Quais as ferramentas essenciais para uma boa gestão empresarial?

Gerenciar uma empresa nunca é uma tarefa fácil, ainda mais quando pensamos em uma gestão eficiente e de qualidade, mas é claro que para obter a excelência, o gestor não atua de forma individual, para extrair ao máximo e alcançar seu objetivo final, muitas empresas contam com a ajuda de ferramentas para ter uma gestão ainda mais otimizada. 

Assim como os brindes corporativos que podem fidelizar clientes, as ferramentas de gestão podem ajudar nas tomadas de decisão de uma empresa, obtendo todo o controle sobre os processos e atuando com mais personalidade e efetividade. 

Mas com tantas opções no mercado, qual será que melhor se enquadra no objetivo do seu negócio? Qual a ferramenta mais essencial que garante uma boa gestão? No texto de hoje, iremos responder todas essas dúvidas para você, bora conferir? Então vamos lá!

Análise SWOT

A análise SWOT é considerada como uma das ferramentas mais essenciais para qualquer boa gestão empresarial, a sua sigla significa Strenghts (Força), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). 

Cada palavra tem seu significado, mas em resumo, essa análise procura ser um diagnóstico detalhado para identificar os pontos fortes e fracos, que costumam ser fatores internos de uma empresa, suas oportunidades e possíveis ameaças que podem interferir no seu trabalho, que geralmente são detalhes externos. 

Essa ferramenta deve ser usada para identificar ou aprimorar alguns detalhes do seu negócio, atingindo resultados de forma mais eficiente, assim como uma injetora de plástico que é mais efetiva para fundir e moldar polímeros. 

KPI’s

Os indicadores de desempenho, também conhecidos como KPIs, são parte fundamental para saber se a sua empresa está atingindo os objetivos e se suas metas estão sendo batidas.

Essa é uma ferramenta de controle de desempenho, medindo o nível de sucesso que suas metas alcançaram, seja elas de vendas de produtos, prospecção de novos clientes, rotação no fluxo de caixa, expansão da marca e por aí vai. 

5W2H

O 5W2H é outra sigla que funciona como um checklist para entender se todas as tarefas foram realizadas, mapeando as atividades, e definindo exatamente, qual o objetivo do projeto, o motivo para ele ser feito, o local, o tempo para cada tarefa, quem são os envolvidos da equipe, quais os métodos e o custo total que será investido. 

Essa é uma ferramenta que se baseia na criação de um plano de ação, e na determinação para executar uma determinada atividade, trazendo maior controle nas tarefas e conseguindo ganhar eficiência e organização. 

Ciclo PDCA

Plan ( Planejar, Do (Fazer), Check (Avaliar), Act (Agir), esse é o significado por trás da sigla PDCA que tem como principal objetivo, implementar mudanças e segue esses 4 princípios fundamentais para mantê-la ativa e funcionando de maneira eficiente. 

Ela busca uma melhoria constante dentro de uma empresa, assim como realizar a manutenção de elevadores ou de maquinários de forma periódica, com isso você consegue reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente. 

PM Canvas

Project Model Canvas, ou PM Canvas é uma ferramenta de gestão e empreendedorismo que permite descrever, projetar, desafiar , inventar e articular seu modelo de negócios, podendo ser chamado também de “Quadro de Modelo de Negócios”. 

Através dele, você possui uma visão macro de toda a sua empresa, auxiliando o gestor no planejamento e controle de todas as áreas mais importantes que existem dentro da sua organização. 

Quais dessas ferramentas de gestão você já conhecia? E qual delas chamou mais sua atenção? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *