Inovação e transformação digital nas empresas: 7 Dicas para o sucesso

Pensar em inovação e transformação digital no ambiente corporativo, há muito, deixou de ser uma opção. Afinal, em um mundo hiperconectado, ela é a única forma de fazer frente à concorrência e oferecer produtos cada vez melhores para os clientes.

Contudo, há um universo de informações e possibilidades que muitos ambientes corporativos desconhecem. Como por exemplo, o uso de ferramenta BPMS, práticas para compliance e organização empresarial, dentre outros.

Por isso, preparamos este artigo exclusivo que traz 7 dicas sobre inovação e transformação digital para você começar a implementar em sua organização. Confira conosco e boa leitura!

Afinal, o que é inovação e transformação digital?

A inovação e a transformação digital são os conceitos básicos de utilizar a tecnologia para melhorar as operações, produtos e serviços de uma empresa. Ou seja, elas são conceitos que buscam o melhor aproveitamento de tempo, recurso e mão de obra, a fim de garantir eficiência e produtividade.

Entretanto, implementar práticas de inovação e transformação digital precisam de alinhamento com a estratégia da empresa. Dessa forma, torna-se capaz a compreensão sobre quais ferramentas ou recursos poderão atender cada etapa da produção.

Aplicabilidade da transformação digital nas empresas: 7 dicas

Promover inovação e transformação digital em uma empresa requer, primeiramente, ter um cronograma detalhado sobre as estruturas que poderão mudar, quais serão mantidas e como otimizar os processos. A partir disso, o ideal é pensar em como eliminar funções laborais desnecessárias e alocar os funcionários para tarefas realmente importantes.

Confira a seguir, 7 dicas práticas de como realizar o procedimento.

1 | Insira inovação e transformação digital na gestão da empresa

Um erro bastante comum em empresas que buscam inovação e transformação digital é pensar que há um único momento para realizá-la. Porém, como as tecnologias são mutáveis e atualizadas, não basta apenas implementá-las.

Ou seja, é necessário um acompanhamento contínuo, de maneira a entender, de tempos em tempos, quais precisam de upgrade ou alteração. De modo geral, as ferramentas tecnológicas precisam cumprir um papel de facilitar as tarefas e priorizar o que realmente é urgente e necessário.

2 | Não aguarde um cenário de crise para inovar

Nos primeiros meses da pandemia de Covid-19, diversas empresas passaram dificuldades para se adaptarem às novas realidades de entrega, venda e atendimento. Isso porque, muitas delas, ainda usavam práticas tradicionais de trabalho.

Por isso, o ideal é se pensar em inovação e transformação digital como parte do DNA da sua empresa. Em outras palavras, não é necessário aguardar uma situação de crise para que se efetive a tecnologia como aliada do trabalho.

E para que ela tenha aplicação funcional, basta que avalie a inovação e transformação digital a partir dos seguintes tópicos:

  • Melhoria da experiência do cliente;
  • Otimização dos processos;
  • Desempenho de funções em menor tempo;
  • Eliminação do retrabalho;
  • Execução de tarefas sem interrupção.

3 | Repense seu modelo de negócios e operações

Para se criar um planejamento estratégico eficaz, toda empresa precisa conseguir inserir a inovação e transformação digital em seu escopo de ações. Por isso, deve-se haver uma resposta efetiva para as seguintes perguntas:

  • Quais ajustes podem contribuir para maior lucro, novos serviços ou alcance de um público mais qualificado?
  • Quais operações podem ser realizadas no modelo remoto e quais vantagens de aplicá-lo?
  • Como a empresa avalia as plataformas de atendimento e sua adequação com a realidade dos consumidores?
  • Como seu produto pode ser melhor e de que forma tornar seus clientes ainda mais satisfeitos?

4 | Inovação e transformação digital exige processos digitalizados

Há empresas que apostam na tecnologia mas insistem em manter arquivos físicos, com toneladas de papéis que ocupam espaço e podem gerar prejuízo ou gastos. Por isso, a aplicação da inovação e transformação digital deve pensar em como digitalizar os documentos da organização.

Na prática, isso significa ter uma ferramenta de armazenamento em nuvem, softwares de workplace e um sistema que concentre as informações em um único lugar. Além disso, o uso da digitalização deve conseguir disponibilizar os arquivos para cada equipe, conforme a demanda.

5 | Use recursos de Business Intelligence

O Business Intelligence é um mecanismo que permite a análise de dados para avaliar os melhores resultados da sua empresa. Ou seja, ele é capaz de permitir uma tomada de decisão mais assertiva e com base em fatos.

Por isso, qualquer empresa que busca inovação e transformação digital deve ter o Big Data alinhado ao Business Intelligence. Dessa forma, ela poderá mensurar e analisar as informações corporativas, saber mais sobre o desempenho da equipe e promover soluções efetivas.

6 | Invista em qualificação dos colaboradores

Não adianta tentar buscar inovação e transformação digital em um negócio se os funcionários não tiverem preparo para tal. Por isso, a empresa deve oferecer oportunidades de treinamento e capacitação, de modo a permitir que eles consigam operar os equipamentos e softwares. Outro ponto é que deve haver um cronograma de adaptação a todos os procedimentos que forem inseridos nas tarefas do dia a dia.

7 | Pense também nos clientes ao optar pela inovação e transformação digital

Por fim, é necessário que você também inclua os clientes e parceiros da sua empresa dentro das práticas de inovação e transformação digital. Afinal, eles são essenciais para o sucesso do seu negócio e, se não souberem lidar com as ferramentas tecnológicas, nenhum passo anterior terá sido vantajoso.

Na prática, isso significa pensar em uma plataforma de fácil acesso, com suporte pós-venda e navegabilidade simples.

Conclusão

Após entender tudo que envolve a inovação e a transformação digital de uma empresa, certifique-se de ter um planejamento bem desenhado. Isso porque, o ideal é que você adeque a tecnologia às suas principais demandas, de modo a não precisar ter gastos ou investimentos obsoletos, apenas para que haja otimização das tarefas.

Lembre-se sempre: a tecnologia é fluida, e o sucesso da sua empresa deve acompanhar as mudanças que acontecem o tempo todo no mercado corporativo.

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