Juma está na moda! Saiba como se inspirar no estilo pantaneiro

Olá, amantes da moda e da cultura brasileira! Você já se encantou com o estilo pantaneiro da personagem Juma Marruá da novela ‘Pantanal’? Se sim, temos ótimas dicas para você incorporar esse estilo único e tão brasileiro em seus looks diários. Vamos mergulhar no mundo da moda pantaneira e descobrir como você pode trazer um toque de rusticidade e natureza para o seu guarda-roupa.

Confira dicas para agregar este estilo icônico e tão brasileiro em seus looks diários

A novela Pantanal, que foi ao ar na rede televisiva pela TV Globo, em 1990, ganhou um remake neste ano. Exibida de março a outubro, às 21h, a trama, ainda hoje, repercute entre fãs e outros públicos, que se atraíram por uma narrativa, direção e arte bem elaboradas e visualmente icônicas.

O cenário no bioma Cerrado brasileiro trouxe às telas belas paisagens, como flora e fauna exuberantes. Em qualquer estado em que estivessem, os telespectadores se sentiam imersos nas planícies alagadas do Centro-Oeste.

Mas, além das belas paisagens naturais, os personagens marcantes também ficaram na memória do público. Inclusive, seus estilos próprios não se limitaram às suas personalidades, mas também aos visuais e figurinos que apresentaram.

Se você era team Maria Bruaca (Isabel Teixeira), por exemplo, a cada episódio, podia se inspirar no estilo rústico e campestre da personagem, que, apesar de não ser afeita a grandes investimentos em acessórios e peças marcantes, sempre apresentava uma produção muito a fim de sua personalidade.

Apesar de cada um dos personagens ter seus figurinos muito bem marcantes, quem mais chamou a atenção foi Juma Marruá (Alanis Guillen), a protagonista e mais icônica personalidade da trama.

O estilo pantaneiro da personagem nos marcou, e, se você quer saber como se inspirar nesse estilo em looks do dia a dia, continue a leitura.

Estilo pantaneiro

Um dos principais elementos do estilo que guia a novela Pantanal é sua paleta muito característica e totalmente ligada à natureza. As cores desse estilo espelham o bioma: o verde, o terracota, o bege e o laranja, por exemplo, aparecem muito nas roupas dos personagens, sobretudo nas de Juma Marruá.

Elementos rústicos ou de texturas rústicas e naturais também aparecem bastante, e não é à toa, já que os personagens se encontram no meio de um bioma selvagem.

Tecidos de fibras naturais e tecelagem manual, como tricô e crochê, também são bastante presentes nesse estilo.

Paleta terrosa

Para aderir ao estilo do Pantanal, como já dissemos, opte por peças e acessórios de cores terrosas e que lembrem a natureza, como verde-musgo, verde desbotado, marrom, terracota, caramelo, mostarda, bege, laranja, amarelo e mais.

Transparência e estilo “soltinho”

O “jeito Juma de ser” não pode deixar de fora a liberdade e a naturalidade. Juma não pensa muito em looks elaborados e complexos, além de sempre buscar peças confortáveis que não a limitam. Então, para se inspirar nela, que tal apostar em transparência, tecidos finos e modelagens soltinhas?

Estampas florais

Flores, folhas, animais… Tais estampas dizem tudo que o Pantanal é: natureza e rusticidade. Portanto, para looks no estilo pantaneiro, adote peças com estampas de natureza. Combinada com outro item liso ou mesmo texturizado, a peça ganha vida e traduz as origens naturais do look.

Peças desgastadas, ou destroyed

Opte por peças com aspecto desgastado, e isso pode representar rasgos, diferentes colorações ao longo da peça e despadronização de algumas estampas e elementos das roupas. Para um look destroyed, selecione uma jaqueta, por exemplo, junto de uma calça jeans rasgada.

DIY

Crochê, tricô e customizações em couro, por exemplo, podem (e devem) estar presentes nos looks. Eles trazem uma pegada natural e rústica, que, aliada a outras peças, cria looks muito legais e marcantes.

O estilo também pode ser muito bem adaptado e adotado por homens também que desejam incluir no dia a dia aspectos mais rústicos para compor o visual. Peças como jaqueta masculina, cinto, botas e camisas podem facilmente ser inseridas no estilo pantaneiro.

Inspire-se no Estilo Pantaneiro de Juma Marruá para Looks Autênticos e Naturais

A novela ‘Pantanal’ trouxe à tona o estilo pantaneiro, especialmente através da personagem Juma Marruá. Este estilo se caracteriza por uma paleta de cores terrosas, tecidos de fibras naturais, e estampas que remetem à natureza, como flores e animais. Para adotar esse estilo, opte por peças com transparência, estilo solto, estampas florais, e peças desgastadas ou destroyed. O DIY, com tricô e crochê, também é uma ótima opção para adicionar um toque rústico e natural. Este estilo não se limita ao guarda-roupa feminino, sendo facilmente adaptável para homens que desejam incorporar elementos mais rústicos em seu visual.

Quais são as características principais do estilo pantaneiro?
Paleta de cores terrosas, tecidos de fibras naturais, estampas de natureza, e um toque rústico e natural.


Como posso incorporar o estilo pantaneiro em meu guarda-roupa?
Escolha peças com transparência, estilo solto, estampas florais, peças desgastadas ou destroyed, e adicione elementos de DIY como tricô e crochê.


Quais tipos de estampas são comuns no estilo pantaneiro?
Estampas que remetem à natureza, como flores, folhas e animais.


O estilo pantaneiro é adequado apenas para mulheres?
Não, ele também pode ser adaptado para homens, com peças como jaquetas, cintos, botas e camisas.


Qual é a inspiração por trás do estilo pantaneiro na moda?
A personagem Juma Marruá da novela ‘Pantanal’, que trouxe à tona a beleza e a rusticidade do bioma Cerrado brasileiro.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *