Juma está na moda! Saiba como se inspirar no estilo pantaneiro

Confira dicas para agregar este estilo icônico e tão brasileiro em seus looks diários

A novela Pantanal, que foi ao ar na rede televisiva pela TV Globo, em 1990, ganhou um remake neste ano. Exibida de março a outubro, às 21h, a trama, ainda hoje, repercute entre fãs e outros públicos, que se atraíram por uma narrativa, direção e arte bem elaboradas e visualmente icônicas.

O cenário no bioma Cerrado brasileiro trouxe às telas belas paisagens, como flora e fauna exuberantes. Em qualquer estado em que estivessem, os telespectadores se sentiam imersos nas planícies alagadas do Centro-Oeste.

Mas, além das belas paisagens naturais, os personagens marcantes também ficaram na memória do público. Inclusive, seus estilos próprios não se limitaram às suas personalidades, mas também aos visuais e figurinos que apresentaram.

Se você era team Maria Bruaca (Isabel Teixeira), por exemplo, a cada episódio, podia se inspirar no estilo rústico e campestre da personagem, que, apesar de não ser afeita a grandes investimentos em acessórios e peças marcantes, sempre apresentava uma produção muito a fim de sua personalidade.

Apesar de cada um dos personagens ter seus figurinos muito bem marcantes, quem mais chamou a atenção foi Juma Marruá (Alanis Guillen), a protagonista e mais icônica personalidade da trama.

O estilo pantaneiro da personagem nos marcou, e, se você quer saber como se inspirar nesse estilo em looks do dia a dia, continue a leitura.

Estilo pantaneiro

Um dos principais elementos do estilo que guia a novela Pantanal é sua paleta muito característica e totalmente ligada à natureza. As cores desse estilo espelham o bioma: o verde, o terracota, o bege e o laranja, por exemplo, aparecem muito nas roupas dos personagens, sobretudo nas de Juma Marruá.

Elementos rústicos ou de texturas rústicas e naturais também aparecem bastante, e não é à toa, já que os personagens se encontram no meio de um bioma selvagem.

Tecidos de fibras naturais e tecelagem manual, como tricô e crochê, também são bastante presentes nesse estilo.

Paleta terrosa

Para aderir ao estilo do Pantanal, como já dissemos, opte por peças e acessórios de cores terrosas e que lembrem a natureza, como verde-musgo, verde desbotado, marrom, terracota, caramelo, mostarda, bege, laranja, amarelo e mais.

Transparência e estilo “soltinho”

O “jeito Juma de ser” não pode deixar de fora a liberdade e a naturalidade. Juma não pensa muito em looks elaborados e complexos, além de sempre buscar peças confortáveis que não a limitam. Então, para se inspirar nela, que tal apostar em transparência, tecidos finos e modelagens soltinhas?

Estampas florais

Flores, folhas, animais… Tais estampas dizem tudo que o Pantanal é: natureza e rusticidade. Portanto, para looks no estilo pantaneiro, adote peças com estampas de natureza. Combinada com outro item liso ou mesmo texturizado, a peça ganha vida e traduz as origens naturais do look.

Peças desgastadas, ou destroyed

Opte por peças com aspecto desgastado, e isso pode representar rasgos, diferentes colorações ao longo da peça e despadronização de algumas estampas e elementos das roupas. Para um look destroyed, selecione uma jaqueta, por exemplo, junto de uma calça jeans rasgada.

DIY

Crochê, tricô e customizações em couro, por exemplo, podem (e devem) estar presentes nos looks. Eles trazem uma pegada natural e rústica, que, aliada a outras peças, cria looks muito legais e marcantes.

O estilo também pode ser muito bem adaptado e adotado por homens também que desejam incluir no dia a dia aspectos mais rústicos para compor o visual. Peças como jaqueta masculina, cinto, botas e camisas podem facilmente ser inseridas no estilo pantaneiro.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − nove =