Projetos de casas que usaram tijolo ecológico

Os projetos de casa acabam estimulando ainda mais os seus proprietários a dar continuidade ao sonho da casa própria. Sendo assim, ao utilizar o tijolo ecológico como base, é possível unir conforto e sustentabilidade em um único lugar.

Se a obra for acompanhada por um profissional da aula, os resultados podem ser incríveis. Esse tipo de tijolo não apenas ajuda o meio ambiente como também permite uma melhora na passagem de ar da moradia e isola os ruídos do lado de fora.

Afinal, o que é tijolo ecológico?

O tijolo ecológico é um tipo de tijolo de construção, que é misturado com solo, cimento e água, e a proporção de cimento é de apenas 10%. No entanto, os tijolos ecológicos são, na verdade, ecológicos porque não são queimados durante o processo de fabricação, ou seja, não liberam dióxido de carbono na atmosfera.

Os três elementos são misturados para formar um composto homogêneo, que é então moldado, prensado e compactado em uma prensa manual ou hidráulica. Depois de prensados, os tijolos passam por um processo de cura e secagem de aproximadamente 28 dias. Então, vão para uma prensa para testar toda a sua resistência.

Os ingredientes de alguns tijolos ecológicos também incluem bagaço tubular, pneus e resíduos de construção, o que os torna mais sustentáveis. No entanto, os tijolos ecológicos não são apenas ecológicos do ponto de vista de sua fabricação. Sendo assim, é possível moldá-lo com qualquer material.

Outras características que envolvem esse sistema construtivo também contribuem para os aspectos ecológicos e sustentáveis ​​da obra. Dessa maneira, uma reforma pode demorar muito menos tempo para ficar pronto, apenas usando o tijolo ecológico, que amplia a qualidade e reduz o período de construção.

Como é possível usar tijolo ecológico?

Os tijolos ecológicos podem variar de fábrica para fábrica, mas geralmente possuem as mesmas características de produção, componentes e funções. Na construção, porém, foram utilizados três tipos de tijolos ecológicos: tijolos integrais, tijolos intermediários e passagens. Por isso, é importante contar com um profissional no período de reforma.

As casas de tijolos ecológicos seguem diferentes padrões de alvenaria, principalmente em estruturas de viga-pilar. Os eco-tijolos recebem cintas e amarrações ao longo de toda a estrutura da parede, normalmente a um metro de distância. Assim, a estrutura fica muito mais protegida e segura contra qualquer tipo de acidente.

As casas de tijolos ecológicos podem acomodar lajes de concreto e mais de um andar, desde que sejam construídas adequadamente. Para qualquer tipo de construção que tenha mais de 3 pavimentos, é importante que o tijolo ecológico seja colocado com colunas ao lado da alvenaria.

De uma maneira geral, a utilização desse material para uma construção pode ajudar a ampliar o isolamento termo acústico do ambiente, bem como melhorar a ventilação. Por isso, se você quer mais conforto nos seus cômodos, saiba que essa é uma aposta extremamente assertiva.

Materiais para fazer tijolo ecológico

Todo e qualquer solo serve, exceto preto e solos com muita matéria orgânica. De todos os terrenos à nossa disposição, é necessário analisar e verificar a percentagem de areia na sua composição. Para um bom tijolo deve ser de 50% a 70% de areia, garantindo a sua sustentação e maior segurança para os moradores da casa.

É importante ressaltar que todos os solos possuem areia em sua composição, alguns mais que outros, por isso é necessária uma análise do solo para confirmar o percentual de areia presente nele.  Além disso, também dá para usar plástico, pneus e outros materiais para atribuir outra textura ao tijolo ecológico.

Projetos de casas com tijolo ecológico

Existem muitos projetos de casas com o uso do tijolo sustentável. No entanto, é necessário que a execução da obra seja feita com o auxílio de um profissional, garantindo o cumprimento de todos os protocolos. Além disso, o projeto como um todo deve ser amigo da natureza, aplicando conceitos sustentáveis.

Projeto com reaproveitamento de resíduos

Você sabia que é possível produzir tijolo ecológico a partir do reaproveitamento dos resíduos? Enquanto muitos itens vão para o lixo e ficam sem uso, existem alguns resíduos que podem ser reaproveitados, como as fibras naturais. Isso ajuda a atribuir maior criatividade e beleza para projetos que envolvam casas.

Projeto com tijolos de garrafa pet

As garrafas pet são itens extremamente comuns no nosso dia a dia, seja quando compramos uma água ou quando bebemos refrigerante. Por ser um tijolo extremamente resistente e aceitar muitos materiais para a composição, é possível montar paredes e áreas externas usando essa mistura inusitada e prática.

Projeto com reciclagem de pneu

Sabe aquele pneu velho que ficou encostado na sua garagem e não possui serventia? Que tal transformá-lo em um tijolo ecológico? Por ser um material muito resistente, ele trará beleza e suavidade para a sua construção, o que garante uma excelente execução para o projeto.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *