Qual o maior aeroporto do Brasil? Saiba agora!

Entender sobre a rota dos aviões e o funcionamento dos aeroportos pode não ser uma tarefa simples. Entretanto, em um país tão grande como o nosso, você sabe qual o maior aeroporto do Brasil?

Milhões de pessoas passam pelos aeroportos brasileiros diariamente e nem se dão conta da infraestrutura necessária. Do mesmo jeito que investir em criptomoedas precisa de uma análise do preço do bitcoin, organizar uma viagem também precisa de um bom aeroporto.

Sendo assim, preparamos o conteúdo a seguir com uma lista para você conhecer qual o maior aeroporto do Brasil. Conheça as curiosidades dos principais aeroportos do país e suas principais atividades. 

Qual o maior aeroporto do Brasil: 5 primeiros

Agora, que tal conhecer mais sobre grandes aeroportos brasileiros? Confira a lista que preparamos a seguir.

5- Aeroporto de Confins – Belo Horizonte

Para começar, o quinto maior aeroporto do Brasil é o Aeroporto de Confins, na capital Belo Horizonte. Com nome oficial de Tancredo Neves e inaugurado em 1984 é um dos principais aeroportos do país, servindo de ponte aérea para diversos países. 

Além disso, ele é considerado por muitos passageiros e especialistas como um dos mais modernos do país. Gerido pelo grupo composto pela CCR, Zurich Airport e Infraero, Confins oferece voos para mais de 40 locais domésticos e 5 países.

Vale destacar que sua pista é considerada a terceira maior do Brasil com 3.600 metros de extensão. O que favorece o pouso e decolagem de enormes aviões diariamente. 

4- Aeroporto do Galeão – Rio de Janeiro

O Aeroporto Tom Jobim, mais conhecido como Galeão, é o principal aeroporto do Rio de Janeiro e oferece voos para todos os cantos do mundo. Ao todo são dois terminais e uma pista, somando uma área total de quase 300 mil metros quadrados de extensão. 

Para dar conta dos mais de seis destinos domésticos e 17 internacionais, o aeroporto oferece uma ótima infraestrutura. 

Dessa forma, apesar de ser um dos mais antigos do país, inaugurado em 1924, continua sendo um dos principais complexos para voos internacionais do país.

A pista do aeroporto tem 4 mil metros de extensão, o que favorece o transporte de cargas. Nesse sentido, o Galeão se destaca como um dos principais do país tanto no transporte de passageiros como de cargas. 

3- Aeroporto de Brasília – Distrito Federal

Por estar localizado na capital e no centro do país, o aeroporto é bem movimentado. 

Além disso, vale ressaltar que ele é o único da América do Sul como operação simultânea e independente em duas pistas paralelas. 

De modo geral, a pista possui 3.300 metros de extensão, que auxilia tanto nos voos domésticos quanto internacionais. Brasília costuma receber em média 400 voos. Assim como a cidade, o aeroporto é considerado novo, sendo inaugurado em 1957. 

2- Aeroporto de Congonhas – São Paulo

Fundado em 1936, o Aeroporto de Congonhas fica na Zona Sul da principal cidade do país. Por isso, é geralmente muito procurado pelos paulistas e por milhares de passageiros. 

Inclusive, é considerado o segundo aeroporto mais movimentado do país, operando quase 600 voos diariamente. Entretanto, no aeroporto só são realizados voos domésticos, os voos para outros países em São Paulo ficam a cargo do maior aeroporto do Brasil.

Portanto, se você deseja realizar conexões dentro do Brasil, muito provavelmente vai desembarcar por algumas horas do Aeroporto de Congonhas. São Paulo é a cidade mais populosa do país e com grande concentração de voos domésticos. 

1- Qual o maior aeroporto do Brasil? Aeroporto de Guarulhos

O principal aeroporto do país, o Aeroporto de Guarulhos fica em São Paulo e conta com uma área de 14 quilômetros quadrados. Por conta dessa extensão é também considerado o maior da América do Sul. 

Dessa forma, faz com que tenha também um dos principais fluxos de passageiros por dia. Localizado em Guarulhos, cerca de 25 quilômetros da capital paulista, o aeroporto oferece ótima infraestrutura desde sua inauguração em 1985. 

Também conhecido como aeroporto de Cumbica, recebe voos de mais de 40 companhias aéreas e para 100 destinos diferentes. Sendo assim, se você vai fazer uma viagem de avião, muito provavelmente seu roteiro de viagem vai passar por Guarulhos.

Qual o maior aeroporto do mundo?

Agora que você já conhece qual o maior aeroporto do Brasil, vamos conhecer 2 dos principais do planeta. 

1- Aeroporto Internacional King Fahd – Arábia Saudita

O maior aeroporto do planeta soma 780 mil metros quadrados de área construída. Criado em homenagem ao Rei Fahd, o aeroporto começou a ser construído em 1976 mas apenas em 1999 deu início aos voos comerciais. 

Dessa forma, são mais de 100 companhias aéreas trabalhando no aeroporto. Um dos pontos mais atraentes do enorme aeroporto é a belíssima mesquita construída no topo do estacionamento. 

2- Aeroporto de Pequim – China

Você já sabe que a China é um dos países mais populosos do mundo, assim, não poderia ter um aeroporto pequeno. Inaugurado apenas em 2019, o Aeroporto de Pequim oferece uma das melhores infraestruturas do mundo nos seus 700 mil metros quadrados

Apesar de grandioso, por conta dos poucos anos de funcionamento, ainda não se encontra na sua capacidade máxima de trabalho. Portanto, não está entre os mais movimentados do mundo.

Contudo, depois de gastarem mais de 200 bilhões de reais para sua construção, os chineses estimam que até 2040 o aeroporto esteja recebendo 100 milhões de passageiros anualmente.

Conclusão

Ao longo do texto, você pôde conhecer qual o maior aeroporto do Brasil. Na lista dos cinco primeiros é possível perceber que eles estão espalhados pelas principais cidades do país. 

Com isso, o maior aeroporto do Brasil fica em São Paulo, o Aeroporto de Guarulhos. Inaugurado em 1985 é uma referência quando o assunto são voos domésticos e internacionais e sendo um dos mais movimentados da América Latina. 

Além disso, entre os aeroportos com maior extensão no mundo se destacam o Aeroporto King Fahd na Arábia Saudita e o moderníssimo e recém inaugurado Aeroporto de Pequim.

Mas agora que você já conhece o maior aeroporto do Brasil, já pode começar a organizar sua próxima viagem nacional ou internacional, não é? Até a próxima!

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts