O que é comunicação integrada e como colocá-la em sua empresa

Conheça dicas práticas de comunicação integrada que podem ser aplicadas na gestão da sua empresa  

Todas as empresas, independentemente do porte ou atividade, estão atentas às melhores oportunidades do mercado, principalmente quando o assunto é inovação e tecnologia. Conhecer os melhores equipamentos, escolher bons modelos de tablet, smartphones e notebooks, investir em comunicação e em cursos in company são alguns dos pilares de uma boa estratégia de gestão com foco em inovação.

É justamente neste contexto que surge o termo “comunicação integrada”. Ele é um conceito importante que pode ajudar os gerentes de mídias sociais, tecnologia e outros segmentos que buscam melhores práticas de comunicação interna e externa.

O que é comunicação integrada?

Comunicação integrada é um termo utilizado em gestão para se referir às estratégias de planejamento e análise de práticas de integração de canais de comunicação.

Por meio dessas estratégias, as empresas buscam meios de oferecer ao seu público uma experiência de contato eficiente, dinâmica e segura. Para entender melhor o que isso significa na prática, basta pensar na infinidade de opções de canais de comunicação existentes nos dias de hoje.

Com a internet, além dos tradicionais contatos por telefone, rádio e televisão, os clientes podem entrar em contato com uma marca usando e-mail, Whatsapp e redes sociais.

O marketing digital ampliou o leque de possibilidades para empresas de todos os portes. Agora, elas conseguem ampliar a sua visibilidade, aumentar o público e as vendas usando ferramentas e estratégias digitais.

E é justamente neste contexto que entra a comunicação integrada, já que ela trabalha na busca da sinergia entre os diferentes canais de contato de uma empresa. Esse cuidado deve ser tomado para garantir uma experiência positiva para os seus clientes.

Imagine que um cliente entra em contato por telefone e tem um atendimento totalmente diferente quando decide entrar em contato pelas redes sociais? Essa divergência na comunicação pode impactar negativamente na construção da imagem da sua marca e afetar a qualidade do atendimento prestado.

Com uma comunicação eficiente e alinhada com os propósitos da empresa, é possível manter e fortalecer a identidade da marca, contribuindo para o seu crescimento e valorização.

Quais são os benefícios para a empresa?

Montar um planejamento de comunicação integrada traz inúmeros benefícios para organização. A seguir, listamos os principais. Confira!

  • Favorece o fortalecimento da identidade da marca, contribuindo para a melhora no seu posicionamento junto ao mercado.
  • Ajuda na integração das equipes, uma vez que os processos se tornam mais eficientes e os ruídos de comunicação são reduzidos consideravelmente.
  • Promove a economia de recursos, já que há redução de erros e retrabalhos gerados por problemas na comunicação.
  • Traz mais eficiência para todas as estratégias de comunicação adotadas pela empresa.
  • Favorece o aumento das vendas.

Como aplicá-la na prática no seu negócio?

Se você deseja investir em uma comunicação integrada em sua empresa, precisa começar elaborando um planejamento.

Quando se fala no assunto, o planejamento é provavelmente a etapa mais importante de todo o processo, afinal, não adianta criar perfis em redes sociais e começar a divulgar a sua marca se você não estiver preparado para atender os seus clientes com eficiência e qualidade.

Por isso, dê o primeiro passo planejando as suas campanhas de comunicação, os canais que serão usados, o público a ser atingido e como se dará o contato entre a marca e os consumidores.

Com o planejamento estruturado, você pode partir para a segunda etapa, que é a busca por informações e conhecimento a respeito dos melhores canais de comunicação para a sua empresa.

Com as informações sobre o seu público-alvo, verifique quais são os canais que eles mais utilizam e como você pode estabelecer ferramentas e ações que vão ajudar a aumentar o tráfego nos seus canais e, consequentemente, as vendas.

Por fim, após um estudo e levantamento completo, é hora de realizar a integração. Além de treinar toda a equipe, você pode criar mensagens para cada canal que contam um pouco sobre a história da empresa e linkam para outro canal da empresa. O site, por exemplo, pode recomendar as redes sociais, enquanto as redes sugerem o telefone ou o link para o Whatsapp. Com organização, planejamento e atenção aos detalhes é possível estabelecer práticas que contribuam para o crescimento e fortalecimento da sua marca.

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