Quando vale a pena alugar carro e como fazer?

Quem se pergunta se vale a pena alugar carro, certamente, fez uma comparação com a opção de comprar e todos os gastos que envolvem a operação. Afinal, adquirir um veículo, ainda que usado, tem diversos valores envolvidos além do preço do automóvel. E claro, exige cuidados como consultar Renavam pela placa, conferir documentação, IPVA, manutenção, dentre outros.

Segundo uma estimativa da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), o segmento de aluguel subiu cerca de 33% no último ano. Contudo, há relatos de aumento de tarifas na renovação de veículos alugados, que pode estar travando um crescimento ainda maior.

Por isso, preparamos este artigo exclusivo para te mostrar quando vale a pena alugar carro, quais as vantagens e desvantagens em relação à compra e tudo o que você precisa saber antes de se decidir. Confira conosco e boa leitura!

Afinal, como funciona o aluguel de carro?

Até pouco tempo atrás, a resposta para a pergunta “vale a pena alugar carro?” era respondida prontamente. Isso porque a modalidade era a melhor opção para quem está em viagem e quer se deslocar com maior tranquilidade e rapidez.

Contudo, alugar um carro deixou de ser uma situação sazonal e se tornou, por exemplo, uma alternativa fixa para quem antes pensava em trocar de veículo com certa frequência. De modo geral, a opção de alugar um carro por assinatura, vem atraindo cada vez mais clientes. Na prática, ela funciona assim: o usuário faz um contrato com a locadora e pode escolher um modelo, inclusive 0km, para usar de forma contínua. Por exemplo, por um ano ou dois.

Por sua vez, são disponibilizados ao condutor planos variáveis conforme a sua necessidade. Na maioria das vezes, o contrato estabelece uma franquia de quilometragem mensal. Em contrapartida, serviços como IPVA, manutenção e seguro do veículo são custeados pelo fornecedor.

Vantagens: porque vale a pena alugar carro ao invés de comprar?

Ainda que a decisão varie de acordo com o perfil do comprador e seu uso, vale a pena alugar carro quando a soma dos custos anuais é menor do que os possíveis gastos com a compra. Ou seja, não é possível optar pela modalidade sem colocar todas as despesas na ponta do lápis. Porém, os motivos pelos quais alguém opta pela locação são:

Custo reduzido e praticidade | Não arcar com as despesas referentes à manutenção do veículo pode ser atrativo. Além disso, a locadora fica responsável por isso e oferece suporte que permite que você não gaste tempo com revisões ou buscando um profissional de confiança. E claro, o pagamento anual do seguro também fica por conta da empresa;

Isenção do IPVA | É possível responder sim à pergunta se vale a pena alugar carro, pensando que você não terá de arcar com emplacamento, transferência de documentos, taxa de licenciamento e IPVA. Afinal, a seguradora vinculada ao contrato cuida desta parte.

Variedade e troca anual | Dos compactos aos carros mais luxuosos e robustos, a locação de carros permite que o cliente tenha em mãos alguns veículos que, talvez, não estivessem dentro do seu orçamento.

Outro ponto pelo qual vale a pena alugar carro é que, anualmente, você pode escolher um novo modelo e desfilar sempre com um modelo novinho em folha. No caso da locação temporária, é possível pegar um veículo em uma cidade e entregar em outra. Ou ainda, ficar com um modelo diferente em cada um de seus passeios, conforme sua necessidade.

Desvantagens de alugar um carro

Mesmo para quem já considera que vale a pena alugar carro, é preciso atenção nos pontos que separamos a seguir. Afinal, sem considerá-lo, uma decisão que parece assertiva pode gerar dor de cabeça. Então, confira o que pode não ser tão vantajoso na escolha por um carro alugado:

Franquia de quilometragem | Quem ultrapassa o plano de quilometragem na locação de um veículo, pode amargar custos muito maiores do que o pretendido. Por isso, analise bem a frequência do seu uso diário. E claro, não se esqueça de considerar imprevistos ou emergências. Se ainda assim houver dúvidas, veja a disponibilidade de franquias livres.

Custo da disponibilidade | Em um mundo imediatista, a facilidade de locar um carro tem seu preço. E por vezes, a sua decisão de escolher um modelo em específico pode ocasionar em gastar mais.

Gastos recorrentes mesmo sem uso | No caso do aluguel de veículo por assinatura, você se compromete a pagar um valor mensal, mesmo que não tire o carro da garagem. Ou seja, em qualquer imprevisto financeiro ou pessoal que o faça ficar em casa, será necessário pagar de forma recorrente o aluguel do veículo.

Quando é melhor comprar um carro do que alugar?

A resposta, neste caso, depende novamente do perfil de quem busca um veículo para comprar ou vender. Isso porque as facilidades que mostram que vale a pena alugar carro podem não ser suficientes para algumas pessoas.

Por exemplo, para quem não possui regularidade no uso. Neste caso, a aquisição pode ser uma escolha melhor, uma vez que ele irá gastar conforme a frequência em que usará o carro. Rodou pouco? Gastou pouco. Rodou mais? Gastou mais.

Outra situação em que vale mais a pena comprar do que alugar um carro, é quando a pessoa já inseriu em seu orçamento tudo que envolve a aquisição do bem. Isso porque, comprar um carro também é um tipo importante de realização pessoal, e isso não pode ser desconsiderado ao decidir por ter um veículo para chamar de seu.

Por fim, quem trabalha em serviços de aplicativos como Uber e 99Taxi, costumam ter lucros menores quando há gastos com o aluguel de carros. Se a previsão em oferecer este tipo de serviço é de médio ou longo prazo, um carro próprio pode gerar menos despesas e uma oportunidade de ganhar mais com as corridas.

Conclusão

Agora que você entendeu quando vale a pena alugar carro, não se esqueça de ter respondido todas as questões que envolvem o uso do veículo para escolher a melhor opção. Quanto mais detalhado for o seu planejamento financeiro, maior a chance de satisfação, não importa se com um veículo alugado ou comprado, não é mesmo?

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts