O que é auditoria externa? Entenda sua importância em processos de M&A

Não é à toa que, durante um processo de fusão e aquisição, os empresários precisam contar com profissionais especializados para tornar a negociação mais transparente e segura. São várias etapas que devem ser cumpridas, especialmente a que envolve a realização da auditoria externa.

No processo de fusão e aquisição, a fase de auditoria é chamada de Due Diligence e diz respeito à confirmação dos dados financeiros compartilhados pela empresa à venda. Por isso, a atividade garante que todos os envolvidos conheçam os riscos e as vantagens da operação.

A auditoria externa no M&A (Mergers & Acquisitions) funciona como um certificado das demonstrações financeiras de um negócio, o que é fundamental para investidores e acionistas verificarem a qualidade dos relatórios entregues e, claro, a veracidade dos dados revelados.

Continue a leitura e entenda melhor o que é e como funciona uma auditoria externa, sua importância, os principais tipos e como fazer uma adequada para evitar prejuízos durante uma fusão ou aquisição de empresas.

O que é auditoria externa?

A auditoria externa é um processo realizado por um contador independente (de fora da empresa) que tem como objetivo averiguar a veracidade dos dados divulgados nas demonstrações financeiras de um negócio. Geralmente, ela é exigida legalmente, em especial durante a compra e venda de companhias.

A independência dos contadores envolvidos no processo de auditoria é vital para a legalidade da atividade e a credibilidade do relatório final. Um auditor externo não pode, em hipótese alguma, estar associado ao negócio em questão ou ter trabalhado na preparação da empresa para venda, realizando os registros contábeis e financeiros.

Qual o objetivo da auditoria externa?

O principal objetivo da contratação de um auditor externo é definir a situação atual de uma empresa e suas operações durante determinado período. Ou seja, verificar todos os dados em busca de irregularidades em diversas áreas, como financeira, contábil, fiscal, trabalhista, ambiental e operacional, entre outras.

A partir dessa análise aprofundada, é possível calcular os riscos envolvidos no investimento e, claro, identificar as oportunidades de negócio.

Algumas perguntas que devem ser feitas nessa etapa do processo de M&A estão listadas a seguir. Confira!

  • Será que a contabilidade foi feita de acordo com a legislação e as normas de órgãos reguladores?
  • As finanças reveladas pela empresa negociada são compatíveis com sua realidade econômica?
  • Qual é a posição no mercado da empresa?
  • Qual é o valor real dela?
  • Quais são os riscos envolvidos nesse investimento?
  • Quais oportunidades de negócio são potencialmente significativas?
  • Quais são as projeções financeiras para os próximos anos?

O processo de auditoria varia de acordo com o porte e setor de atuação da empresa. Mas, geralmente, engloba a análise de ativos e passivos, riscos contingentes, indicadores financeiros, controle operacional etc.

Quais são os tipos de auditoria externa?

A auditoria externa é feita de forma completa, mas, de todo modo, foca em questões que impactam diretamente a saúde financeira e longevidade de um negócio. Logo, os tipos mais comuns que são realizados no mercado são: auditoria financeira; auditoria jurídica; auditoria trabalhista; e auditoria fiscal e contábil.

  • Auditoria financeira: analisa a saúde financeira e realiza projeções para o futuro, entendendo oportunidades e riscos de investimento.
  • Auditoria jurídica: verifica todas as pendências legais, como contrato social e com fornecedores, colaboradores e credores.
  • Auditoria trabalhista: averigua todo o quadro de colaboradores da empresa e seus detalhes, como potenciais riscos, distribuição de cargos e funções, contribuição com o faturamento corporativo etc.
  • Auditoria fiscal e contábil: investiga todos os documentos financeiros da empresa e confirma se seguem fielmente às leis. Essa análise envolve livros fiscais, folhas de pagamento, impostos e tributos, entre outros.

Qual a importância da auditoria externa no M&A?

A auditoria externa no M&A é extremamente importante para garantir segurança e transparência na fusão ou aquisição. Ela investiga dados para entender os riscos em potencial de uma transação, o que impacta diretamente o valor de mercado do negócio à venda e as cláusulas que serão inseridas no contrato.

Afinal, caso os problemas descobertos sejam significativos, o investidor pode desistir da compra ou fusão e prejudicar a reputação do negócio.

Outro ponto positivo de realizar uma Due Diligence com uma empresa de auditoria confiável é identificar possíveis problemas antes do fechamento do negócio. Em muitos casos, as irregularidades encontradas podem ser solucionadas, sem gerar grande impacto na transação.

Pelo fato de ser externa e não ter nenhum tipo de envolvimento com a empresa em questão, a auditoria deve ser imparcial e focar no objetivo maior da negociação. Os contadores que prestam esse tipo de serviço devem ser metódicos e detalhistas, fornecendo opiniões e críticas nas operações, se for necessário.

Eles possuem autonomia para questionar as operações e os colaboradores e investigar qualquer tipo de problema. Sempre com um olhar analítico e independente, fato que não acontece com uma auditoria interna, especialmente para evitar conflitos e má repercussão na empresa.

Como fazer auditoria externa na fusão e aquisição de empresas?

A melhor forma de fazer uma auditoria externa durante um processo de fusão e aquisição de empresas é contar com uma consultoria de M&A qualificada e experiente. Os consultores financeiros são especializados e vivem o mercado diariamente, o que ajuda a garantir sucesso na negociação.

Basta procurar empresas que possuem larga experiência no mercado e lidam diretamente com seu setor de atuação.

O consultor acompanha o processo de M&A de ponta a ponta, desde a preparação da empresa para venda ou busca de investidores por boas oportunidades até o fechamento do contrato.

Mesmo que não atue diretamente na etapa de Due Diligence, feita por um contador, e na fase de negociação das cláusulas do contrato, realizada por advogados, o consultor acompanha cada detalhe da transação, intermediando a transação, sem expor os sócios e investidores.

Não se esqueça de sempre pesquisar empresas confiáveis de auditoria externa e de M&A. Vá além de indicações e converse com antigos clientes, marque reuniões com líderes e consultores e avalie as transações já realizadas para entender a qualidade do trabalho. Bons negócios!

Fonte: Capital Invest, uma das principais Boutiques de M&A no Brasil, com quase 20 anos de experiência em assessoramento financeiro em avaliação, compra e venda de empresas.

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