O desafio de se equilibrar no mercado financeiro para apoiar ainda mais mulheres na carreira profissional

  • À frente da plataforma de gestão de despesas corporativas, Liliane Czarny, CMO do Pagcorp, comanda uma equipe formada 60% por mulheres

Com a sequência de layoffs nas startups e fintechs, em um mercado composto 76% por homens e 23% por mulheres, o desafio para alcançar a equidade de gênero se torna ainda maior e cada vez mais necessário. Para Liliane Czarny, sócia e CMO do Pagcorp, mudar esse cenário é um propósito que precisa ser lembrado não apenas no 8 de março – Dia Internacional da Mulher, mas sim, como uma missão da empresa o ano todo.

Liderando a ferramenta de gestão de despesas desde 2015, Liliane coloca como prioridade o crescimento equilibrado para manter a equipe que, hoje, é majoritariamente feminina. A intenção é dar segurança a carreira delas para “continuar a oferecer um atendimento humanizado, que se comunica diretamente com cada cliente e apoia outras empreendedoras é o caminho para os melhores resultados”, afirma a CMO.

Se há grandes barreiras para empreender no Brasil, quando se trata da atuação das mulheres no mercado financeiro aliado à tecnologia, nas chamadas fintechs, as adversidades são ainda mais presentes. De acordo com o estudo da Female Founders Reports em parceria como Distrito Dataminer, Endeavor e B2Mamy, a liderança feminina representa apenas 5% dos empreendedores desse nicho, contra 90% de fundadores homens e outros 5% com fundadores dos dois gêneros. Por isso a atuação das mulheres à frente desses negócios pode contribuir para que, cada vez mais, elas tenham espaço e fortaleçam umas às outras na busca pela equidade de gênero, uma das principais metas para as empresas proposta pela agenda ESG.

No entanto, se a maioria dos empreendimentos financeiros começa a investir em  ações para apoiar os direitos iguais entre homens e mulheres e atualizar as antigas estruturas, no Pagcorp, essa mudança vem desde o início. A plataforma é liderada por uma diretoria feminina que conta com a condução de Liliane Czarny, em parceria com Adriana Katalan, nas posições de CLO e COO, e com Natalia Veneziani, como gerente comercial, além das demais mulheres que compõem 60% da equipe, entre profissionais dos setores de contabilidade, tecnologia, marketing e vendas.

Atuante no mercado B2B, Liliane relata que enfrenta a rotina de negócios majoritariamente masculina e enxerga a importância de mudar a cultura machista e retirar as barreiras. “No dia a dia encontro poucas mulheres nas posiçõs de liderança, mas isso vem mudando. A partir do momento em que nós ocupamos cargos de governança, temos a oportunidade de abrir um espaço de protagonismo”, explica a sócia do Pagcorp.

Liliane Czarny, CMO do Pagcorp, fintech de gestão de despesas.

Segundo a executiva, a meta da companhia para 2023 é superar o último percentual de crescimento (de 2021), que foi de 150%, e empoderar ainda mais mulheres dentro e fora da empresa. E, assim, possibilitar a geração de novas vagas de emprego, principalmente nas áreas de tecnologia e inovação, e continuar impusionando o empreendedorismo feminino por meio da solução que vem proporcionando maior autonomia a gestores e funcionários. “O pós-pandemia reforçou o quão urgente é a transformação digital, ainda mais somada à necessidade de um ambiente de trabalho saudável e que potencialize o recurso humano. É nesse sentido que queremos atuar”, conclui.

Sobre o Pagcorp

Spin-off da ACG Instituições de Pagamentos que possui mais de 30 anos de atuação no mercado financeiro, o Pagcorp foi fundado em 2015 para unir tecnologia a gestão de gastos corporativos. O objetivo é oferecer uma solução que descentraliza o gerenciamento de despesas e integra cartões pré-pagos da bandeira Mastercard à plataforma fornecida por meio de Software as a Service (SaaS). A fintech com sede na região do Itaim Bibi, em São Paulo, é liderada por Liliane Czarny, sócia e CMO (Chief Maganer Operation), e atende a mais de 5 mil empresas ativas espalhadas pelo Brasil.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts