Manutenção de imóveis: entenda como fazer a manutenção preventiva

Para segurança e tranquilidade de todos os moradores, é necessária a realização preventiva de algumas ações, como é o caso da manutenção de imóveis, justamente para manter sua casa e os aposentos com o máximo de segurança e estabilidade possível.

Como muitos dizem, nossa casa é o reflexo de quem nós somos. Sendo assim, as manutenções de imóveis seriam como uma ida ao cabeleireiro quando você renova sua autoestima e se sente muito bem.

Ou seja, para que sua casa se mantenha sempre impecável e até mesmo segura, as manutenções preventivas são extremamente necessárias e tendem a manter os ambientes totalmente positivos.

Além de proporcionar maior durabilidade ao imóvel, a manutenção residencial pode evitar acidentes e evitar muitos prejuízos ao proprietário ou inquilino, fazendo com que, de fato, essa ação seja algo necessário para manter o seu lar sempre perfeito.

Afinal de contas, ao contrário do que muitas pessoas pensam ou até mesmo consideram, não é preciso esperar ter problemas, por exemplo, com os sistemas hidráulicos de tubulações para realizar sua manutenção.

Por isso, ao manter a manutenção preventiva como um hábito diante da sua casa, evitam-se situações que podem acabar sendo maiores, mantendo cada cantinho da sua casa impecável e sob total controle.

Logo, ao pensar e considerar esses fatores hoje iremos falar justamente sobre a manutenção de imóveis, fazendo com que entenda o seu significado, a importância que ela possui diante dos lares, os tipos de manutenção residenciais e os responsáveis por realizar essa ação. Confira!

O que é a manutenção residencial?

É comum que algumas pessoas tenham dúvidas sobre o que é a manutenção residencial e o que ela agrega, pois por mais que a sua aplicação seja necessária, ainda existem muitas dúvidas ao tratar desse tema.

Sendo assim, a manutenção é um conjunto de ações e medidas que são realizadas em um determinado local. 

Então, pode ser um apartamento, uma casa ou até mesmo um equipamento com o objetivo de garantir que toda a sua estrutura e seus componentes operem com integridade.

Dessa forma, essas manutenções podem ser vistas desde uma ação como a instalação de interfone com câmera, por exemplo, até mesmo um concerto e reparação de toda a parte elétrica da casa.

Logo, por mais que em nosso país temos a fama de deixar tudo para a última hora, ao se tratar do nosso lar e conforto diário, a manutenção preventiva é a solução para que sua casa sempre esteja impecável e os problemas estejam bem longe.

Afinal de contas, o nosso lar é o local em que nós descansamos, recuperamos a nossa energia e até mesmo nos preparamos para um dia mais corrido diante de uma empresa de monitoramento ambiental poço artesiano, por exemplo. 

Por isso, é necessário mudar esse cenário de deixar as coisas para a última hora e tornar a manutenção preventiva em um hábito frequente e totalmente positivo diante da sua casa e de cada cantinho.

A importância da manutenção de imóveis 

Imagina a incerteza de residir em um lugar e perceber rachaduras nas paredes e falhas elétricas ou o incômodo de vazamentos que aparecem em dias de chuva. Pois bem, tudo isso pode ser fruto de uma falta de manutenção da casa que precisa ser feita com antecedência.

Ou seja, a manutenção de imóveis é justamente o serviço preciso para que evite decepções e além de tudo, consiga manter sua casa sempre com tudo funcionando com o máximo de segurança e tranquilidade possível.

Logo, por mais que aos nossos olhos muitas vezes um puxador de porta 80 cm pode não parecer algo que está em nossa mente, ao contratar os profissionais certos e se importar com a manutenção preventiva, cada detalhe será pensado de uma forma extremamente cautelosa e positiva.

Sendo assim, é importante substituir os materiais que chegaram ao fim de sua vida útil e podem se desgastar com o tempo, conseguindo sempre manter tudo sob controle.

Logo, diante da importância da manutenção de imóveis e de toda a sua relevância antes de comprar uma casa ou apartamento, é essencial garantir que as seguintes áreas estejam bem cuidadas:

  • Instalações elétricas;
  • Manutenção hidráulica;
  • Manutenção na tubulação do gás;
  • Estrutura. 

Com isso, ao destacar essas áreas, fica claro que um detalhe, como por exemplo, um capacho fibra de coco faz toda a diferença e tende a ser exatamente o que nosso lar precisa para se manter impecável.

Dessa forma, para que entenda ainda melhor o quanto cada questão destacada é fundamental, confira as características de cada uma delas e entenda o motivo dessas áreas devem sempre estar bem cuidadas.

1 – Instalações elétricas

As instalações elétricas devem ser revisadas periodicamente por técnicos especializados a fim de avaliar e fazer a manutenção da fiação, para reparar possíveis falhas dos equipamentos eletrônicos, evitando assim, que pequenos problemas tornem-se ainda mais impactantes e agravantes no imóvel.

Vale ressaltar que esse tipo de manutenção residencial deve ser feita em dias quentes, sem chuva ou umidade, para evitar contato com eletricidade em locais úmidos, por exemplo.

Durante a manutenção das instalações elétricas, deve-se atentar para a ausência de ligações improvisadas, o famoso “gato ou gambiarra elétrica”, desgaste de componentes, encolhimento da rede, falta de dispositivos de proteção e sobrecargas.

2 – Manutenção hidráulica 

A manutenção hidráulica é essencial para corrigir e prevenir possíveis vazamentos na tubulação ou falhas na bomba hidráulica. A falta de atenção nessa área pode causar um aumento significativo nas contas de água, acidentes e enchentes.

Ou seja, caso uma empresa de cobrança, por exemplo, esteja entrando em contato frequentemente em relação aos valores da água, este pode ser um bom sinal que a manutenção hidráulica deve ser realizada.

3 – Manutenção na tubulação do gás 

Quando falamos da tubulação de gás, rapidamente percebemos o perigo que pode haver em descuidar dessa manutenção, certo? 

Periodicamente, deve ser feita uma revisão preventiva da linha de gás, com uma empresa especializada, para evitar explosões, intoxicações que podem causar até a morte dos moradores do local.

4 – Estrutura 

Na manutenção residencial, a estrutura de uma edificação é outro ponto importante e merece total atenção por parte dos ocupantes ou proprietários da edificação. 

A avaliação de integridade estrutural, realizada por uma equipe técnica, avalia o estado das lajes, vigas, paredes e pilares da casa onde é necessário identificar e reparar possíveis fissuras, infiltrações, desgastes e outros comprometimentos.

Nesse caso, para evitar maiores complicações como sedimentos e até demolição de áreas do imóvel é necessária uma manutenção regular.

Além do mais, até mesmo a busca de um valor de hidrojateamento, por exemplo, tende a fazer total diferença e tornar as manutenções e características do seu lar ainda melhores e em total alinhamento.

Tipos de manutenção de imóvel 

Como até dito no parágrafo anterior, por mais que a manutenção de imóvel por muitas pessoas é algo que somente é buscado quando os problemas ocorrem, a procura preventiva desse serviço deve ser algo a ser realizado com muito mais costume.

Por isso, para que entenda ainda melhor a importância da manutenção e o quanto ela é determinante em seu lar, confira os seus principais tipos e fique por dentro de todas as características dessa ação.

Manutenção preventiva 

A manutenção preventiva é realizada com o objetivo de prevenir problemas e avarias no local e garantir a segurança e estabilidade do imóvel. Esse tipo de revisão também reduz custos de manutenção, diminui acidentes e aumenta a vida útil do imóvel.

Ou seja, boa parte dos lares ao realizar a manutenção preventiva tendem a se prevenir contra todos os riscos e dores de cabeça, mantendo o seu lar sempre impecável, confortável e em seu lugar de total descanso.

Por isso, a manutenção preventiva deve ocorrer com certa frequência, pois ao se antecipar aos problemas, tende a economizar, acabar com as dores de cabeça e manter sua casa sempre impecável.

Manutenção corretiva 

A partir de uma análise detalhada, a manutenção corretiva tem a função de solucionar os problemas existentes no local, como infiltrações, mofo nas paredes e quebras nas instalações elétricas. 

Esse tipo de manutenção residencial é realizada quando já existem problemas que podem ser retidos com uma análise preventiva.

Quem é o responsável pela manutenção residencial?

É da responsabilidade do senhorio entregar o imóvel em condições adequadas e seguras ao seu uso, bem como responder pelas faltas ou defeitos anteriores ao arrendamento. 

Em conexão com essas obrigações, os proprietários devem providenciar reformas ou manutenção para reparar ou corrigir carências existentes na propriedade.

No entanto, é importante observar que, de acordo com a lei de Locações, é dever do locatário reparar os danos causados ​​por ele ou por terceiros durante a locação. Independentemente de ser intencional ou devido a uso indevido.

Logo, ao pegar essas dicas e enxergar a importância da manutenção de imóveis, já prepare sua grelha uruguaia, por exemplo, e curta ao máximo seu lar confortável e totalmente perfeito diante das manutenções realizadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Related Posts