O que é digital branding?

Digital branding nada mais é do que fazer branding, só que no meio digital. Consiste em valores e expressões dentro de ações online, promovendo o posicionamento da marca e o relacionamento entre ela e o público.

É assim que a organização vai construir uma reputação no mercado em que atua. Isso é importante porque a internet se tornou parte fundamental da sociedade, e quem trabalha com tecnologia precisa dela mais do que nunca.

Inclusive, foi justamente a internet que mudou muitos aspectos no comportamento do consumidor, fazendo com que as empresas criassem estratégias de marketing mais modernas e que pudessem ser encaixadas no digital.

Existem diferentes plataformas e meios digitais que possibilitam que as marcas se comuniquem de várias maneiras com a audiência. Dentro da transformação digital, a comunicação precisa estar alinhada a todos os canais usados pelas pessoas.

Justamente por isso, a marca precisa pensar em branding e ter um posicionamento claro no mercado em que atua. Ele precisa estar integrado com todas as ações por meio de uma proposta de valor e uma boa administração da marca.

Neste artigo, será possível entender o que é digital branding, como colocá-lo em prática e ver algumas dicas para fortalecê-lo.

Conceito de digital branding

Digital branding se trata do conceito de branding aplicado aos canais digitais e tecnologias para desenvolver a empresa e sua marca, por meio de interações com os consumidores em dispositivos digitais.

Durante as interações da empresa com o público, o posicionamento deve ser bem definido, parte de suas ações, integrar os canais com a mesma voz e apresentar a mesma proposta de valor.

Quando uma pessoa precisa, por exemplo, de aula violão iniciante, procura na internet. Por isso, cada vez mais usuários terão seu primeiro contato com a marca por meio dos canais digitais.

São pesquisas realizadas no Google, redes sociais e outras plataformas, e as companhias que possuem uma marca forte e bem construída, conseguem prosperar nesses canais.

Por outro lado, se a empresa adota posturas diferentes quando se comunica com as pessoas nos canais digitais e meios tradicionais, precisa ficar alerta.

Como fazer digital branding

Antes de mais nada, é importante entender que a marca digital e a marca offline não são diferentes, muito pelo contrário, precisam ser vistas como componentes que se complementam.

Na verdade, a empresa que atua na internet é a mesma empresa que vai atender os clientes no estabelecimento, mas esses dois canais trazem maneiras diferentes de se comunicar.

Pensando por esse lado, é fundamental saber trabalhar o branding digital, e algumas dicas para fazer isso são:

Saber os objetivos do negócio

A primeira coisa que uma empresa de sistema de cftv industrial precisa fazer é definir seus objetivos, lembrando que a marca digital não deve ser definida apenas porque os concorrentes fazem a mesma coisa.

Procure saber quais são seus objetivos de negócios, o tipo de cliente que está tentando atrair, se deseja reposicionar a empresa dentro de um mercado competitivo, se quer atrair melhores profissionais e assim por diante.

Saber quais são suas metas comerciais ajuda a definir prioridades e fazer bom uso dos recursos. Sabendo quais são os seus objetivos finais, é possível determinar algumas métricas para saber se a estratégia está no caminho certo.

Supondo que o propósito seja impulsionar novos negócios, a marca deve saber quantos leads está gerando e o número de propostas aceitas.

Entender a persona

A persona nada mais é do que um personagem semi fictício que reúne todas as características do cliente ideal do negócio. É para ela que todas as estratégias de marketing e branding serão direcionadas.

Ignorar esse perfil pode simplesmente estragar o planejamento, no entanto, é comum encontrar negócios que têm uma visão desatualizada e não fazem ideia da maneira como seus clientes se comportam na internet.

Uma creche boa pra cachorro, por exemplo, deve saber quais são os assuntos de interesse do seu público e quais plataformas essas pessoas utilizam frequentemente.

Conforme aumenta a compreensão sobre seus problemas e necessidades, vai trabalhar com estratégias que a tornam mais relevante e poderosa.

Definir a identidade da marca

É necessário ter clareza sobre o que a marca representa, além de garantir que ela seja a mesma, tanto no espaço online quanto físico.

Definir e manter a identidade da marca de maneira clara não é tarefa simples, mas por meio de um trabalho contínuo e com base nos pilares do negócio, fica mais fácil evitar que o padrão natural se transforme em caos.

Alinhar a estratégia de conteúdo

Muitas empresas entendem que é importante manter o visual da marca de maneira consistente, mas quando se trata de oferecer estratégia de conteúdo, muitas acabam fazendo isso sem planejamento.

Um estúdio fotográfico especializado em ensaio perfil profissional precisa saber sobre quais assuntos vai falar, o tipo de abordagem que vai adotar, dentre outras questões para criar um calendário de conteúdo.

Mais do que afirmar que tem domínio sobre determinado assunto, é fundamental mostrar essa competência nas redes sociais e no blog, sempre tendo a coerência como prioridade.

Monitorar a estratégia

Monitorar as estratégias de branding digital é muito mais fácil do que fazer isso em canais tradicionais, tendo em vista a enorme quantidade de ferramentas que fazem esse trabalho.

Por exemplo, ao trabalhar ações nas redes sociais, as próprias plataformas contam com recursos que ajudam a avaliar os resultados obtidos.

Fazer o devido monitoramento é fundamental para garantir a eficácia e eficiência do que está sendo feito, otimizando o tempo e dinheiro investidos.

Como fortalecer o digital branding?

Uma loja de bateria heliar 60a pode investir em algumas estratégias para fortalecer seu digital branding. São elas:

1. Produzir conteúdo de qualidade

Não adianta nada estar apenas presente na internet, é necessário saber construir essa presença e estabelecê-la por meio de conteúdos de valor.

O consumidor digital tem alguns hábitos, além de ser extremamente exigente em relação aos materiais que consome na web.

Uma das estratégias de marketing digital mais importantes da atualidade é o marketing de conteúdo porque visa a produção de materiais ricos e relevantes, voltados para os interesses da audiência da marca.

2. Estar nas redes sociais

As redes sociais funcionam como vitrines para as marcas e todo tipo de negócio pode criar uma conta, e dentre as mais populares estão:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • YouTube.

Para se ter uma ideia do quanto elas são importantes, cerca de 59% dos usuários do Instagram já compraram algum produto ou serviço que conheceram na plataforma, e o esforço digital contribui com esse processo.

Esses números mostram o quanto é indispensável para uma marca de cortina blackout estar presente nesses canais e incluí-los em seu planejamento de marketing.

3. Investir em marketing de influência

Marketing de influência é uma estratégia que ajuda a se comunicar com o público de maneira orgânica, fazendo parcerias com personalidades que as pessoas já conhecem, no caso, os influenciadores digitais.

Ele tem como base a confiança e o engajamento, visto que a partir do momento em que você confia na opinião e experiência de outra pessoa, acaba sendo influenciada por ela.

Isso significa que fica muito mais fácil optar por um produto indicado por alguém de sua confiança. Uma boa estratégia de branding digital atrelada ao marketing de influência ajuda a aumentar o alcance da marca.

A mensagem de um coworking perto de mim vai chegar ao público por meio de personalidades reconhecidas, o que ajuda a aumentar a confiança na empresa.

4. Fazer pesquisas de mercado

As pesquisas de mercado são ferramentas importantes para levantar dados relevantes sobre as organizações e, por meio da migração de muitas práticas empresariais, a pesquisa se tornou mais necessária.

É uma ótima maneira de falar com o consumidor de modo ativo e inteligente, investigando aspectos sobre o comportamento das pessoas.

Uma pesquisa de imagem de marca mostra como a organização é percebida pelas pessoas e o que ela pode fazer para melhorar essa percepção.

5. Fazer parcerias

Um fabricante de máquinas de impressão digital pode se unir a empresas similares, por meio dos canais digitais.

Tudo o que ele precisa fazer é construir um bom relacionamento com as organizações que podem fortalecer seu negócio, através da produção de conteúdos e desenvolvimento de projetos.

Considerações finais

Trabalhar o branding digital da sua empresa é muito importante para que ela possa se fortalecer no mercado em que atua e conquistar a confiança dos consumidores.

Neste artigo, foi possível ver um pouco mais sobre esse assunto e o quanto essa prática é capaz de fazer os negócios crescerem.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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