O que precisa ter em um site para influencer?

Trabalhar como influenciador digital se tornou o grande sonho de muitas pessoas, levando em consideração todo glamour e prestígio inerentes à profissão.

Nesse sentido, um dos passos mais importantes a serem tomados rumo a uma carreira de sucesso nessa área, é a criação de um site responsivo e bem organizado, para que tanto seu público quanto às marcas com quem deseja formar parcerias possam conhecer melhor o seu trabalho.

Desse modo, fique com a gente até o final desse artigo e descubra como criar uma página  atrativa para a sua persona e se destacar nesse mercado.

Por que um influenciador precisa ter um website? 

A princípio, a criação de um site pode te ajudar a medir seu nível de influência e também o tamanho do seu alcance, podendo inclusive servir de ferramenta para estabelecer novas metas. 

Embora muitas pessoas consigam atrair uma boa quantidade de pessoas apenas utilizando suas contas nas redes sociais, ainda assim é importante seguir com o desenvolvimento de um site. Isso porque, desse modo, você não fica refém de uma única plataforma, que pode excluir ou restringir sua conta a qualquer momento. 

Outro ponto interessante é que investir em um portal online ajuda a trazer mais credibilidade para a sua marca. 

Por exemplo, uma empresa pode encontrar seu perfil no twitter e não perceber que você está aberto para novas parcerias. Logo, colocar seu endereço eletrônico na bio das redes sociais mostra que você é um influenciador sério, aumentando assim sua presença profissional e brand awareness (consciência de marca).

Por fim, o site é uma ferramenta flexível, permitindo que você faça alterações no layout, conteúdo e CTAs sempre que achar necessário. 

O que um influenciador precisa ter no seu website?  

Existem diversos aspectos que o influenciador precisa estar atento ao criar sua página na web. Entretanto, nesse tópico separamos os 5 mais importantes e que não podem ficar de fora do processo.

Inclua informações sobre você

Embora esse pareça um ponto óbvio, muitas pessoas que estão iniciando nessa área cometem esse erro. 

Veja que seu site servirá de vitrine para a sua audiência e as outras empresas. Assim, é fundamental que você inclua informações precisas sobre o seu modo de trabalho, seu nicho de atuação, além de inserir uma biografia sobre a sua pessoa.

Isso vai fazer com que seu público se conecte com mais facilidade, bem como deixará claro para as outras companhias qual é a sua especialidade.

Adicione fotos 

A parte escrita do seu site é muito importante, porém, sua eficiência tende a aumentar quando combinada a elementos visuais.

Dito isso, vamos imaginar que o seu nicho seja o de pet shop. Assim, fotos divertidas de animais de estimação ou até mesmo com o seu próprio pet, trarão mais confiabilidade para a sua marca. 

Além disso, você pode explorar diversas maneiras de incluir essas imagens no seu site, como por exemplo em forma banner, mosaicos e etc.

Links das suas redes sociais 

É claro que plataformas como YouTube, Instagram, TikTok e etc exercem um papel extremamente importante nesse processo. Ou seja, lembre-se de deixar a mostra todos os links das suas redes sociais.   

Desse modo, futuros parceiros poderão ter um melhor entendimento sobre os conteúdos que você posta e, principalmente, sobre sua taxa de engajamento (falaremos mais sobre isso no próximo tópico).

Alcance e engajamento 

Uma coisa é certa: para ser um influenciador de sucesso, você precisa ter uma audiência muito bem consolidada. Assim, informações como número de seguidores, quantidade de impressões, média de cliques nos links compartilhados precisam estar expostos no seu site.   

E o motivo para isso é muito simples: quando as empresas forem entrar em contato com você para fechar negócio, elas irão querer saber o quão engajada a sua audiência é com relação as suas postagens. 

E, como esses dados não ficam disponíveis para todos, é essencial disponibilizá-los na sua página.  

SEO 

O SEO (Search Engine Optimization) será o responsável por elevar o tráfego orgânico do seu site. 

Assim, através de otimizações on-page e off-page, sua página aparecerá nas primeiras opções de busca do Google, aumentando suas chances de prospectar mais clientes e de se tornar referência no seu ramo de atuação. 

Por fim, caso não conheça nada de SEO, o ideal é que você estude pelo menos seus conceitos básicos antes de iniciar o website. 

Dados de contato 

Por último, não se esqueça de deixar disponível as suas informações de contato. Alguns influencers preferem ser contactados por mensagens via redes sociais, o que está longe de ser um problema. 

Entretanto, para passar um ar de profissionalismo, é recomendado que você possua um telefone para contato (não precisa ser o seu pessoal) e um email exclusivo para tratar de negócios. 

Caso não se sinta confortável compartilhando essas informações, uma outra opção é disponibilizar um formulário para que as pessoas preencham e você mesmo entre em contato com elas depois.

Confira 5 plataformas para influenciadores  

Além do site e das redes sociais, existem outras plataformas para te ajudar a alcançar mais pessoas e assim aumentar seu círculo de influência. Dentre elas, podemos citar as seguintes:

Digital influencers  

Para se ter uma ideia da relevância da Digital influencers, a empresa possui clientes como a Centauro e as lojas Renner. Assim, a plataforma é uma excelente escolha tanto para os influencers que estão dando os seus primeiros passos, quanto para os mais experientes, além de permitir que as empresas contratantes consigam analisar diferentes métricas de desempenho.

Fora isso, a própria Digital influencers realiza o gerenciamento dos briefings e o  mapeamento de resultados, indicando qual o melhor o caminho a ser seguido dentro de determinada estratégia.

Influency.me

A Influency.me não é recomendada apenas para os influencers, mas, também, para as empresas que estão pensando em realizar parcerias desse tipo.  

Segundo a própria Influency.me, o que diferencia essa plataforma das demais é o trabalho de análise realizado nos seguidores do influenciador. Dessa forma, informações precisas relacionadas ao nível de engajamento, gênero e idade dos seguidores contribuem para que o projeto traga os resultados esperados.

A Kuak apresenta uma interface bastante intuitiva e de fácil manuseio, o que pode ser percebido na hora de criar um cadastro na plataforma. Dentro do site você vai poder definir segmentos e analisar os principais dados de performance do seu projeto – quantidade de cliques, número de visualizações, ressonância e muito mais.

Por último, a Ocean Drop e a Karsten são algumas das empresas que trabalham com a Kuak. 

Squid

A empresa oferece aos seus adeptos mais de 70 métricas de análise de desempenho do projeto, além do seu recurso exclusivo chamado “Jornada da Influência”. 

No caso, a Jornada da Influência mostra os produtos certos para pessoas certas, o que eleva ainda mais o grau de engajamento – por pessoas certas, é claro, entende-se os próprios influenciadores, que estarão em contato com as marcas do seu nicho de interesse diariamente.  

Vale ressaltar que a Squid ainda possui um blog completo em seu site, com diversas informações sobre marketing de influência e tudo o que acontece dentro desse mundo. 

Upfluence 

Diferente das outras opções, a Upfluence exige que seus usuários consigam falar inglês. Assim, a empresa conta com colaboradores capazes de gerenciar suas campanhas e até mesmo remodelar a identidade visual da sua marca.

Métricas envolvendo nível de engajamento da empresa/influencer, conscientização da marca e outros parâmetros são prontamente disponibilizados pela Upfluence. 

Os planos para influenciadores e empresas são cobrados em dólar, portanto, fique atento a esse detalhe quando for criar sua conta.

Quais ferramentas você pode usar no seu site? 

Pinterest  

Lembra quando falamos da importância de inserir imagens no seu portal? Pois bem, para ter novos insights, nada melhor do que criar uma conta no Pinterest e explorar todo seu conteúdo.

Lá você vai encontrar influenciadores que atuam em nichos parecidos com o seu, os quais poderão servir de inspiração para os seus projetos atuais e futuros.

Além disso, você pode usar esse aplicativo no próprio site da empresa, no app do celular, ou até mesmo instalar uma extensão no seu navegador. Assim, sempre que encontrar uma imagem interessante, basta clicar no botão “pin” e adicioná-la à sua biblioteca de favoritos. 

Canva  

O Canva é uma das ferramentas de criação mais importantes da atualidade, sendo fundamental no desenvolvimento de diversos trabalhos em diferentes áreas. 

Dessa forma, se você é uma pessoa que conhece de design de imagens e deseja criar a sua própria identidade visual, o Canva é a melhor plataforma nesse sentido. 

Em síntese, aqui você vai encontrar uma série de funcionalidades para editar imagens, criar seu logo, elaborar vinhetas e muitas outras coisas. 

Apesar de alguns recursos no Canva serem pagos, é possível elaborar grandes projetos utilizando somente as opções gratuitas. 

Google Ads 

Depois de ter montado o seu site com todas as dicas presentes nesse texto, uma boa ideia é desenvolver campanhas de prospecção via Google Ads. Desse modo, faça a segmentação do seu público e atinja pessoas realmente interessadas no seu conteúdo.

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