Precisa de dinheiro? Empreender pode ser uma opção

Muitas pessoas têm como principal meta de vida, abrir seu próprio negócio, independente do segmento, como uma empresa que trabalha com a gestão industrial, por exemplo. Mas em contrapartida, grande parte do público não começa um empreendimento por ser seu desejo, e sim, por precisar de dinheiro. 

Uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), feita em 2021 mostra que cerca de 48,9% dos negócios no Brasil, ou são abertos ou são mantidos pela falta de oportunidade dentro do mercado de trabalho, ou seja, uma em cada duas pessoas, se torna empreendedor devido a necessidade de ganhar dinheiro. 

Com certeza esse é um dado chocante e que provavelmente você não tinha noção, mas acredite, empreender nos dias de hoje pode ser uma opção não só para realizar desejos mas também como fator de sobrevivência, no texto de hoje vamos abordar exatamente isso, então não perca nenhum detalhe e vem com a gente!

Por que o empreendedorismo virou saída para quem precisa de dinheiro?

A maioria das pessoas já sabe a grande crise que o Brasil está passando em relação ao desemprego, de acordo com o IBGE, até o final de janeiro de 2022 foram registrados cerca de 12 milhões de brasileiros desempregados, com uma taxa de 11,2%, um número considerado alto. 

Devido a essa dificuldade de encontrar oportunidades dentro do mercado, principalmente durante o período pandêmico, as pessoas começaram a buscar outras maneiras de conseguir seu próprio dinheiro, abrindo um empreendimento. 

Outro fator que ajudou bastante foi justamente o mercado digital, ter um empreendimento online como um e-commerce ou vender produtos no marketplace, se tornou algo muito mais acessível para grande parte do público, que agora tem mais opções de locais para investir. 

A escolaridade aumentou assim como os negócios estabelecidos

Um dado curioso que aponta essa pesquisa, realizada pelo GEM em parceria com o SEBRAE, é que cerca de 28,5% dos empreendedores têm ensino superior completo, o que aumenta o maior número de alta escolaridade dos últimos 9 anos. Isso se aponta para a falta de oportunidades no mercado, que ficam cada vez mais evidentes. 

Além disso, os negócios estão muito mais estabelecidos, com uma taxa de 9,9% de empresas que possuem 3 anos ou mais de existência. Ou seja, a consolidação de um empreendimento está se tornando algo mais comum, diminuindo o número de empresas que abrem e fecham seu negócio em tempo recorde. 

Mas realmente vale a pena abrir um empreendimento precisando de dinheiro? Os custos não são muito altos?

Mesmo com todos os dados apontando para a crescente do empreendedorismo nos últimos anos como uma forma de sobrevivência, muitas pessoas ainda não conseguem ter a certeza de que, abrir seu próprio negócio realmente vai dar dinheiro, afinal, ter uma empresa significa arcar com custos iniciais e não ter a garantia de sucesso. 

Um empreendimento não vai te garantir o dinheiro todo mês na sua conta, quanto o trabalho de prospecção industrial de clientes garantia, mas é um risco que muitas pessoas estão tomando por conta da falta de oportunidades, melhor do que ficar parado é investir e buscar algo. 

Além disso, como citamos acima, hoje existem diversos empreendimentos que são considerados de baixo custo, talvez com cerca de 5 mil reais, a pessoa possa ter seu próprio negócio, analisando o mercado digital por exemplo, ou seguindo algumas tendências com ótimo custo benefício. 

No final das contas , empreender é uma opção extremamente válida para quem precisa de dinheiro, e mesmo que você não tenha conhecimento sobre o assunto, procure alguns cursos gratuitos como no Sebrae, por exemplo, que podem te ajudar durante essa jornada. 

Acredite, o empreendimento é um risco que vale a pena, e por mais que possua seus desafios, você pode ter muito sucesso dentro de uma área em que você nem imaginava, então se planeje e pense nessa possibilidade se você quiser movimentar sua vida financeira. 

Não esqueça de comentar e compartilhar esse texto com seus amigos caso tenha gostado, obrigado por ler e até a próxima!
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *