Se você deseja construir um negócio robusto e de longa duração, precisa garantir que a reputação da sua marca seja positiva. E se não sair de sua caixa de papelão e olhar os concorrentes e os clientes de forma séria, certamente não conseguirá.
O monitoramento da marca permite que preste atenção em como e quando as pessoas falam sobre sua empresa. A partir daí, descobrirá o que está fazendo certo e errado e se ajustará de acordo. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!
O que é monitoramento de marca?
À medida que mais pessoas se familiarizarem com sua empresa, elas irão debater e comentar sobre ela em vários canais. Portanto, o monitoramento da marca é o processo de investigar esses sites e somar o número de vezes que foi mencionado.
Exemplos de mídia podem incluir:
- Redes sociais;
- Sites de busca;
- Sites de avaliações online;
- Sites de notícias
Normalmente, você pode pesquisar o nome de determinada empresa e descobrir menções e referências imediatamente. No entanto, pode ser necessário averiguar outros canais, como sites de notícias.
Como funciona o monitoramento da marca?
Assim como os brindes corporativos são fundamentais para a felicidade dos colaboradores, o monitoramento da marca é essencial porque fornece informações valiosas sobre como os clientes se sentem em relação à sua empresa.
O funcionamento deste conceito lida com as seguintes questões:
- Satisfação do cliente
Seus clientes estão satisfeitos com seus produtos e/ou serviços? Se não, quais reclamações aparecem mais? Se notar que as pessoas comentam sobre os mesmos problemas repetidas vezes, Tente agilizar o processo de resolução para que isso cesse o quanto antes.
- Fidelidade à marca
Atualmente, os consumidores estão mais dispostos a permanecer leais a uma determinada marca, caso se sentirem conectados a ela. O monitoramento pode ajudar você a descobrir novos fãs e transformá-los em grandes defensores de seus produtos e serviços.
- Controle de dano
Se houver uma crise relacionada à sua marca, se antecipe o mais rápido possível. O monitoramento da marca permite que perceba possíveis problemas e resolva-os antes que saiam do controle.
Quando o monitoramento da marca é importante?
É importante fazer o monitoramento da marca o tempo todo. Por isso, sente-se com seus gestores e crie um cronograma para verificar as menções à sua marca em vários sites, blogs e plataformas de mídia social, isso é como verificar se a embalagem plástica de um produto está boa o suficiente para se destacar em uma prateleira cheia de produtos.
Essa varredura garante que nunca seja surpreendido ou pego de surpresa. Dito isso, alguns momentos críticos para o monitoramento da marca podem incluir:
- Lançamento de novo produto
Como os clientes estão falando sobre seu novo produto ou serviço? Há algum problema que não conhecia antes do lançamento?
- Expansão do novo mercado
Ao entrar em um novo mercado, pode ver como sua marca está se saindo.
- Comunicados de imprensa ou anúncios
As notícias de grandes empresas devem atrair novos olhares para sua marca e você pode avaliar possíveis lançamentos de curto e médio prazo.
Mantenha-se focado para não perder de vista sua missão, visão e valores, bem como, aquilo que seus concorrentes estão fazendo de diferente.
Enfim, esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.