Qual a melhor forma de dar feedbacks?

Diante da heterogeneidade do ambiente empresarial, pode ser que alguns aspectos sejam mais difíceis que outros para serem geridos. Diante disso, surge a necessidade de como fundamentar bons feedbacks.

Muito se fala sobre diversas terminologias dentro e fora do mercado de trabalho. Contudo, nem sempre elas são esclarecidas de forma detalhada.

Isso ocorre com algumas implementações do ponto de vista estratégico e, até mesmo, quanto a algumas ferramentas.

Seja como for, é sempre importante ter em mente quais são os aspectos que fundamentam essas ferramentas.

Afinal de contas, se uma empresa de projeto elétrico comercial estiver apostando em inbound marketing, por exemplo, é importante que ela saiba mais sobre essa ferramenta.

Essa ocorrência é muito comum visto que essas terminologias surgem em contexto que, geralmente, é fundamentado na língua inglesa.

No caso do feedback, ele pertence a uma instância específica da lógica comunicacional e é adotado como um elemento estratégico dentro das empresas.

Logicamente, por conta de sua variedade de utilizações, cada um acaba tendo alguma perspectiva de como fundamentá-lo.

Nesse caso, o feedback acaba se apoiando em sua própria denominação para executar a sua estratégia.

Ele funciona como uma forma de retroalimentar uma pessoa a partir de impressões externas a respeito de alguma prática específica.

Sendo assim, ele funciona como a última instância de um processo comunicacional. Se, porventura, um cliente de uma loja especializada em moda praia infantil atacado fizer algum comentário positivo ou negativo nas redes sociais, isso pode ser um feedback.

Para entender melhor como ele funciona dentro dessa lógica, é possível entender um pouco melhor sobre os processos comunicacionais.

Feedback e processo comunicacional

Por se tratar de um elemento específico dentro de uma estrutura de comunicação, para compreendê-lo de forma amplificada, é preciso ter em mente algumas denominações importantes.

Para que isso ocorra, é necessário apontar para alguns processos importantes dentro dessa lógica. São eles:

  • Emissor;
  • Mensagem;
  • Mídia;
  • Linguagem;
  • Receptor;
  • Feedback.

Esses elementos acabam dialogando sob todos os aspectos com a última perspectiva desses fundamentos.

Um anúncio sobre troca de óleo Ford Ka que atrai algum tipo de questionamento, certamente, está se apoiando no feedback como fundamento.

Emissor

Sendo essa a primeira instância do processo comunicacional, a emissão da mensagem está relacionada ao início de um processo de comunicação.

É nela que reside a intenção de uma mensagem e a definição de linguagem e da mídia a ser utilizada.

Mensagem

Já a mensagem é o que se pretende comunicar dentro dessas consolidações presentes no processo comunicacional.

Ela é responsável pela intenção do emissor e, também, a possibilidade de compreensão de um receptor.

Nesse caso, por exemplo, o anúncio sobre clínica de recuperação para drogados tem esse serviço como epicentro da relação.

Mídia

Em relação às mídias, esse elemento está centralizado em uma perspectiva de suporte à mensagem utilizada.

Sendo assim, ela é o que irá mediar, ou seja, um meio de comunicação que pode ir da fala a um aplicativo de celular.

Por exemplo, um anúncio em uma revista a respeito de espaços para festa está se apoiando nessa mídia para exercer sua comunicação.

Linguagem

Já a linguagem tem a ver com a codificação que uma comunicação vai ter dentro de uma lógica de mídia e emissão.

Isso pode ser encarado como uma expressão corporal ou artística e, também, o idioma que está sendo utilizado.

Seja como for, a linguagem é que pode garantir a intensidade e a compreensão de determinados aspectos relacionados àquela comunicação.

Ela é fundamental, por exemplo, para garantir o impacto de uma comunicação sobre persiana vertical com blecaute.

Receptor

Essa é uma instância primordial para qualquer perspectiva comunicacional, uma vez que a razão de ser dos intentos da emissão reside no receptor.

A mensagem, nesse caso, precisa ser decodificada e entendida por ele em sua total complexidade.

Por essa razão, é preciso considerá-lo sempre que possível na hora de começar uma comunicação.

Nesse caso, ele acaba sendo um elemento que pode ser considerado o público-alvo de uma loja de porta de enrolar automatica aluminio.

Seja como for, esse aspecto é essencial para uma boa comunicação que se realiza dentro desse processo.

Feedback

É chegado o momento de falar desse elemento que é tão importante dentro de uma estratégia comunicacional de uma empresa.

Para tratar sobre esse assunto, é preciso entender a respeito de duas instâncias importantes que acabam fundamentando o feedback.

A primeira delas tem a ver com essa perspectiva como uma orientação a respeito da compreensão da mensagem.

Isso pode acontecer por conta de alguns ruídos que as mídias podem apresentar em seu curso. Nesse caso, o feedback pode funcionar como um alerta de obstrução nos intentos comunicacionais do emissor.

Já o segundo ponto tem a ver com uma crítica que irá retroalimentar o emissor dentro de uma lógica específica.

Sendo assim, a produção de um funcionário que comunica algo para o seu gerente, certamente, irá gerar algum tipo de feedback da parte dele.

A importância do feedback no setor empresarial

Partindo dos esclarecimentos propostos, é possível entender quais são as implicações dessa modalidade dentro de uma lógica empresarial.

Essa ferramenta tem sido cada vez mais utilizada dentro desses ambientes para facilitar algumas compreensões e obter avanços dentro de uma perspectiva de produção.

Por isso, entender um pouco mais a respeito dos benefícios e importância que esse tipo de perspectiva tem é fundamental.

Melhorar produtividade

Esse é um aspecto bastante importante, uma vez que se o funcionário não entende onde é que há o problema que fundamenta a sua falta de produtividade, certamente, ele não conseguirá corrigi-lo.

É papel de uma boa gestão que sejam garantidos algumas comunicações que levem em consideração essa dinâmica para a realização de boa produtividade.

Segurança

Esse é um ponto bastante importante dentro de uma lógica empresarial, uma vez que se o funcionário não entende o que melhorar e quais são seus pontos de qualidade, certamente, ele ficará inseguro.

Nesse caso, uma política de feedbacks bem fundamentada pode ser uma grande possibilidade de que esse ambiente se torne ainda mais amigável para ele.

É importante dizer que a segurança, nesse caso, acaba incidindo, também, em aspectos de produtividade bastante importantes.

4 dicas para um bom feedback

Por conta da vasta possibilidade de modalidades de feedbacks a serem dados, é importante ter em mente alguns elementos que podem ajudar a fundamentar essa prática de forma mais assertiva.

Seja dentro de uma lógica positiva, negativa ou, até mesmo, construtiva, é importante carregar esses elementos na hora de começar esse processo.

Linguagem não violenta

É muito comum dentro de um contexto de erro que os entes daquela situação apresentem alguma postura de estresse.

Por essa razão, é importante que esses elementos não sejam colocados dentro do feedback, uma vez que isso pode gerar ainda mais ruído e, até mesmo, virar uma discussão.

Nesse caso, assumir um tom amigável pode ser uma alternativa bastante assertiva para um feedback.

Contextualização

Basear-se em um contexto bem fundamentado pode dar ao funcionário uma compreensão maior do que está sendo dito.

Se, porventura, a produção de placa personalizada para loja está passando por um aumento significativo de qualidade, é importante que isso seja comunicado de forma clara.

Partindo desse ponto, será possível entender como essa qualificação está se realizando para que, assim, seja possível manter essas práticas.

Embasamento

Ter um bom embasamento para o feedback é um ponto bastante importante para que alguns ruídos possam ser evitados.

Afinal de contas, ninguém gosta de receber críticas sem entender com clareza qual é a origem dela.

Por isso, torna-se fundamental que alguns dados, inclusive, dentro de uma lógica de produtividade sejam apresentados.

Expectativa do funcionário

É importante, também, dentro de uma perspectiva positiva que o feedback consiga abarcar aquilo que o funcionário espera.

Logicamente, esses aspectos nem sempre são tão realistas, mas, sempre que for identificado alguma possibilidade de expectativa, é importante que ela seja atendida ou explicada.

Esse elemento é essencial para que haja uma perspectiva que não incidirá em nenhum tipo de frustração e, portanto, algum contexto oposto aos intentos do feedback.

Considerações finais

É certo que há uma complexidade bastante grande quando o assunto é gestão de pessoas dentro de uma lógica complexa de aspecto heterogêneo.

Seja como for, é importante ter em mente a importância de alguns elementos de comunicação para que essas relações possam ser bem fundamentadas.

Nesse caso, o feedback surge como uma espécie de cultura fundamental para conseguir sustentar boas relações dentro de um ambiente.

Entender, portanto, quais são os seus benefícios para uma lógica empresarial, certamente, pode trazer alguns elementos importantes para a sua realização.

Posteriormente, é preciso saber quais são as principais formas de garantir que esse feedback será bem implementado.

Partindo desses pontos, há uma grande chance desses elementos passarem a ser o que irá fundamentar uma boa relação empresarial dali para frente.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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