Monitoramento de Marca: Como funciona?

Se você deseja construir um negócio robusto e de longa duração, precisa garantir que a reputação da sua marca seja positiva. E se não sair de sua caixa de papelão e olhar os concorrentes e os clientes de forma séria, certamente não conseguirá.

O monitoramento da marca permite que preste atenção em como e quando as pessoas falam sobre sua empresa. A partir daí, descobrirá o que está fazendo certo e errado e se ajustará de acordo. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

O que é monitoramento de marca?

À medida que mais pessoas se familiarizarem com sua empresa, elas irão debater e comentar sobre ela em vários canais. Portanto, o monitoramento da marca é o processo de investigar esses sites e somar o número de vezes que foi mencionado.

Exemplos de mídia podem incluir:

  • Redes sociais;
  • Sites de busca;
  • Sites de avaliações online;
  • Sites de notícias

Normalmente, você pode pesquisar o nome de determinada empresa e descobrir menções e referências imediatamente. No entanto, pode ser necessário averiguar outros canais, como sites de notícias.

Como funciona o monitoramento da marca?

Assim como os brindes corporativos são fundamentais para a felicidade dos colaboradores, o monitoramento da marca é essencial porque fornece informações valiosas sobre como os clientes se sentem em relação à sua empresa.

O funcionamento deste conceito lida com as seguintes questões:

  • Satisfação do cliente

Seus clientes estão satisfeitos com seus produtos e/ou serviços? Se não, quais reclamações aparecem mais? Se notar que as pessoas comentam sobre os mesmos problemas repetidas vezes, Tente agilizar o processo de resolução para que isso cesse o quanto antes.

  • Fidelidade à marca

Atualmente, os consumidores estão mais dispostos a permanecer leais a uma determinada marca, caso se sentirem conectados a ela. O monitoramento pode ajudar você a descobrir novos fãs e transformá-los em grandes defensores de seus produtos e serviços.

  • Controle de dano

Se houver uma crise relacionada à sua marca, se antecipe o mais rápido possível. O monitoramento da marca permite que perceba possíveis problemas e resolva-os antes que saiam do controle.

Quando o monitoramento da marca é importante?

É importante fazer o monitoramento da marca o tempo todo. Por isso, sente-se com seus gestores e crie um cronograma para verificar as menções à sua marca em vários sites, blogs e plataformas de mídia social, isso é como verificar se a embalagem plástica de um produto está boa o suficiente para se destacar em uma prateleira cheia de produtos.

Essa varredura garante que nunca seja surpreendido ou pego de surpresa. Dito isso, alguns momentos críticos para o monitoramento da marca podem incluir:

  • Lançamento de novo produto

Como os clientes estão falando sobre seu novo produto ou serviço? Há algum problema que não conhecia antes do lançamento?

  • Expansão do novo mercado

Ao entrar em um novo mercado, pode ver como sua marca está se saindo.

  • Comunicados de imprensa ou anúncios

As notícias de grandes empresas devem atrair novos olhares para sua marca e você pode avaliar possíveis lançamentos de curto e médio prazo.

Mantenha-se focado para não perder de vista sua missão, visão e valores, bem como, aquilo que seus concorrentes estão fazendo de diferente.

Enfim, esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um + 8 =