Quais são os principais tons de conversa para usar em seus textos

Como escritor, você deve usar a voz certa para se comunicar com o seu público-alvo. Afinal, esse alinhamento vai funcionar como uma calibração de instrumentos. O tom de voz que você utilizará  em seus textos, podem ser classificados em vários tons, como formal, informal, amigável, sério e personalizado. 

Cada um deles tem um propósito específico e deve ser usado de acordo com o assunto que está sendo tratado. Neste artigo, vamos abordar os principais tons de conversa que você pode usar em seus textos.

Diferenças de tons na linguagem escrita

Os principais tons de conversa na linguagem escrita são o formal e o informal. O tom formal é mais usado em situações profissionais, como em avisos de alarmes de incêndio, por exemplo. Já o tom informal é mais utilizado em situações pessoais ou amigáveis. Cada um deles tem suas próprias características que os diferenciam um do outro.

O tom formal é geralmente mais impessoal, objetivo e direto. Já o tom informal é mais pessoal, subjetivo e indireto. Outra diferença entre os dois tons é que o tom formal costuma usar uma linguagem mais rebuscada e erudita, enquanto o tom informal costuma usar uma linguagem mais coloquial e simples.

Quando escolher qual dos dois tons usar, é importante levar em consideração a situação em que se está inserido e a relação que tem com as pessoas envolvidas. Por fim, o tom personalizado é um tipo de conversa que envolve um toque pessoal para tornar a interação mais interessante. 

Nesse tipo de diálogo, podemos incluir narrativas pessoais, piadas e outros elementos que enriquecem a troca de ideias. Por exemplo, ao contar uma história sobre a vez em que você teve que subir oito andares da sua empresa pois no dia tinha manutenção de elevadores, utilizar esse tipo de linguagem pode facilitar o entendimento do público.

Determinando o objetivo do texto

O primeiro passo ao determinar o objetivo de um texto comercial é considerar o que você quer que seus leitores façam ao terminar de lê-lo. Isso pode incluir comprar um produto, visitar um site, se inscrever para um serviço ou simplesmente aprender mais sobre um tópico específico. 

Em seguida, escolha o tom de conversa mais adequado para alcançar esse objetivo. Por exemplo, se o objetivo do texto for informativo, para descrever um toldo articulado você deve usar um tom mais formal. Se o objetivo for persuasivo, você pode optar por um tom mais entusiasmado. 

Escolhendo o tom certo para seu público alvo

O tom de voz que você usa em seu marketing para auxiliar na sua campanha. Se você está se comunicando com o público-alvo errado, seu tom de voz pode não ser bem recebido. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a escolher o tom de voz certo para seu público-alvo.

1. Defina o objetivo da sua campanha

Antes de escolher um tom de voz, você precisa saber qual é o objetivo da sua campanha. Você está tentando estabelecer uma marca? Vendendo um produto? Ou apenas chamando a atenção para um determinado problema? Sua resposta irá influenciar diretamente o tom que você usará.

2. Pesquise seu público-alvo

Depois de definir o objetivo da sua campanha, é hora de pesquisar quem será seu público-alvo. Quem são eles? Onde eles moram? Qual é a idade média? Quais são seus interesses? A pesquisa o ajudará a entender melhor com quem você estará falando, permitindo que você adapte melhor seu tom de voz às suas necessidades específicas.

3. Escolha um tom de voz coerente com a sua marca 

Uma vez que você conhece melhor o seu público-alvo e sabe qual é o objetivo da sua campanha, agora é hora de pensar em como isso vai afetar a maneira como as pessoas percebem a sua marca.

Dessa forma, seu tom de voz precisará ser consistente com os valores e a mensagem da sua empresa, para que as pessoas saibam exatamente o que você representa e tenham maior probabilidade de comprar produtos/serviços de você no futuro.

Conclusão

Então lembre-se: existem três principais tons de voz que você pode escolher para seus textos: formal, informal ou personalizado. Cada um tem seus próprios benefícios, escolha o tom que melhor se adequa ao seu público-alvo e objetivo do seu texto, assim a mensagem será mais assertiva.Este conteúdo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =