O que são os bitcoins?

Você com certeza já ouviu falar sobre os bitcoins, afinal, esse é um termo que não sai da boca do povo e é considerado um dos assuntos mais populares do momento. Seja em um programa de televisão, uma mesa de bar ou até mesmo no meio do seu expediente na sua empresa que vende fios e cabos elétricos, com certeza alguém já comentou sobre bitcoins ou falou sobre elas para você. 

Toda essa popularidade não é por acaso, o bitcoin é a primeira moeda virtual que começou a ser divulgada em meados de 2008 e hoje, tornou- se uma verdadeira febre, sendo um assunto crucial em qualquer roda de conversas. 

Mas, mesmo com toda sua importância, será que você realmente sabe o que significa a bitcoin? Qual a sua importância e o seu impacto dentro do mercado? No texto de hoje iremos falar tudo sobre a bitcoin, então vamos conferir! Tenha uma ótima leitura. 

Afinal, o que significa os bitcoins?

O bitcoin se tornou extremamente popular por ser justamente, a primeira moeda virtual já criada. Ou seja, ela não existe em nenhum formato físico, como o papel, por exemplo, ela é encontrada única e exclusivamente dentro do mercado digital. 

Além disso, outra característica marcante dela é que ela é descentralizada, sendo assim, não existe nenhum banco ou ou governo que atua como intermediário dela, fazendo com que ela atue de forma global e não centrada em uma região. 

Em resumo, a bitcoin foi a primeira criptomoeda criada, existindo apenas dentro do mundo virtual criada por um código único, porém, tendo sua funcionalidade assim como sua validade igual a de um dinheiro físico. 

Outra curiosidade que vale ressaltar sobre ela é que é uma moeda limitada, dessa forma, o código da bitcoin foi criado para que existissem, no máximo, 21 milhões de unidades, o que faz com que ela cause um determinado senso de escassez e que seu quadro de distribuição seja muito mais seletivo. 

Como funciona o bitcoin?

Como citamos acima, o bitcoin atua de maneira totalmente online, ou seja, suas transações são feitas de usuário para usuário através da internet utilizando uma rede própria, conhecida como Blockchain. 

Esse é um banco de dados onde são registradas todas as operações que envolvem bitcoins. Lembrando que, o bitcoin é totalmente aberto e as operações ficam visíveis, porém a identidade dos usuários é sempre reservada e anônima. 

Depois de validadas, as transações são acrescentadas a blocos de transação, e é justamente daí, que vem a origem do nome blockchain. A cada 10 minutos são criados novos blocos, e por conta justamente dessa validação, as bitcoins são consideradas extremamente seguras e nunca foram fraudadas até hoje. 

Bitcoin é seguro?

Como vimos acima, a bitcoin utiliza a criptografia e o blockchain, o que torna quase impossível dela ser invadida, tanto que até hoje, nunca ocorreu de ela ser fraudada. Por outro lado, mesmo que o bitcoin em si garanta segurança máxima, pode ocorrer alguns outros fatores que deixam o consumidor com um pé atrás. 

Já ocorreram casos onde hackers invadiram a carteira virtual de alguns usuários, e dessa forma, conseguiram roubar os bitcoins que estavam presentes ali, sendo assim, não podemos cravar 100% de segurança quando você atua com essa moeda.

Outro problema é a falta de regulamentação no Brasil, o próprio site do Banco Central do Brasil alerta sobre possíveis dificuldades relacionadas à moeda virtual. Por não ser algo físico como os discos de corte, é sempre importante ficar de olho antes de investir ou comprar seus bitcoins. 

Você já conhecia sobre o bitcoin? Alguma vez já investiu ou pensou em investir nessa criptomoeda? Deixe sua opinião ou seu relato nos comentários abaixo, e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

seis − três =