Piscina das Marés: Uma Jóia Arquitectónica de Álvaro Siza Vieira

A Câmara de Matosinhos só queria construir um tanque de natação. Até que Siza Vieira pegou no projeto e criou um monumento – a Piscina das Marés.

A Piscina das Marés é um conjunto de piscinas de água salgada localizadas na Praia de Leça na Freguesia de Leça da Palmeira, Concelho de Matosinhos (Portugal).

Construída na década de 1960 e inaugurada em 1966, foi projetada pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira, o mais conceituado e premiado arquiteto contemporâneo português. Em 2006 foi classificada como Monumento Nacional.

As duas piscinas (uma só para crianças) de água salgada são uma alternativa às várias praias que se estendem ao longo do concelho de Matosinhos.

A Piscina das Marés inclui duas piscinas, vestiários e balneários e um bar/lounge.

Piscina das Marés, Leça da Palmeira

Inaugurada em 1966, esta piscina está classificada como Monumento Nacional desde 2011 e continua em atividade durante a época balnear.

A ideia de construção de uma piscina junto à praia de Leça da Palmeira surgiu ainda na década de 50 do século XX e fazia parte do projeto de tornar Leça da Palmeira um centro balnear de referência nacional.

Inicialmente era para ser pouco mais que um tanque de água que se encheria com o movimento das marés, mas acabou por ser uma obra de arte, com uma piscina para crianças e outra para adultos, balneários, vestiários e um bar.

Siza Vieira – Pritzker (1992)

Alguma da particularidade desta piscina está no nome do seu autor, o arquiteto Siza Vieira, o mais conceituado e premiado arquiteto português na atualidade, mas também merece destaque o facto de ser um dos melhores exemplos da denominada arquitetura orgânica em Portugal. Segundo esta linha arquitectónica, o edifício construído para além de procurar a satisfação dos interesses das pessoas, deve ter igualmente em consideração a sua integração no meio ambiente, na natureza.

Siza Vieira projetou a Casa de Chá da Boa-Nova pouco tempo antes, quase em simultâneo com a Piscina da Quinta da Conceição, no final dos anos 1960. O curso de Arquitetura da Escola Superior de Belas Artes do Porto tinha sido concluído em 1955, o que faz destes monumentos algumas das primeiras obras do jovem arquiteto. A ideia inicial da Câmara Municipal de Matosinhos era, na verdade, construir um tanque, alimentado pelo vai e vem do vizinho Oceano Atlântico.

Maior representante da arquitetura de Portugal, foi o primeiro arquiteto português a receber um Prémio Pritzker (1992). Recebeu também um Leão de Ouro na Bienal de Veneza (2012) e é conhecido por sua arquitetura universal e particular.

É em Leça da Palmeira que se encontram alguns dos seus trabalhos mais emblemáticos: a Piscina da Quinta da Conceição (1958-1965), a Piscina das Marés (1961-1966), a Casa de Chá da Boa Nova (1958-1965) e mais recentemente a marginal de Leça da Palmeira (2006) que, para além de unir estas duas últimas obras, resulta num espaço adaptado às suas novas funções e características de centralidade e de espaço de lazer.

https://www.leca-palmeira.com/wordpress/wp-content/uploads/2022/07/piscina-das-mares.jpg
https://www.leca-palmeira.com/wordpress/wp-content/uploads/2019/02/Piscina-das-Mares-Leca-Palmeira-003.jpg

Related Posts