Planejamento de clipping: o que é 

O planejamento de clipping é a preparação do uso de uma ferramenta essencial para a avaliação do relacionamento com jornalistas. Dessa forma, ela ajuda na visualização dos resultados obtidos em conjunto com a imprensa.

Existem diversas empresas, intituladas de clippadoras, que fazem o levantamento dos resultados conquistados pelo assessor de imprensa diariamente. Desse modo, até mesmo dentro das baias de escritório pode-se encontrar aplicação da técnica.

Com o trabalho em conjunto, as companhias podem enviar uma emails informativos com as principais notícias achadas na mídia, bem como sugestões de matérias do setor ou concorrentes.

Essas clippadoras são indicadas para as grandes corporações que, por sua vez, possuem um volume de publicações bem maior do que o assessor é capaz de coletar de forma manual, já que proporcionam um custo extra ao cliente.

Seja uma empresa de wifi e internet, ou mesmo uma startup contábil, o uso dessa abordagem pode ser bastante vantajoso para aqueles que a aplicarem de maneira eficaz.

Com o levantamento realizado pela própria assessoria de imprensa, o ideal é que o cliente receba diariamente todas as matérias que saírem sobre ele na imprensa, analisando o tom que cada uma delas possui e informando ao cliente os principais pontos.

Assim, para aqueles que desejam saber mais a respeito de tudo isso, será possível abordar, neste artigo, o conceito, a aplicação e a importância do clipping para as campanhas de marketing.

Por fim, este texto será finalizado com as vantagens e as principais ferramentas utilizadas para esta abordagem.

Clipping: o que é em que consiste?

O clipping é um processo que ocorre com o constante monitoramento, arquivamento e análise de menções feitas nas mídias sociais a uma marca, companhia ou celebridade.

Este processo também pode ser compreendido por meio de verbetes, podendo ser utilizados os nomes ou expressões em uma campanha de marketing, ainda que seja de produtos como mini sanduíche natural para festa.

Em geral, todo este monitoramento é realizado em mídias de conteúdo público ou por serviços de assinatura, como a exemplo dos jornais e revistas impressos e eletrônicos, da rádio, da televisão, das redes sociais, blogs, podcast, Youtube, dentre diversos outros.

A tradução direta do termo Clipping significa recorte, apesar de em outros países este mesmo processo também pode ser conhecido como media monitoring, que é o monitoramento de mídia, ou new monitoring, que é o monitoramento de notícias.

A palavra clipping tornou-se popular, uma vez que antigamente o monitoramento era feito apenas nas mídias impressas.

Era justamente nelas que os trechos que a marca ou a celebridade eram mencionados eram retirados e arquivados de forma organizada em pastas físicas. Ademais, no Brasil, este termo também pode ser conhecido como clipagem.

Assim, é preciso ouvir os clientes e entender como eles enxergam a marca. É de extrema importância para qualquer companhia saber como o consumidor vê a sua marca, e quanto ele gosta de cada produto ali fornecido.

Já que uma boa visão por parte dos clientes é um dos critérios que determina o sucesso de uma organização, é preciso que haja uma atenção concreta a isso, ainda que se trabalhe em uma fábrica de roupas de bebê.

Além do mais, esse conhecimento possibilita que reclamações sejam recebidas e solucionadas de maneira mais fácil.

Para que serve o clipping?

O processo de clipping tem a sua utilidade em identificar as ocasiões em que a marca ou a personalidade foi mencionada dentro dos diversos veículos de imprensa e nas inúmeras plataformas que existem hoje em dia.

Em geral, existem agências de comunicação que proporcionam este tipo de serviço, e é necessário que elas estejam atentas para conseguir acompanhar a popularidade dos seus clientes dentro da internet ou imprensa.

Até porque isso pode variar; pois, conforme a popularidade de cada marca, esse serviço também pode ser feito pela assessoria de imprensa, ainda que se trate de marcas que vendem produtos como tela mosquiteira fixa.

De forma geral, quanto mais popular for o cliente, mais difícil será o trabalho de monitoramento e arquivamento das citações feitas pela mídia on-line e offline.

Clipping: qual é a sua importância?

É preciso deixar claro, antes de mais nada, o fato de que o clipping é fundamental para a definição dos resultados do modelo de comunicação da companhia.

Quando ele é bem feito, é possível acompanhar e entender como está a imagem da instituição nas mídias digitais, redes sociais, dentre as diversas outras.

Isso faz com que o plano de comunicação do negócio possa ser realmente avaliado, permitindo análises mais certeiras, bem como a identificação de pontos positivos e negativos.

Além do mais, o trabalho com clipping pode apontar quais produtos, textos ou publicações das redes rendem mais visualizações, engajamento e, por consequência, mais retorno de investimento, ainda que seja a publicidade de uma instalação de hidrante predial.

Isso tudo significa dizer que a importância do clipping para o desenvolvimento de um negócio é tamanha que, só por estar sendo bem implementada, pode fazer toda a diferença.

Principais vantagens

Entre as principais vantagens da abordagem, é possível começar mencionando que o clipping possibilita o monitoramento de competidores e a antecipação de tendências.

Saber visualizar o que se diz sobre as organizações de um ramo pode ser um passo chave para construir estratégias de atração de novos consumidores.

Entender como explorar o que o público deseja e o que ele não gosta em um produto da concorrência pode ser uma vantagem e tanto.

Do mesmo modo, é possível descobrir o que as pessoas procuram em um produto e uma série de outras informações pertinentes a respeito.

Tal como alguém que busca por clínica veterinária mais próximo de mim deseja um tipo específico de atendimento, os diversos outros tipos de consumidores também possuem as suas características.

Ter essa compreensão pode auxiliar o negócio a detectar novas tendências do momento. Esse é um processo muito importante na busca de inovação. 

Outra vantagem nisso tudo é poder gerar relatórios de Clipping bem mais completos e dinâmicos.

O monitoramento em tempo real também proporciona a realização de relatórios de Clipping de forma mais inteligente, constituindo uma poderosa ferramenta estratégica.

Mensurar o trabalho realizado pela comunicação e os resultados da inserção de uma marca no mercado são também grandes vantagens dessa atividade. 

Um bom trabalho de clipping abarca análise de sentimento, o levantamento do histórico dos veículos que postam os materiais, tempo de resposta, insights estratégicos, bem como a boa apresentação visual e, de forma especial, a inteligência. 

Fazer o clipping é fundamental, uma vez que consiste em uma forma básica de mensurar os resultados provenientes de táticas de comunicação da marca. Apesar de ser básica, trata-se de uma das mais completas.

Um clipping adequadamente desenvolvido consegue descobrir se a marca ou celebridade é frequentemente mencionada, se é citada de forma positiva ou negativa, e qual é o público alvo atingido.

Por meio deste monitoramento, é possível conseguir dados que servirão de base para a construção de uma plano de comunicação, de forma que possa ser para o aumento da exposição, para a divulgação de um produto ou serviço ou para construir uma reputação.

O clipping também possibilita que a empresa identifique quais dentre os assuntos são os mais sensíveis, e quais dentre as publicações falam sobre estes temas, prevenindo uma crise de reputação.

Assim, todos os outputs do processo são valiosos e auxiliam no descobrimento de quais tipos de pautas geram mais publicações, maior quantidade de visualizações, maior lucro e até mesmo pode auxiliar na criação de um planejamento de palavras-chave para vendas.

Quais as principais ferramentas de clipping?

Por fim, e para que até mesmo encomendas de cartão de visita faca especial possam ser mais vendidas com o bom uso do marketing, será possível finalizar este artigo com quatro dentre as principais ferramentas de clipping:

  • Assessoria de imprensa com clipping;
  • Companhias especializadas em clipping;
  • Knewin Monitoring;
  • Workr.

Assim, é possível dizer que o clipping constitui uma ferramenta facilitadora digital. A importância dele, como foi possível constatar, vai além do próprio monitoramento de marca.

A partir desse modelo, é possível monitorar os concorrentes e montar táticas de comunicação com informações privilegiadas.

É preciso se atentar ao fato de que isso necessita de investimento. No entanto, trata-se de uma ferramenta que é acessível para todos os tamanhos de companhias.

Considerações finais

O planejamento de clipping é uma das etapas mais importantes para a otimização do marketing e das vendas, através de todos os espaços de mídia que foram mencionados ao longo do texto.

Dessa forma, é possível afirmar que, antes mesmo de sair usando, é extremamente necessário conhecer a fundo a funcionalidade dessa abordagem.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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