O que é um plano de comunicação? 

A definição de um plano de comunicação é a pendência mais urgente de uma empresa que deseja alcançar sucesso no mercado. Pois, nos dias de hoje, para atingir patamares elevados, nenhum negócio pode abrir mão de uma estratégia de marketing eficiente.

É justamente por esse motivo que as práticas voltadas à publicidade estão extremamente em alta ultimamente. Trabalhando com a venda de chaveiros mosquetão nos comércios de rua ou com a venda de infoprodutos, a utilização de propaganda é fundamental.

Em virtude disso, não se pode negligenciar a necessidade de planejar bem o que será feito nesse sentido, sobretudo quando se está pensando em uma abordagem comunicativa para uma corporação de grande nome e de extenso alcance no mercado.

Uma simples embalagem de ovo de codorna pode possuir, no seu interior, uma mensagem simples, curta e objetiva que já determina, por si mesma, o tom de voz da empresa a qual está representando. A mensagem e a marca precisam estar alinhadas.

Quando se trata de publicidade, cada palavra deve ser medida com a sensibilidade de quem entende qual será exatamente o efeito que ela causará no interlocutor que a recebe, ainda que se trate de um anúncio de limpeza profunda de pele com muito acne.

Por esta razão, é fundamental para um empreendedor conhecer mais a fundo as formas de se fazer o planejamento de uma estratégia de comunicação da forma correta.

Trazendo, de forma objetiva, o conceito do plano voltado à comunicação de uma empresa, juntamente com a argumentação em favor da sua importância, será possível elucidar o assunto de forma bastante proveitosa.

Por último, e para que essa abordagem possa ser bem utilizada pelos empreendedores de primeira viagem, independente do segmento de atuação, ainda será possível finalizar com oito dicas de como construir um plano adequado para a comunicação.

O que conceitua um plano de comunicação?

O plano de comunicação se trata de um documento criado para orientar as companhias em suas práticas no âmbito da comunicação.

Em geral, ele é desenvolvido pelo time de comunicação ou de marketing. Em muitos casos, ambas as partes estão presentes, envolvidas nesse processo, tanto nas vendas de uma empresa de autopeças quanto nas de uma fabricante de chapa expandida.

Em linhas práticas, esse tipo de estratégia precisa levar em conta alguns aspectos essenciais para os negócios, tais como o atual cenário da empresa, os objetivos que devem ser alcançados e o público que deve ser atingido. 

Além do mais, o planejamento da comunicação pode ser adotado para diversos fins, desde o lançamento de um produto ou serviço no mercado, indo até mesmo às iniciativas para aumentar as vendas de uma loja virtual. 

Outro ponto fundamental é que, depois de finalizado, o planejamento da comunicação deve ser revisitado de forma periódica, encontrando falhas, pontos de sucesso e melhorias. 

É isso que faz com que os gestores estipulem os resultados obtidos e, a partir disso, possam definir novas iniciativas para a comunicação da companhia. 

Existem alguns aspectos fundamentais para que haja um bom plano de comunicação. É possível citar, como o primeiro dentre eles, o objetivo das abordagens.

Dessa forma, é interessante começar questionando o motivo pelo qual uma empresa deseja se comunicar com os seus consumidores.

É fundamental refletir a respeito do propósito que ela possui nesse sentido, podendo ser como atingir novos tipos de clientes, aumentar o market share, que é a sua quota de mercado, ou mesmo lançar um novo produto ou serviço dentro de suas propostas.

Esses e outros questionamentos são fundamentais para que se possa entender exatamente qual é o objetivo por trás da criação de todo o planejamento da comunicação da companhia, ainda que os detalhes dessa abordagem incluam um rótulo champagne personalizado.

Além do mais, é imprescindível pensar no público. Neste ponto, é válido ter em mente não apenas o público-alvo do negócio em si, isto é o perfil dos clientes, mas também todas as pessoas que, de uma forma ou de outra, são impactadas pela empresa. 

Os empregados, os fornecedores e demais parceiros são excelentes exemplos disso, uma vez que eles também entram em contato com o negócio com uma certa constância e podem perceber melhorias que precisam ser feitas em outros setores.

Outro critério importante para esse processo é a mensagem em si. Uma vez que já se sabe qual é o objetivo e o público de um plano de comunicação, é chegado o momento de definir a mensagem que deverá ser transmitida.

Porém, tão importante quanto a mensagem, a forma como ela será passada para as pessoas também precisa ser determinada, ainda que a empresa seja uma clínica que trabalha com criolipólise braço.

Para tanto, é preciso saber que o tom de voz que a empresa faz uso deve ser inserido nesse planejamento da comunicação.

É isso que vai fazer com que a comunicação em distintos canais esteja coerente e alinhada, para evitar ao máximo a ocasião de ecos ou falhas de interpretação. 

Logo após isso, entra o critério da estratégia. Nesta etapa, é necessário considerar onde os clientes da companhia estão.

Nesse sentido, saber se eles acessam os produtos e serviços por meio de aplicativos, da ligação direta, da própria loja virtual ou das redes sociais, é algo que deve ser bem analisado e não pode ser deixado para depois.

O foco, neste momento, é definir a melhor tática para o planejamento da comunicação, o que, de forma automática, implica nos canais que serão usados. 

Por fim, é chegado o momento do critério de avaliação. Uma vez que já se foi aquele tempo em que ações eram feitas sem ter o devido monitoramento dos resultados, atualmente é imprescindível que as empresas trabalhem orientadas pelos dados.

Isso não poderia ser diferente na hora de construir um plano de comunicação, seja ele para vender mais frutas em um atacadão ou zerar o estoque de bomba de água sapinho de uma loja que vende artigos de construção.

Por que o plano de comunicação é tão importante?

Quem atua com vendas sabe a importância que a comunicação e a publicidade têm para se chegar aos resultados adequados.

Afinal, é por intermédio de ações dessas áreas que uma empresa online consegue atingir os consumidores e, no fim das contas, efetuar mais vendas.

Mas o conceito é bem mais amplo que isso, e cumpre um papel fundamental dentro de um negócio.

Na realidade, a estratégia é capaz de dar orientação às iniciativas como um todo, direcionando recursos de forma eficiente e desenvolvendo uma visão analítica acerca do que já foi executado e do que está ainda por vir. 

Desse modo, o plano de comunicação garante que as táticas definidas para a empresa vão seguir a mesma linha de raciocínio. Isso significa o mesmo de dizer que tudo será feito com ações alinhadas a um objetivo central.

8 dicas para fazer um bom plano de comunicação

Por fim, e para que tudo possa ser direcionado aos resultados objetivos e concretos, será extremamente necessário sair do campo das ideias e fornecer orientações práticas de como planejar, de modo adequado, a comunicação de uma empresa.

Ainda que se trate de uma loja que aluga asa de anjo colorida para eventos, ou uma loja de doces, um planejamento bem feito é indispensável para a prosperidade e para o crescimento de uma empresa. Por isso, oito dicas de planejamento são fundamentais:

  1. Estudar o cenário atual do mercado;
  2. Entender a situação da própria empresa;
  3. Estabelecer o público-alvo;
  4. Determinar o orçamento;
  5. Definir o cronograma;
  6. Estipular a orientação criativa;
  7. Treinar a equipe;
  8. Fazer planejamentos para serem trabalhados ao longo prazo.

Toda jornada é constituída por dois parâmetros, que são o ponto de partida e o ponto de chegada. Alcançar os objetivos com o plano de comunicação vai depender, em grande medida, de onde a empresa está neste momento.

Assim é interessante fazer uma análise da situação atual da empresa, considerando o posicionamento, os canais usados, o tipo de mensagem passada, os públicos com quem a companhia se relaciona e a imagem que ela tem para cada um desses públicos.

Os objetivos e as metas precisam ser estipuladas de forma bastante estratégica. Enquanto os objetivos, tanto gerais quanto específicos, podem ser tidos como pontos de chegada do planejamento, as metas são como checkpoints, para saber se está na direção certa.

Considerações finais

Por fim, é importante entender como um plano de comunicação atua na estratégia de marketing de uma empresa, independente de qual o seu segmento de atuação, mostrando como essa forma de abordagem é indispensável.

Por esta razão, é de igual importância aplicar e estudar essa tática, para que nada possa ser feito à esmo e também evitando que as companhias não percam tempo nem dinheiro com as vendas. 

Quando o assunto é comunicação é preciso que empreendimentos tomem os devidos cuidados e pensem em estratégias para desenvolver essa característica.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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