Pesquisa realizada pela Cortex mostra ranking com as 15 marcas mais lembradas nas mídias digitais. Amazon, Renner, Apple e Natura também aparecem na lista.
Comemorado em 14 de maio, o Dia das Mães é uma das principais datas para o comércio nacional. Por isso, muitas marcas investem em campanhas anuais para despertar o interesse dos consumidores em seus produtos. No Brasil, a marca mais lembrada pelo público neste período foi o Mercado Livre. Isso é o que mostra um estudo realizado pela Cortex, empresa pioneira e líder em inteligência de dados para comunicação estratégica e reputação.
Para o diretor de inovação da Cortex, Claudio Bruno, a constância de ações que se conectam com o público faz aumentar a lembrança da marca. “As empresas que já entenderam a importância de investir no digital com constância e estratégias bem desenhadas para se conectar ao público são as que mais têm destaque na lembrança dos consumidores. E isso vale tanto para datas comemorativas específicas como para todo o resto do ano. Esse é o caso do Mercado Livre, líder do ranking com mais de 6 pontos de diferença do segundo colocado”.
O especialista destaca ainda as fortes campanhas que a marca tem desenvolvido, como ser o “e-commerce com a maior variedade de produtos” e oferecer “conveniência com a entrega mais rápida do Brasil”. “Mensagens como essas, aliadas à potência de divulgação de ações com influenciadores digitais e na TV, por exemplo, fazem a marca se fortalecer na lembrança do público”, completa Claudio Bruno.
O ranking destacou outras 14 marcas que tiveram forte lembrança digital para o Dia das Mães, como a Amazon na segunda posição, com índice de exposição de 13,9; a Renner, em terceiro lugar, com 13,4; a Apple, na quarta posição, com 9,9; e a Natura, em quinto lugar, com 9,6. Confira a lista completa:
Top 15 marcas com melhor exposição para o Dia das Mães
Mercado Livre – 20,3
Amazon – 13,9
Renner – 13,4
Apple – 9,8
Natura – 9,6
Riachuelo – 8,6
Havaianas – 6,2
Casas Bahia – 3,7
Nike – 2,4
Americanas – 1,6
Pandora – 1,3
Kopenhagen – 0,9
Britânia – 0,9
Xiaomi – 0,6
O Boticário – 0,6
Metodologia
Durante a semana que antecede o Dia das Mães, a Cortex monitorou as marcas mais lembradas pelos brasileiros nas mídias digitais. Para isso, analisou as menções realizadas por 70 veículos de imprensa de cobertura nacional, especializada e regional, além de mais de 6 mil influenciadores nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter e Youtube). Todos os dados foram colhidos por meio da plataforma de Comunicação Estratégica e Reputação da empresa, que, por meio de uma camada de inteligência, consegue acompanhar e analisar a exposição das marcas em tempo real.
Sobre a Cortex
A Cortex é pioneira e líder em inteligência de dados para comunicação estratégica e reputação. Com uma experiência simples, flexível e apoiada por especialistas, a plataforma analisa dados sobre exposição da marca para construir módulos de retorno de comunicação, comparação com concorrentes e reputação segmentada por temas estratégicos. A solução é a única do mercado com a capacidade de monitorar tendências de mídia, comparar a exposição da marca nos diferentes campos ideológicos por meio de análises de bolhas de influência e mensurar, de forma objetiva, a contribuição da comunicação para os objetivos estratégicos do negócio.