O aço e suas utilidades no nosso dia a dia

Você conhece um pouco sobre a história do aço e como ele é fundamental para a nossa vida, levando em consideração que ele está presente em diversas utilidades do nosso cotidiano?

Se você precisa de uma maior segurança nos muros de sua casa, você pode instalar uma cerca de aço. Se você quer deixar sua empresa, loja ou qualquer estabelecimento comercial seguro, você pode optar pelo portão de aço. Isso e muito mais!

Se você ficou interessado(a) neste assunto, continue a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo acerca do aço.

O que é o aço e como ele é usado nos dias de hoje?

O aço é uma liga metálica composta por aproximadamente 98,5% de Fe (ferro), 0,5 a 1,7% de C (carbono) e traços de Si (silício), S (enxofre) e P (fósforo).

Esse material pode ser encontrado em diversas situações do nosso cotidiano, como, por exemplo, em ferramentas e utensílios presentes nas nossas casas: facas, garfos, colheres, panelas, mesas, portões, parafusos, chaves de fenda e muita mais.

Hoje em dia, muitos locais utilizam a porta de aço, não se restringindo a indústrias e siderúrgicas, assim como residências e estabelecimentos comerciais.

Outras situações em que se encontra o aço são em construções mecânicas, forjaria, rolamentos, molas, eixos, peças usinadas, entre outros.

Enfim, o aço está presente em praticamente tudo do nosso dia a dia, desde a indústria de máquinas e construção civil até a transportes e utensílios domésticos.

Como surgiu o aço?

A história do aço é muito interessante: este material surgiu com a descoberta do ferro, a cerca de 4.500 anos.

No entanto, somente em 1856 que o Engenheiro Metalúrgico inglês, Henry Bessemer, ao reduzir o teor de carbono presente no ferro, descobriu como transformá-lo no aço.

Com a criação de fornos capazes de fazer a correção de impurezas presentes no ferro e de fazer a adição de propriedades relacionadas ao desgaste, ao impacto e à corrosão, no século XIX, foi possibilitado que o aço ganhasse maior resistência ao longo dos anos, tornando-se o que é hoje.

Quais os tipos de aço?

Existem inúmeros modelos disponíveis no mercado com diversas aplicações do aço, como comentado anteriormente.

É válido ressaltar que cada modelo possui uma composição, uma forma e uma aplicação diferente.

Diante disso, os aços podem ser classificados da seguinte maneira:

1- Aço Carbono

O aço carbono possui a composição química caracterizada como faixas amplas e como baixo teor de liga.

Quer saber um exemplo de material o qual é produzido com essa especificação?

Exemplo: os tubos de aço carbono os quais servem para o transporte de substâncias diversas (água, gases e outros líquidos ou fluidos).

2- Aço Ligado / Especial

Esse tipo de aço são aqueles aços ligados ou de alto carbono, em que a composição química é definida em faixas estreitas para todos os elementos e especificações rígidas.

Podemos encontrar esse tipo de aço, por exemplo, na construção civil, levando em consideração que são altamente resistentes à corrosão atmosférica.

3- Aço Ferramenta

Esse tipo de aço é caracterizado por possuir alto teor de carbono (ou alta liga).

De modo geral, é destinado para a fabricação de ferramentas e matrizes, para o trabalho a quente e a frio, incluindo aços rápidos.

Outro local em que está presente são nas produções de peças do setor automobilístico, eletroeletrônico e extrusão de alumínio.

Conclusão

Agora você está por dentro de informações bem relevantes acerca deste tipo de material, não é mesmo?

O aço é bem resistente e possui propriedades muito especiais, as quais possibilita que ele esteja presente em diversas utilidades do nosso dia a dia.

Gostou deste artigo? Compartilhe agora mesmo para que outras pessoas possam conhecer.

Até a próxima!

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *