para educar e capacitar os clientes

Estabelecer a confiança requer a implementação de um sistema CRM (Customer Relationship Management), ou seja, o gerenciamento de relacionamento com o cliente, que se propõe a uma abordagem que educa e capacita os consumidores a tomar as decisões certas na vida.

A melhor ferramenta que os provedores de serviços financeiros podem usar para conseguir isso é o marketing de conteúdo, uma metodologia inbound marketing que gera conteúdo de alto valor e atrai, convence e converte clientes em potencial.

  1. Conecte-se e envolva-se

Em uma era de megamarcas e corporações sem rosto, os consumidores estão gravitando em direção a marcas mais humanizadas, procurando por aquelas que se preocupam com assuntos e atitudes que eles também se importam.

Incluir o marketing comunitário em uma estratégia de marketing financeiro, por exemplo, especialmente em plataformas de rede social, pode reunir os clientes em torno de uma marca que vende lanche em Paraguaçu Paulista  a outros empreendedores que defendem uma causa comum.

Enquanto outras técnicas de marketing são orientadas para a conversão, o marketing comunitário é orientado para a conversação . 

Por meio de conversas sinceras, uma marca financeira pode se diferenciar e, no processo, se destacar ao conquistar mais mindshare (ou seja, posicionamento e destaque no imaginário do consumidor).

  1. Padronize e otimize a marca e as mensagens

Aspectos como logo, fotos de perfil, imagens de cabeçalho e anúncios de banner devem compartilhar um tema e design comum em todos os canais, reforçando a identidade de marca.

À medida que os clientes interagem com uma empresa de instalação de energia solar em vários canais, eles devem experimentar continuidade e familiaridade, fatores cruciais para construir confiança e ganhar mais mindshare.

Enquanto isso, as mensagens devem ser consistentes em todos os canais, com base em um resumo básico de mensagens que se mantenha em uma mesma página.

O mesmo deve se dar no setor financeiro, estabelecendo a mensagem desejada e a marca como um todo de forma reforçada junto ao público.

  1. Personalize todos os pontos de contato

O marketing personalizado incorpora quem é o cliente, que ação eles tomaram e o que provavelmente farão a seguir, seja buscando por planejamento sucessório familiar para uma pequena empresa, verificando aspectos contábeis para herança ou buscando uma instituição financeira para investimentos.

Deste modo, as empresas de serviços financeiros devem aproveitar o amplo banco de dados consentidos aos quais têm acesso para criar experiências mais personalizadas e qualificadas por meio da automação, inclusive de e-mail. 

Com uma campanha cuidadosamente elaborada, as marcas financeiras podem executar estratégias de marketing financeiro eficazes, até se tornarem, ao menos para os clientes, cada vez mais pessoais e importantes.

No entanto, a personalização deve ir além de apenas mencionar o nome do cliente na saudação.

A personalização mais profunda inclui conectar os pontos entre as ações, como enviar um link para uma postagem de blog relevante, estudo de caso sobre uma empresa de drywall Belo Horizonte ou infográficos que educam ainda mais o cliente com base em uma consulta recente e a navegação traçada em sites, por exemplo.

Conclusão

Uma campanha de marketing financeiro bem-sucedida pode exigir muito planejamento estratégico, brilhantismo de execução e um orçamento monetário bem estruturado.

Todos os aspectos dos esforços de marketing financeiro de uma organização precisam de investimento e objetivos claros.

De qualquer forma, grandes provedores de serviços financeiros, como bancos comerciais, se beneficiam de ter equipes especializadas em marketing, seja interna ou com agências, para conduzir as agendas de marketing. 

Para uma pequena empresa com menos recursos, a parceria com uma agência de marketing financeiro é uma opção melhor do que depender de recursos internos limitados, otimizando o alcance junto a um público mais qualificado para a aquisição do serviço e/ou abertura de conta.

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